APRENDA se CONECTAR com sua CENTELHA DIVINA!

Quero saber mais!

Como elevar a autoestima em 8 exercícios fáceis e efetivos  

Tempo de leitura: 14 min

Escrito por Hèlena

Aprender como elevar a autoestima é uma coisa que todas as pessoas deveriam fazer, pois a forma como nos vemos é fundamental para alcançar as coisas que desejamos.

como-elevar-a-autoestima

Aqui o conceito vai muito mais além do que aprender a usar a Lei da Atração, é uma questão de nos vermos merecedores para receber as coisas que temos nos nossos sonhos mais malucos.

Um dos motivos que levam os pedidos não serem atendidos é justamente a existência de crenças limitantes de não merecimento, e se sentir/ver como merecedor está intimamente ligado ao tamanho da autoestima.

O que significa autoestima

Como a própria palavra mostra, autoestima significa “a estima que temos por nós mesmos (auto)”, ou a forma como nos vemos dentro do contexto da vida.

É importante salientar que a nossa autoestima é construída desde quando somos crianças, assim as coisas que ouvimos dos nossos pais, avós e todos adultos que nos criaram, são a base de como vamos nos amar no futuro.

Por exemplo, uma criança que sempre ouve que é bonita e inteligente, terá uma autoestima maior que uma criança que cresceu sem ouvir esses elogios.

Por isso que os pais precisam sempre elogiar e incentivar os filhos em suas conquistas durante o crescimento, isso cria uma autoestima saudável, e faz com que se transformem em adultos mais aptos a vencer na vida.

É muito mais difícil aprender como elevar a autoestima se a infância foi vazia de incentivo, do que se a pessoa teve uma base de autoamor, ou referência de autoestima elevada em sua família.

Porque é importante ter autoestima elevada

TODAS as pessoas possuem autoestima, assim não existe uma característica diferente para homens e mulheres, apenas fatores de elevação que se baseiam em sentimentos diferentes.

Para as mulheres ter uma aparência bonita e impecável eleva a autoestima mais rapidamente, ao passo de que para os homens, ter uma situação financeira estável pode ser mais importante do que a aparência, digamos assim.

Como o papel social de homens e mulheres é diferente, os fatores que elevam a autoestima em cada caso também são diferentes, é por isso que exercícios que ajudam as mulheres, podem não ser efetivos para os homens e vice-versa.

O que todo mundo precisa entender é que ter a autoestima elevada abre portas em todos os campos da vida, e muitas vezes as pessoas tem essas portas abertas, mas como não se apreciam acabam não vendo as oportunidades incríveis que aparecem durante a vida.

A pessoa com autoestima elevada SE ama, SE valoriza, SE vê merecedora de coisas boas, e por isso consegue alcançar sucesso pessoal, social e financeiro.

Como a nossa cultura é de recompensa (você só ganha algo se fizer alguma coisa), ter o sentimento de merecimento é fundamental para construir uma boa carreira, atrair um bom relacionamento e ter mais felicidade.

Quando o sentido de autoamor não foi desenvolvido na infância, é preciso que a pessoa adulta se volte para si mesma e comece um processo de reconstrução da autoestima, e esse processo pode demorar um tempo longo para ter resultados efetivos.

É por isso que é importante que todas as pessoas façam uma jornada de autoconhecimento, pois somente assim será possível encontrar os pontos fracos que precisam ser trabalhados afim de resgatar a autoestima perdida/não desenvolvida.

Muitos adultos passam por um processo de perda da autoestima quando enfrentam situações extremas, como rompimento de relacionamentos, muito tempo sem provimento financeiro, ou contato social estreito com pessoas manipuladoras.

Uma das maneiras seguras de como elevar a autoestima é começar a SE perceber dentro dos contextos diferentes da vida, como nos relacionamentos, no trabalho, na família, e também quando está sozinho(a).

É importante ter a autoestima elevada para evitar que outras pessoas manipulem, e também para enxergar oportunidades de crescimento quando elas surgem.

Por exemplo, mulheres que não SE amam acabam se envolvendo com homens rudes e aproveitadores, criam dependência financeira nesses relacionamentos, e se veem presas em situações desagradáveis.

Muitas mulheres que sofrem abusos nos relacionamentos (físicos e emocionais), não denunciam seus parceiros justamente porque são dependentes deles financeiramente (o famoso ruim com ele, pior sem ele).

Homens com baixa autoestima acabam se sujeitando a empregos medíocres, sofrem abusos emocionais de patrões déspotas, apenas porque acreditam que não são capazes de conseguir algo melhor, pois não SE AMAM.

Quando a pessoa não SE AMA, ela cai em conceitos depreciativos de si mesma, acreditando que não podem mudar o estado de coisas, mas tudo isso é resultado da baixa autoestima.

Ter uma boa autoestima impede de ser manipulado(a) por outras pessoas, pois traz a sensação de dono(a) de si mesmo, e portanto, completamente capaz de julgar por si mesmo(a) se uma determinada coisa será boa, ou não.

8 atividades para aumentar a autoestima efetivamente

Agora que você viu que é importantíssimo ter a autoestima elevada, veja abaixo 8 exercícios que ajudarão você SE AMAR mais e com isso ter uma vida muito mais feliz.

1 – Pratique Ho’oponopono

Quem segue aqui o blog SABE que eu sou praticante do Ho’oponopono que é uma técnica havaiana para eliminação de padrões negativos que existem na nossa mente e no nosso emocional.

Se você cresceu em um lar onde não havia incentivo, onde seus pais não elogiavam, e onde os comentários eram sempre depreciativos, pode ser bem difícil elevar a autoestima agora, depois de adulto.

