Praticar a bondade é uma maneira de ser útil para outras pessoas e também uma forma segura de elevar as vibrações.
Depois de muitos meses vivendo em isolamento social muitas pessoas desenvolveram vários tipos de problemas mentais e também emocionais, seja por causa da perda de parentes e amigos, ou apenas pelo medo do contágio.
Ainda hoje tem muita gente que se mantém em isolamento, pois não acredita que o pior já passou, mesmo com toda campanha maciça de vacinação em todos os países.
Sem dúvida, esse momento social mundial que passamos, nos mostrou que estar em sociedade é extremamente importante, tanto para nosso desenvolvimento mental, como para simplesmente termos contato com outras pessoas.
Os antropólogos já afirmam que o homem nasceu para viver em sociedade, e existem inúmeros estudos que comprovam que quando somos isolados dos outros as consequências podem ser bem desastrosas.
Por causa desse isolamento social nós percebemos o quanto a solidariedade e os atos de bondade fazem muita diferença na vida das pessoas.
Vimos vizinhos fazendo compras para pessoas idosas que eram do grupo de risco, terapeutas atendendo gratuitamente pela internet, criação de grupos de estudo online e tantas outras coisas.
E o que isso mostrou sobre nós, humanos?
Que a bondade faz parte da nossa essência, sempre estamos dispostos a ajudar alguém, mesmo que seja um estranho passando alguma necessidade.
Quantas vezes você já viu alguém ter dificuldades com o carro no trânsito e várioas pessoas descerem de seus próprios veículos para ajudar?
Aqui sempre cabe a máxima: Juntos somos muito mais fortes!
Praticar a bondade é contagioso
Praticar a bondade é uma coisa que contagia as outras pessoas, que faz com que os outros também queiram ajudar de alguma forma.
Também é uma maneira incrível de se distrair dos sentimentos de ansiedade, pânico, e eliminar completamente os pensamentos negativos.
Pesquisas em redes sociais revelam que quando nos sentimos felizes, contagiamos nossos amigos com felicidade, além de várias outras pessoas que acabam vendo nossa ação e se sentindo inspiradas para fazer igual.
Quando alguém faz algo gentil para nós, logo nos sentimos muito melhor e temos vontade de fazer algo gentil para outras pessoas.
É uma corrente invisível de boa energia, e sempre produz mais atos de bondade para serem compartilhados, criando uma onda de coisas boas que vai crescendo conforme passa de pessoa em pessoa.
A bondade, a empatia e a compaixão são inerentes à raça humana, fazem parte da nossa formação, além de serem atributos da nossa Centelha Divina, o Deus que habita em nós.
Desde os primórdios da civilização que vemos como a formação da sociedade fez o homem crescer mais rapidamente, se fortalecer, ter mais segurança e mais alimento.
Sem praticar a bondade e a compaixão provavelmente não teríamos evoluído de forma satisfatória, pois o famoso “cada um por si” sempre se mostra ser ineficiente para o desenvolvimento do indivíduo.
Como fiz o ditado: “Sozinho você irá mais rápido, mas acompanhado irá mais longe”.
Podemos ver isso em nossa genética, a evolução nos programou para sermos gentis.
Empatia, simpatia e compaixão são o que nos fez prosperar como sociedade.
A neurociência nos mostra que estamos programados para refletir as experiências dos outros.
Uma parte do nosso cérebro se acende quando sentimos empatia, somos naturalmente inclinados a nos importar com outras pessoas.
É errado supor que os humanos são inerentemente egoístas e não se importam com os outros.
Grande parte do mundo está preparada para nos mostrar que não há problema em ganhar à custa de outra pessoa.
Isso é bastante evidente na maneira como nossos negócios competitivos funcionam.
Nós nos concentramos em ser maiores, mais fortes e melhores do que os outros, mas talvez a solução para muitos dos desafios econômicos do mundo esteja na cooperação, não na competição.
Trabalhar em conjunto constrói a partir da bondade, então, hoje, no meio de todo o caos global, por que não apenas ser gentil?
Seja gentil em seu próprio pequeno pedaço de mundo. Isso fará diferença.
Ajude sua família, amigos e comunidade onde e como puder, pois isso fortalecerá os laços com outras pessoas, e também te deixará melhor como ser humano.
6 coisas legais para praticar a bondade agora mesmo
Agora que você viu e entendeu que ser bom faz parte da sua essência divina, veja abaixo 6 coisas que você pode fazer para ajudar outras pessoas.
1 – Mande uma mensagem
Com a tecnologia que nós temos hoje em dia, podemos falar com qualquer pessoa a qualquer momento, mesmo que ela esteja do outro lado do mundo.
Às vezes a pessoa não quer pedir ajuda, ou não sabe como se expressar para fazer isso, e uma simples mensagem de otimismo pode, literalmente, salvar o dia de alguém.
