Canalização espiritual é um termo muito utilizado atualmente nos conteúdos relacionados com expansão da consciência, e muitas pessoas ainda não entendem muito bem o que significa.
Durante muitos anos da minha vida eu trabalhei em centro espírita e lá tínhamos o chamado “correio fraterno”, que era a reunião de alguns médiuns que recebiam comunicações de espíritos através da psicografia (escrita mediúnica).
As pessoas que frequentavam o centro traziam o nome dos parentes desencarnados que gostariam de saber notícias, e a mesa de médiuns procurava se “conectar” com essas pessoas para trazer notícias.
O mesmo trabalho que o famoso médium Chico Xavier fazia quando estava aqui nesse mundo.
A primeira vez que ouvi o termo “canalização”, na hora me lembrei desse trabalho bonito que fiz há tantos anos e não pude deixar de comparar.
E, para deixar você, que acompanha aqui o blog mais informado(a), decidi fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o termo e o que ele significa nos dias de hoje.
O que é canalização espiritual?
Basicamente é a capacidade que algumas pessoas desenvolvem para receber instruções, expressões culturais (canto, dança, pinturas) de seres que estão em outros planos de existência.
Quero deixar bem claro aqui o termo “desenvolver”, porque é uma coisa que qualquer pessoa pode fazer, desde que tenha a preparação e elevação espiritual necessária para tal.
Na pesquisa que fiz encontrei sites incentivando essa “abertura da mente” para realizar o processo e também achei um local dizendo que essa prática não deve ser feita devido ao esgotamento da energia vital.
Pensando um pouco e comparando o que acontecia no centro onde trabalhava e o que vejo nas canalizações que existem atualmente, realmente acho tudo muito parecido.
Psicografia é o termo para quem escreve comunicações recebidas de outros planos, e tanto você pode canalizar um espírito de um parente, como receber uma mensagem de luz de algum ser mais avançado (no espiritismo são chamados mentores).
Psicofonia é o termo para quem fala recebendo instruções e aprendizado de outros planos, e aqui também pode ser de um espírito humano como nós, como uma canalização de alguma mensagem de um mestre mais adiantado.
Durante os anos que eu trabalhei/estudei/desenvolvi essa capacidade, aprendi que quanto mais você tem energia limpa e vibração elevada, mais fácil é atrair entidades de planos mais elevados para fazer a comunicação.
Por que isso acontece?
Como todo mundo sabe, e eu vivo falando aqui no blog, TUDO é energia, então se o canalizador possuir uma energia mais vibrante e elevada, tem condições de receber instruções de seres mais desenvolvidos sem colocar a sua mente para “filtrar” a informação.
No espiritismo e outros cultos que praticam a comunicação com planos diferentes do físico, a influência do médium na comunicação é chamada de “animismo”.
Ou seja, em alguns casos não tem nenhuma entidade se comunicando, é apenas a mente do médium que está se manifestando utilizando elementos que levam a crer que a informação seja de uma entidade não corpórea.
E, mesmo hoje em dia com essa verdadeira expansão de consciências que está ocorrendo, ainda existem muitas reservas sobre esse assunto.
Canalização espiritual – O que realmente importa é a mensagem
Como estudante do espiritismo durante muitos anos, acabei criando uma crença limitante bem grande com essa coisa de canalizar/psicografar, ou o nome que seja.
Eu tinha aquela coisa de: Será mesmo que essa informação é dessa entidade?
Normalmente essa pergunta era feita quando a entidade que “assinava” a comunicação era alguém muito famoso, ou muito elevado.
E, eu sei que grande parte das pessoas que não estuda esses fenômenos e tem a mente mais “fechada” para esses assuntos, realmente acha que é tudo uma mentira.
Dentro da minha experiência e também dos inúmeros estudos que faço atualmente, simplesmente comecei a me perguntar:
Se a mensagem for positiva, trouxer iluminação, ajudar a melhorar a vibração e criar esperança, o que importa quem enviou?
