Fazer cursos de autoajuda é um bom ponto de partida para o processo de autoconhecimento, porém é preciso saber quando parar de fazer cursos e começar a pensar/agir por conta própria.
Quem me conhece sabe que eu sou redatora web freelancer e por conta disso estudo muito sobre marketing digital e práticas de divulgação na internet.
Mas, muito antes de saber tudo isso eu já tinha começado meu processo de autoconhecimento, porque senti necessidade de dar uma virada na minha vida, e notei que se mantivesse a mente do mesmo jeito, não sairia do lugar.
Estudo sobre espiritualidade desde os anos 80/90, e naquela época não existiam os cursos online, era tudo presencial, e eu frequentei alguns.
Conforme o tempo foi passando a tecnologia foi se aprimorando e hoje podemos fazer praticamente qualquer tipo de curso através do recurso EAD, o ensino à distância.
Isso facilitou muito a vida de quem quer aprender e ensinar, e hoje temos uma verdadeira gama de cursos e e-books que ajudam muito no processo de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento.
Mas, (claro que sempre tem um mas), com o advento do marketing digital o que eu percebo é que os famosos gatilhos mentais são usados para aprisionar as pessoas num ciclo sem fim de cursos e aprendizados.
Por exemplo, esse blog aqui está inserido no nicho de mercado de “espiritualidade e lei da atração” que, hoje em dia é considerado um dos nichos mais lucrativos que existem.
O que acontece quando um nicho é considerado extremamente lucrativo?
Várias pessoas começam criar projetos, blogs, canais no Youtube, e até cursos apenas para pegar uma fatia financeira do mercado movimentado.
Ou seja, tem muita gente ensinando coisas que não sabe, que não tem interesse em saber, apenas porque alguém falou que esses assuntos (desenvolvimento pessoal, lei da atração, espiritualidade) são lucrativos.
Se você entrar no Youtube e fizer uma pesquisa, perceberá que nos últimos 6 meses, dezenas de canais falando sobre Lei da Atração, Neville Goddard, Abraham, foram criados e mostram o mesmo conteúdo uns dos outros.
Tudo isso porque o assunto é o mesmo, os canais apenas fazem algumas modificações, para que o Youtube não considere plágio, conteúdo repetitivo.
Veja, existe todo um leque de regras no Youtube para a criação desses canais, mas isso não diminui o número de pessoas que estão fazendo esse conteúdo apenas para ganhar dinheiro.
Pessoas que nunca meditaram na vida criando vídeos com “xx passos práticos para meditar agora mesmo”, e outros títulos tão apelativos quanto.
E, na mesma corrente muitos cursos de autoajuda que prometem “mudar a vida em apenas 30 dias”, estão sendo despejados aos montes pela internet afora.
E agora você deve estar se perguntando: “Helena, porquê você está falando tudo isso, você é contra os cursos online de autoajuda?”
Não, eu não sou contra, mas realmente acredito que os gatilhos mentais estão sendo usados de maneira indiscriminada dentro desse nicho.
Cursos de autoajuda – Quando é possível andar sozinho?
E, como eu sou público interessado nesses cursos, me sinto no dever de falar sobre esse assunto: “Será que você precisa MESMO fazer mais um curso?”.
Veja, quando procuramos cursos para desbloquear a prosperidade (os mais buscados), queremos conhecer maneiras, técnicas de cocriação, para trazer mais dinheiro para nossa vida, certo?
Porém, se nós sempre procurarmos esse tipo de curso, QUAL recado mandamos para o universo?
De que estamos bloqueados!!!
Pense! Se você está sempre pesquisando e consumindo esse tipo de assunto, é porque considera que sua prosperidade ESTÁ bloqueada, e aí o que você recebe pela Lei da Atração? BLOQUEIO!!!
SEMPRE haverá uma razão para a pessoa que criou o curso fazer você pensar que ainda PRECISA continuar comprando os cursos que ela tem.
Para essas pessoas a sua vida SEMPRE estará com problemas, você sempre estará arrasado e bloqueado, porquê?
Porque se ela admitir que depois de fazer um curso você já estará bem, ela não poderá mais vender outro curso para você, percebe?
É um ciclo, com gatilhos mentais poderosos, para fazer as pessoas pensarem que sem aquela informação a vida delas não melhorará.
