A expressão recordar é viver é muito falada e cantada, inclusive uma das marchinhas de carnaval mais famosas tem essa expressão na letra:
Recordar é viver, eu ontem sonhei com você
Eu sonhei, meu grande amor,
Que você foi embora, e nunca mais voltou, meu amor!
A primeira coisa que precisamos lembrar é que cada vez que nós recordamos algum evento, disparamos gatilhos mentais e trazemos de volta o mesmo sentimento que tivemos quando esse evento aconteceu.
Ou seja, nossa mente NÃO SABE se o que ela está sentindo/vendo é algo que já aconteceu, que está acontecendo, ou um pensamento de algo que queremos que aconteça.
É por causa disso que a imaginação/visualização é tão poderosa na cocriação da realidade, pois podemos mostrar para o subconsciente o que desejamos, e ele não sabe que aquilo é apenas um desejo, ele responde àquela vibração/sentimento que está captando em nós.
Então, quando nós lembramos eventos que trazem sensações positivas elevamos nossa vibração, trazendo de volta o sentimento que está relacionado com essas lembranças.
Mas… quando lembramos eventos que trazem sensações negativas, baixamos nossa vibração, pois trazemos de volta o sentimento negativo que está relacionado com essa lembrança.
Se você acompanha as postagens aqui do blog, JÁ SABE que TUDO no universo é energia, e que nós criamos a realidade com a nossa mente, certo?
Assim, também sabe que não é saudável viver de memórias, principalmente se elas forem negativas, porque isso te deixará estagnado em energias ruins, e fará com que atraia eventos que se alinham com essas energias.
Quando falamos das memórias boas, elas elevam a vibração, mas dependendo dos acontecimentos, viver sempre lembrando do passado tira da mente a realidade de que as coisas “mudam e evoluem”.
Muitas pessoas perseguem pessoas e acontecimentos pela vida afora, porque querem reproduzir no hoje, uma sensação/sentimento que viveram muito tempo atrás.
Veja, imagine que você teve um relacionamento muito bom com alguém no seu passado, mas por algum motivo isso não seguiu.
Focar muito na sensação boa desse relacionamento, fará você ficar procurando pessoas parecidas/iguais àquela da sua lembrança, e isso trará frustração, pois as pessoas não são iguais.
Da mesma forma que fazer um encontro com os amigos que estudaram com você há 30 anos, trará boas lembranças, mas todos estão completamente diferentes, porque agora vivem outra realidade.
Você até poderia encontrar aquela pessoa do passado com quem se relacionou e foi bom, mas dependendo das circunstâncias, poderia não ser bom se vocês se relacionassem agora.
Recordar é viver apenas se conseguir se lembrar, sentir a vibração boa (evite as lembranças negativas o mais que puder), e soltar esse evento na energia do cosmos, porque faz parte de um tempo que já foi.
De acordo com a formação das nossas memórias e crenças, relembrar e reviver eventos negativos, dispara as mesmas emoções do momento revivido.
Ficar se lembrando da tristeza de quando perdeu um ente querido, do desespero de um acidente, da amargura de um relacionamento terminado, colocará você na MESMA vibração de quando tudo isso ocorreu.
Trará o mesmo estresse, criará os mesmos hormônios negativos na corrente sanguínea, e te colocará em um estado desnecessário de ansiedade, depressão e frustração.
Recordar é viver – COMO eliminar as memórias negativas para não sofrer de novo
Se você entendeu bem sobre como nossa mente reage aos sentimentos que as memórias trazem, já sabe que é preciso eliminar as memórias negativas, para não criar novamente os sentimentos ruins.
Sempre falo sobre o Ho’oponopono porque na minha experiência, depois de usar vários outros métodos, ele foi a melhor terapia energética de limpeza que eu achei.
Você pode pensar: “O que tem viver com minhas memórias, porque eu deveria ter que apagar elas da minha mente?”.
Na verdade, você não vai apagar as memórias, mas sim eliminar a vibração negativa que elas ocasionam.
Ou seja, continuará lembrando dos eventos, mas eles não causarão mais medo, raiva, frustração, ansiedade, estresse, como causaram quando o evento aconteceu.
O que realmente acontece é uma ressignificação desses eventos dolorosos, ou seja, a mente começa a dar um novo significado melhor para esses acontecimentos, tornando essas lembranças seguras.
Quando praticamos Ho’oponopono diariamente estamos, na verdade, nos comunicando com nossos medos, angústias, estamos nos vendo mais profundamente, e pedindo para que a divindade maior limpe e purifique nossos piores sentimentos.
Muitas pessoas se escondem justamente atrás da expressão recordar é viver para viverem mergulhadas nas mazelas do seu passado, nos momentos mais dolorosos, pois esse é o padrão do nosso processo mental.
Relembrar várias e várias vezes as coisas negativas criará um padrão muito baixo de vibração, materializando sua realidade a partir desses sentimentos e emoções.
É muito bom relembrar momentos felizes da infância, quando vemos uma foto, ou conversamos com algum parente, mas acreditar que aquele tempo era muito melhor que o de agora, é uma forma de fugir da realidade.
Viver no passado causa depressão, viver no futuro traz ansiedade, o certo é viver apenas no momento presente, pois na verdade é o único tempo que existe realmente.
Às vezes nossa mente nos faz lembrar das dores do passado apenas para nos culpar de algo que não fizemos, ou para reafirmar alguma coisa negativa que pensamos sobre nós mesmos.
É a atividade do ego negativo, que é o nosso verdadeiro inimigo, pois nos mantém longe da nossa Centelha Divina, nos aprisionando em um mundo negativo e cheio de sombras.
Quanto antes você começar a limpar as emoções negativas, e ressignificar essas lembranças, mais cedo se libertará das armadilhas do ego, e será alguém muito mais feliz!
Recordar é viver apenas será bom, se você usar as lembranças boas para elevar a vibração e, com isso, atrair mais coisas boas para sua realidade atual.
Use sempre as memórias a seu favor, e se livre do que for negativo de uma vez por todas.
Desejo que esse artigo falando sobre o mal que as memórias podem trazer para nossa vida, ajude você entender que lembrar é bom apenas se trouxer sentimentos positivos e de paz!
E você? Costuma se esconder nas memórias para fugir da realidade? Conte nos comentários, vamos compartilhar informação!
Lembre-se SEMPRE: VOCÊ TEM PODER!
Deixe um comentário