É fato que existe um mecanismo em nosso corpo humano que permite que essa comunicação com outros planos seja feita.
E, o principal para isso acontecer é se conectar com o Deus Interior, a Centelha Divina, a poderosa Presença EU SOU que habita todos nós.
Quanto mais forte a conexão com nosso Deus interior, mais chance temos de fazer canalizações limpas e passar informações boas e poderosas para nosso crescimento e para o crescimento de todos (lembra? Estamos todos juntos e misturados aqui).
E, como TODOS nós temos um Deus Interior, então é possível sim para qualquer pessoa desenvolver a capacidade de canalizar informações vindas de outros planos de existência.
Assim quando você entra no Youtube e vê canalização de seres realmente elevados como Kryon e Metatron não precisa desconfiar se é verdadeiro, ou não, basta prestar atenção no bem que a mensagem faz para seu desenvolvimento.
Um conselho para quem tem a crença limitante do QUEM, é sempre observar o conteúdo da mensagem, seres elevados não colocam medo, nem trazem informações que não tenham como objetivo ajudar quem está ouvindo.
Agora se a mensagem for cheia de medo, vingança, ódio, e outros sentimentos mais “baixos”, então com certeza não é uma entidade elevada que está se manifestando.
Essa coisa do “ajudar” é tão respeitada pelos seres mais adiantados que até Jesus falou através de parábolas, porque ele sabia que as pessoas que o seguiam ainda não tinham capacidade de entender a profundidade de suas mensagens de libertação e amor.
A canalização espiritual também é uma ferramenta de elevação
Quem lê os livros do mestre Saint Germain que foram canalizados por Guy Ballard, percebe o cuidado que ele tem ao ensinar como se conectar com nossa Centelha Divina.
Em 1930, Guy foi contatado pelo Mestre Saint Germain para passar algumas informações e conhecimentos que eram necessários para o desenvolvimento da humanidade.
O famoso Livro de Ouro que contem todo ensinamento para conexão com a presença EU SOU, foi durante muito tempo tido como hermético, mas o próprio Saint Germain, no prefácio do livro, pede que essas informações sejam transmitidas livremente para todos que estiverem preparados para receber.
Dentro do livro, existem algumas canalizações do mestre Sananda (nome esotérico de Jesus), onde ele se apresenta e explica que o canal utilizado (Guy Ballard), foi devidamente e por muito tempo, preparado para receber essas informações.
Essa obra de maravilhosa canalização espiritual não deixa dúvida de se tratar realmente de seres iluminados, devido ao teor magnífico e carregado de amor incondicional.
A elevação de Guy foi tão grande que hoje ele e sua esposa Edna Ballard são os mestres ascensionados Godfre e seu complemento feminino Lótus.
Ou seja, se nós escolhemos nos conectar realmente com nosso Deus interior, acabamos extinguindo a ação da nossa mente egóica e o que fica é apenas a divindade.
Então, a partir desse crescimento é natural que haja o desejo e a possibilidade de ascender para planos maiores.
No livro Mistérios Desvelados, também de Saint Germain, o “mistério” ascensão é bem explicado, e não necessariamente a pessoa precisa morrer (no termo como conhecemos) para se elevar.
Mas, é importante saber que existe um complexo conjunto de leis que regem nossa iluminação, e somente agora que nosso planeta está tendo uma condição energética mais favorável para que a consciência crística realmente se revele na humanidade.
É por isso que para fazer uma canalização espiritual de seres elevados como os mestres ascensionados, Jesus e os arcanjos, a pessoa tem que se preparar, elevar a vibração e, principalmente, estar com a mente aberta para não interferir nas comunicações.
As Cartas de Cristo também foram canalizadas, e por instrução do plano superior o nome da pessoa que canalizou permaneceu anônimo, mas essa mulher inglesa passou por um período de 40 anos de preparação e purificação para receber essa comunicação de Sananda (Jesus), ou consciência crística.
