A frase ter razão ou ser feliz já circula há bastante tempo na internet e acaba colocando as pessoas para pensar.
Originada de uma história real que aconteceu com o poeta Ferreira Gullar, acabou se tornando um mote para quem deseja simplesmente desistir de uma briga, porque não quer gastar energia com algo que traz infelicidade.
Mas, o que exatamente essa frase representa?
Para responder essa pergunta daremos um passeio pelo ego e também pelas crenças limitantes que foram colocadas em nossa mente pelos nossos pais e adultos que participaram de nosso desenvolvimento.
Ter razão ou ser feliz – Como resolver essa charada de uma vez por todas
Desde crianças aprendemos que não devemos “ficar por baixo”, nem “atrás” de nossos colegas.
Quando os meninos chegavam em casa machucados, eram sempre incitados pelos pais a darem o troco, para não “perderem” a dignidade, nem fazer papel de “trouxa”.
Me lembro uma vez, quando estava na 8ª série que algumas meninas, que não gostavam muito de mim, me encurralaram no banheiro, me bateram no rosto e puxaram meu cabelo até arrancarem vários fios.
Fiquei assustada, porque como nerd eu não entrava em brigas e me considerava muito fraca para revidar.
Quando cheguei em casa minha mãe olhou para meu rosto e perguntou o que havia acontecido, quando contei ela disse: “Não acredito que você deixou isso passar sem revidar nada!”.
Pois é! Eu havia apanhado, sem nem entender bem porquê, e ainda levei uma bronca por não ter revidado, e é exatamente assim que as crianças são ensinadas desde sempre.
Parece que perder uma briga, deixar uma situação violenta se acalmar sem piorar a situação é considerado fraqueza, pela maioria dos seres humanos.
Mas, o tempo vai passando e quando chegamos à vida adulta, a briga no pátio da escola se transforma na briga por um cargo melhor na empresa, ou a briga porque o marido/esposa não está fazendo sua parte no relacionamento.
As coisas mudam, mas o instinto de “não ficar para trás”, está ali enfiado dentro do nosso inconsciente e nos faz tomar atitudes que, lá no fundo, não gostaríamos de tomar.
A frase ter razão ou ser feliz, foi dita por Ferreira Gullar logo após ter brigado com sua esposa e ficado em casa sozinho, completamente na fossa por causa da situação.
Ele ligou para ela e disse: “Não quero ter razão, eu quero ser feliz!” e eles fizeram as pazes.
Quantas vezes arrastamos uma briga, ou não pedimos perdão a alguém pelo simples motivo de acharmos que fazendo isso estaremos sendo “perdedores” e nos “rebaixando” na frente do outro?
Quantas guerras estão sendo travadas agora mesmo, porque um dos lados não quer levantar a bandeira branca, pois isso significaria “fraqueza” e “submissão”?
Quantas vezes chamamos nossas amigas, ou amigos, de “trouxas” porque deram uma segunda chance ao companheiro(a) que traiu, ou que foi longe demais na briga?
Que horas que nossa vida virou uma competição desenfreada que nem temos direito de perdoar as pessoas que amamos, mesmo que tenham nos ferido?
Que horas que apertar a mão do colega, que ganhou a promoção no nosso lugar, se transformou em um ato de fraqueza?
Essas crenças, que foram incutidas em nossas mentes, estão aumentando a violência, fomentando a guerra, criando inimizade onde poderia existir um relacionamento harmônico.
Por isso entre ter razão ou ser feliz, eu realmente prefiro ser feliz, até porque essa é a única coisa que faz com que os sonhos sejam realizados.
Isso mesmo que você leu! Quanto mais você escolher o caminho da felicidade, mais aumenta sua vibração e com isso, consegue atrair a vida que deseja viver.
Ter razão ou ser feliz – Ser feliz é a melhor maneira de ter a vida dos seus sonhos
A comunidade espiritual Abraham, canalizada pela Esther Hicks, em seu livro “Peça e Será atendido” diz que a única coisa que devemos fazer nessa vida é “estar bem”.