Porém, todos nós temos a Centelha Divina, e ela SABE tudo, mas não permitimos que o conhecimento que já temos seja suficiente, não acreditamos nisso, justamente porque lá fora tem gente dizendo que não somos capazes de desbloquear/resolver nossa vida sozinhos.
Existem cursos de autoajuda maravilhosos, que realmente ajudam a clarear a mente e perceber nosso potencial.
Mas, depois que você percebe seu potencial precisa APLICAR o que aprendeu e não fazer outro curso, e mais outro e outro.
A primeira coisa a fazer é começar a SE observar e perceber o quanto fazer outro curso é mesmo necessário, ou é insegurança por ouvir um vídeo de vendas de um novo curso e cair nos gatilhos mentais.
É muito comum os “gurus” da Lei da Atração e do Desenvolvimento Pessoal lançarem vários cursos complementares juntos, e dizerem: “Se você já fez esse, então você PRECISA desse para melhorar sua vida ainda mais”.
E aí você fica fazendo um, dois, três cursos e nunca se considerará pronto para andar com as próprias pernas, sempre precisará de alguém para te falar/mostrar como deverá se sentir, ou agir.
Curso de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal gratuito funciona?
Essa é uma pergunta que todo mundo se faz quando aparece algum curso gratuito, ou quando surgem aquelas 4 aulas gratuitas e, no final, vem a oferta do curso pago.
Esse tipo de informação realmente faz diferença quando falamos de autoajuda, lei da atração e desenvolvimento pessoal?
A resposta para essa pergunta é SIM, até porque as pessoas que lançam esses conteúdos precisam ter algo relevante gratuito, para animar o público fazer a compra quando for apresentada a oferta.
E se você está pensando que tudo tem marketing envolvido, de novo a resposta é SIM, ninguém lança conteúdo na internet sem o intuito de fazer uma venda direta, ou indiretamente.
Até aquele seu guru mais querido(a) quando lança um vídeo novo, ou um artigo novo no blog, está com a intenção velada de, em algum momento, fazer uma oferta direta para o público que consome o conteúdo que ele(a) publica.
Claro que existem pessoas que tem o intuito verdadeiro de ajudar com suas informações, mas esse se torna o trabalho que ela faz, então precisa ser remunerado em algum momento, o que é muito justo.
Apesar dos mini cursos de autoajuda gratuitos parecerem muito rasos em termos de informações, SEMPRE tem alguma coisa que fará diferença no final das contas, então vale a pena investir tempo para consumir algumas vezes.
Porém, é importantíssimo que você não apenas assista, mas também APLIQUE na sua vida os ensinamentos, ou nunca sairá do lugar e estará sempre atrás de informações que “resolvam” seu problema.
Veja, a única forma de saber se os cursos ajudaram, ou funcionaram, é aplicar, perceber se aquelas informações tiveram mesmo relevância na sua vida e no seu crescimento como ser humano.
SEMPRE que aparecer oferta de um novo curso, pare e SE analise, perceba se existe mesmo NECESSIDADE de ter aquela nova informação, ou se você já tem a bagagem necessária para seguir sozinho(a) naquele assunto.
Tenha CUIDADO, os gatilhos mentais são usados sem dó pelas pessoas que precisam vender cursos para sobreviver.
De novo, não estou condenando os criadores de curso, JAMAIS, mas como consumidora desses produtos, percebo que existe um apelo muito grande em manter as pessoas presas nesses treinamentos para aumentar os lucros.
Então, fique sempre de olho, analise, PARE de seguir as pessoas cegamente nas redes sociais, pense por si mesmo, LIBERTE-SE!!!
Conheço muitas pessoas que de tanto fazerem cursos já poderiam ensinar, mas continuam inseguras porque se rendem completamente aos gatilhos mentais que são usados incessantemente na internet.
NÃO seja você também um escravo do marketing, SE conheça, SE avalie, e perceba que talvez você já esteja apto a andar com as próprias pernas e até ensinar a sua experiência para agregar na vida de outras pessoas (como eu faço aqui no blog).
Desejo que esse artigo falando sobre a necessidade de sempre fazer cursos de autoajuda ajude você se libertar dos gatilhos mentais das redes sociais em geral, abrir suas asas e voar livremente pela vida!
E você? Tem hábito de fazer todos cursos que aparecem na internet? Conte nos comentários, vamos compartilhar conhecimento!
Lembre-se SEMPRE: VOCÊ TEM PODER!
Deixe um comentário