E, quando esse material foi lançado causou muitos comentários, justamente por causa das crenças limitantes de pessoas que acham impossível que Jesus possa se manifestar através de uma pessoa “normal”.
Assim, eu acredito que todo esse alvoroço, ou comentários acerca da prática da canalização espiritual, são apenas a mente egóica se manifestando, e geralmente por pessoas que não tem abertura para esses assuntos espirituais.
Faz mal praticar canalização energética?
Lá em cima eu disse que, em minhas pesquisas para escrever esse artigo, encontrei um site dizendo que a canalização não deve ser praticada, pois ela supostamente “esgota” a camada energética que protege nosso corpo físico e nossos chakras (infelizmente o artigo não está mais no ar).
Se você lesse a postagem perceberia que o texto menciona sobre “ectoplasma” que é uma substância liberada por médiuns (e também por quem assiste) para fazer materializações.
Partindo disso, não dá realmente para entender se estão usando o termo canalização com o mesmo sentido que estou falando aqui, e de qualquer forma, é a única publicação que não indica a prática.
Aqui também é importante saber discernir a informação, pois se existem tantos livros e material canalizado pelos mestres ascensionados, não acredito que o processo de recebimento desse material prejudique de alguma forma as pessoas que se dispõem a recebe-lo.
Nesse texto que é “contra” a prática, também está dizendo que a única conexão aceita é a feita apenas com os mestres ascensionados.
Isso até faz sentido, porque como falei lá em cima, se a vibração do(a) canalizador(a) não for elevada, as informações podem vir de planos inferiores e não superiores.
TUDO depende da energia vibracional e padrão mental da pessoa que se dispõe receber a canalização espiritual.
Quanto mais a pessoa possuir afinidade com energias mais sutis, mais chance tem de receber informações de esferas elevadas como a dos mestres ascensionados e até seres de outras galáxias.
Desde os anos 80, dentro do movimento de Lei da Atração, uma comunidade de mentores chamada Abraham, se comunica por canalização com a Esther Hicks.
O conteúdo das mensagens é de profunda sabedoria acerca do funcionamento da Lei da Atração, inclusive mostrando que a conexão com o EU SOU é o segredo para realizarmos as coisas que desejamos.
Dentro do processo de canalização e partindo do princípio que TODAS as consciências que passaram por esse planeta estão guardadas nos registros Akáshicos, a informação existe e pode ser acessada por qualquer pessoa que se prepare devidamente para isso.
Gosto de deixar claro que não existe uma “proibição” acerca do acesso a essas informações, mas como nossa energia é muito “baixa”, as consequências energéticas de fazer uma leitura dessas levianamente podem ser muito catastróficas.
A energia pura e de amor dos seres mais elevados é muito forte, e causa até efeitos no corpo físico (choro, espasmos, dormência, arrebatamento), que podem abalar o emocional de uma pessoa não preparada.
Fazendo uma analogia bem “mundana” seria como querer rodar um CD blue Ray em um aparelho de fita cassete.
Para que a canalização seja perfeita e as mensagens não sejam perdidas, ou adulteradas, a energia de quem está canalizando precisa estar em total congruência com a energia de quem está enviando a mensagem.
Assim, é bem fácil entender porque a freira inglesa que canalizou as “Cartas de Cristo”, precisou ser preparada durante 40 anos, imagine a força e a libertação completa e livre de preconceitos da mente de Jesus.
Até mesmo quando lemos esse material, conseguimos perceber o quão grandiosa é essa energia, a consciência crística, que é a libertadora de toda dor e limitação que a humanidade ainda insiste em alimentar.
Desejo que esse artigo sobre canalização espiritual consiga trazer um entendimento melhor desse conceito para sua mente, e que a partir dessas explicações você possa aproveitar melhor os ensinamentos que estão chegando a todo momento através dessa ferramenta.
E você? Já tinha ouvido falar sobre canalização energética? O que pensa sobre esse assunto? Conte nos comentários, vamos compartilhar conhecimento!
Lembre-se sempre: VOCÊ TEM PODER!
Deixe um comentário