Por isso, quando focamos nossa existência em estarmos bem, acabamos vibrando uma energia mais leve, mais elevada, e conseguimos ficar conectados com nosso Eu Superior, nossa poderosa presença EU SOU.
Essa presença é o Deus que habita dentro de nós e que possui uma energia elevadíssima, e quanto mais nos conectamos com ele mais ficamos saudáveis e felizes.
A hora que você perdoa, do fundo do coração, quem te fez uma ofensa, está elevando a vibração, se colocando em conexão com Deus.
A hora que você se preocupa em não ficar “por baixo”, em não “dar o braço a torcer”, em não levar “desaforo”, baixa sua vibração e se coloca cada vez mais longe da sua centelha divina.
Por isso, é muito melhor perdoar as ofensas e quem te tenha ofendido, exatamente como Jesus nos ensinou na oração do Pai Nosso.
Todo mundo recebe aquilo que dá, é a LEI
Quando você perdoa está liberando a sua parte de responsabilidade dentro da briga, ou desavença que ocorreu.
Ou seja, você está dizendo ao universo que não tem mais nada a ver com aquilo.
A consequência disso é uma consciência tranquila, um coração mais leve, que vai trazer as coisas boas para sua vida.
Do outro lado, a pessoa que não perdoa, que guarda mágoas, que se vinga, e alimenta sentimentos negativos, receberá mais dessas coisas, pois a Lei diz que nós recebemos aquilo que damos.
Se você agradece tudo que tem, recebe mais coisas para agradecer, e quem nunca perdoa recebe mais ofensas, pois está emanando essa energia negativa.
Só existem recompensas para quem perdoa, o perdão de coração aberto, o verdadeiro perdão que não guarda rancor, que nem lembra a ofensa que sofreu.
É importante lembrar que, se você sofreu uma ofensa, é porque sua energia estava no mesmo “nível” da energia da pessoa que te ofendeu, então você atraiu esse acontecimento, como todos os outros da sua vida.
Já falei várias vezes aqui no blog sobre isso, nós criamos nossa realidade a partir do nosso pensamento e do nosso sentimento, então NADA que acontece em nossa vida é culpa de outra pessoa, tudo é nossa criação.
Ter razão ou ser feliz – Como evitar brigas e desentendimentos através do perdão
A primeira coisa que pode fazer para estar sempre com a energia elevada e não ligar para ofensas é ho’oponopono.
Fiz um artigo completo sobre esse assunto, sugiro que leia para entender como funciona e começar praticar.
Na verdade, quando não respondemos uma ofensa, ou deixamos de argumentar em uma briga, não significa que estamos sendo “frouxos”, mas sim que somos superiores aquela energia e não precisamos provar para ninguém que temos razão (mesmo que tivermos).
Brigas, discussões, violência física, faz parte dos argumentos das pessoas que ainda tem uma consciência atrasada, e realmente não vale a pena alimentar esse tipo de energia.
Escolher o caminho da felicidade sempre será a melhor escolha para quem deseja ter paz e viver em conexão com seu Deus interior.
O resultado disso será uma vida tranquila, com mais coisas boas que ruins, porque sua energia estará elevada.
Além de atrair apenas coisas boas, elevar a energia fará com que as pessoas que gostam de briga fiquem afastadas, a Lei obriga que apenas coisas no mesmo nível da sua energia sejam atraídas por você.
Se você vibra alto, não pode atrair acontecimentos relacionados com energia baixa, é incompatível.
Seja sempre aquela pessoa que leva paz, que é luz no meio das sombras, e o universo te recompensará da melhor maneira.
Entre ter razão ou ser feliz, escolha sempre a felicidade, porque você veio aqui nesse mundo apenas para isso, ser feliz, próspero e completo!
Desejo que esse artigo sobre ter razão ou ser feliz ajude você a manter sua energia sempre elevada evitando assim, cair na armadilha de quem não tem amor por si mesmo!
Lembre-se sempre: VOCÊ TEM PODER!
Deixe um comentário