Muita gente reclama de receber muitas imagens de “bom dia” no whatsapp, mas muitas pessoas esperam essas mensagens, porque são a única bondade que tem acesso ao longo do dia.
Então, pegue sua lista de contatos e mande uma mensagem.
Algo seu mesmo, e não algo que apenas encaminhou, mostre que é você realmente falando ali, e veja como isso vai repercutir positivamente para quem você enviar.
Essa é uma forma segura de praticar a bondade, mesmo que seu contato esteja em Tókio e você no Brasil.
2 – Escreva uma carta
Me lembro muito bem que ali pelos anos 80/90 era muito comum escrever e enviar cartas para as pessoas, pelo correio.
E, recentemente fiz isso com uma amiga e ela ficou tão encantada que decidiu enviar cartas para várias amigas dela, e sem perceber eu tinha criado uma corrente de cartas pelo correio.
As pessoas adoram a modernidade da tecnologia e muitas vezes não querem admitir que gostariam de algo mais duradouro, algo que pudessem guardar.
Surpreenda uma pessoa que você gosta muito enviando uma carta de próprio punho.
Não precisa ser nada elaborado, pode ser um simples cartão com uma mensagem, mas algo que toque o coração, que emane bondade e acolhimento.
Essa é uma forma de praticar a bondade sem gastar muito e proporcionando uma lembrança querida para a pessoa guardar por muito tempo e ter boas recordações.
3 – Faça uma comida gostosa
Se você mora com outras pessoas uma ótima ideia para praticar a bondade em família é fazer uma comida que todos apreciem.
Pode ser um almoço mais caprichado no final de semana, ou alguma coisa diferente no café da manhã.
Se você mora sozinho, porque não fazer um bolo bem gostoso e dar um pedaço para os vizinhos mais próximos?
Pode ser também biscoitos, um saquinho com balas, uma paçoca, use sua imaginação, e pode ter certeza que esse ato de bondade vai iluminar muitos rostos com sorrisos sinceros de agradecimento!
4 – Faça mais elogios
Você se lembra a última vez que fez um elogio sincero para alguém?
É isso! Nós temos dificuldade de elogiar, e isso acontece porque estamos tão mergulhados na nossa própria existência que não olhamos para as pessoas que estão à nossa volta.
Pode ser uma coisa mínima, mas você não imagina como um simples elogio pode levantar o ânimo e a autoestima da outra pessoa.
Seja um comentário positivo sobre a aparência da pessoa, ou sobre algo que ela fez muito bem, não importa, o ato de elogiar é uma forma de praticar a bondade e fazer o outro saber que é percebido e aceito.
5 – “Esqueça” livros em locais públicos
Nos EUA isso é chamado de “bookcrossing” e aqui no Brasil é uma ação difundida por várias bibliotecas.
Consiste em deixar livros em locais públicos para que outras pessoas encontrem e tenham o desejo de ler e também deixar para outros, depois de lido.
Nos EUA é comum os livros serem deixados embrulhados dando uma dica do assunto do livro, aqui no Brasil algumas bibliotecas possuem carimbos, ou deixam também algum recado para quem encontra.
Mas, você não precisa fazer nada disso se não quiser, basta deixar um livro que acredita que será uma boa leitura e deixar em um local com bastante gente passando.
Essa forma de praticar a bondade incentiva a leitura, além de dar acesso a bons livros para pessoas que talvez não possam adquirir essas publicações.
Tenho um amigo que compra vários livros infantis e deixa em bancos de parque perto dos parquinhos, e também nas áreas de recreação infantil dos shoppings.
Ele sente um prazer enorme em fazer isso, e sua vibração eleva tanto que o universo já o presenteou com várias coisas incríveis que ele desejava muito.
Assim, fazer esse tipo de ação também é uma maneira de se alinhar com sua Centelha Divina devido à satisfação que você terá em alegrar o dia de alguém.
6 – Agradeça genuinamente
Da mesma forma que receberá muitos agradecimentos eloquentes é importante que também saiba agradecer quando alguém fizer algo bom para você.
Agradeça do fundo do coração os pequenos atos de bondade que lhe forem feitos no dia a dia, porque praticar a bondade terá o mesmo efeito na sua vida.
Não faça as coisas esperando algo em troca, apenas seja bom porque isso é você em essência, e não será difícil ajudar outras pessoas de maneira desapegada.
O bem que você faz voltará em ondas ainda maiores, pois essa é a LEI e quando mais agradecer com honestidade, mais coisas para dar graças você receberá!
Desejo que esse artigo mostrando algumas formas práticas de como praticar a bondade, ajude você a se soltar mais e fazer coisas desinteressadas por outros seres humanos.
E você? Costuma fazer atos de bondade no dia a dia? Conte nos comentários, vamos compartilhar conhecimento!
Lembre-se SEMPRE: VOCÊ TEM PODER!
Deixe um comentário