Fazer o ho’oponopono diariamente vai limpar essas memórias negativas, dando espaço para uma ressignificação de palavras que foram ouvidas na primeira e segunda infâncias (do nascimento até os 12 anos).

Até os 7 anos a mente da criança é como uma esponja absorvendo tudo que os adultos falam e fazem.

Se a criança foi muito depreciada nessa fase, as palavras e frases que foram ouvidas ficarão guardadas no subconsciente e dispararão gatilhos que causarão autossabotagem na vida adulta.

As quatro frases de Ho’oponopono (sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grata) liberarão mágoas, ressentimentos, raivas, medos, e com isso ficará muito mais fácil de SE VER como o ser maravilhoso que todos nós somos.

Leia esse outro artigo aqui para saber COMO praticar o ho’oponopono corretamente.

2 – Comece um processo de autoconhecimento

Atualmente muito se tem falado sobre o autoconhecimento como uma forma de conseguir sucesso nos vários setores da vida.

Sem dúvida, se conhecer melhor é uma forma segura de como elevar a autoestima, pois sabendo quais são os elementos que formaram o indivíduo fica mais fácil escolher ferramentas que sejam mais efetivas para a reconstrução da estima.

Mesmo quem não pode investir em um profissional psicólogo, pode começar esse processo, pois a internet possui muitos recursos gratuitos como blogs e canais no Youtube, que ensinam exercícios práticos no processo de autoconhecimento.

Escolha blogs e canais de profissionais, pois com o crescimento da internet, muitos psicólogos, psiquiatras e terapeutas criaram canais para passar informações e ajudar as pessoas a se conhecerem melhor.

Esse é um caminho sem volta, a hora que você começar a se entender melhor sempre quererá saber mais, e esse processo tornará sua autoestima mais elevada, pois começará a reconhecer e entender seus padrões emocionais.

Saber COMO sua mente reage ao mundo externo, é a forma mais segura de desenvolver o autoamor, e com isso ter mais segurança para tomar as decisões necessárias no dia a dia.

3 – Use o espelho como seu aliado

Louise Hay utilizava um exercício muito poderoso com seus pacientes, que era usar o espelho para SE apreciar.

Diferente de somente se olhar no espelho, ela pedia para a pessoa segurar o espelho, se olhar, e então dizer frases como “EU AMO VOCÊ”, “VOCÊ É CAPAZ”, e outros incentivos diretamente para a imagem refletida.

Parece uma bobagem, mas no livro “Você pode curar sua vida”, ela narra que muitas pessoas não conseguiam SE elogiar, e algumas até não conseguiam olhar nos próprios olhos (refletidos na imagem).

O doutor e escritor Joseph Murphy em seu livro “O poder do Subconsciente” ensina fazer as afirmações positivas olhando para o espelho.

Sem dúvida, falar e apreciar a imagem refletida no espelho é uma forma muito poderosa de como elevar a autoestima, pois ficará mais fácil de sugestionar o subconsciente, que é onde estão as informações depreciadas do seu passado.

4 – Faça afirmações

Falando em Joseph Murphy não tem como não recomendar o uso de afirmações positivas diariamente.

Afirmar coisas positivas para si mesmo impregna o subconsciente com essas informações, o que logo desencadeia uma mudança nas ações físicas que você terá que realizar no dia a dia.

TUDO que existe no nosso mundo material passou primeiro pela nossa mente, dessa forma, impregnar a mente com afirmações positivas sobre si mesmo, é uma forma prática de aumentar a autoestima.

Veja algumas afirmações que você pode fazer por pelo menos 10 minutos, 3 vezes ao dia, e se quiser poderá fazer isso olhando no espelho:

  • EU SOU merecedor(a) de todas as coisas boas que existem no universo e tomo posse da minha riqueza e realização a partir de agora;
  • EU SOU um ser magnífico, com inteligência superior, e posso atingir todos as metas que eu desejar;
  • EU SOU bonito(a), inteligente, saudável, e possuo tudo que é necessário para ter sucesso na vida.

Você pode criar as frases que desejar e incluir os pontos onde possui mais dificuldade para desenvolver.

Essas afirmações, repetidas várias vezes, entrarão como novos programas na mente subconsciente, e com isso desenvolverá novos padrões de pensamento sobre si mesmo(a).

5 – Não se compare com as outras pessoas

Uma das grandes dificuldades em aprender como elevar a autoestima é que o mundo de hoje é extremamente competitivo, fazendo com que as pessoas estejam sempre se comparando com as outras.

Se você possui tendência para ter a autoestima mais baixa, evite fazer comparações com outras pessoas, pois o processo de desenvolvimento é PESSOAL, e nenhuma pessoa é igual à outra.

Você pode estar vendo alguém aparentemente bem sucedido(a) na sua frente e achar que a vida dessa pessoa é o máximo, mas não sabe o que ela precisou fazer para chegar até ali, ou se ela está feliz nessa posição.

A personagem Mare Sheehan (Kate Winslet) do seriado “Mare of Easttown” (HBO) tem uma frase que acho muito interessante sobre “fazer sempre o máximo” que é:

“Fazer alguma coisa incrível não é lá essas coisas, pois as pessoas sempre vão esperar que você faça isso, e não perceberão que você é tão “ferrado” quanto elas”.

Hoje a sociedade está sempre cobrando produtividade, resultados, excelência, e isso cria uma urgência, porém nem todo mundo precisa ter essas características para se destacar, existe espaço para TODOS.

Ter consciência que o seu processo de desenvolvimento é diferente do das outras pessoas, diminuirá a exigência de excelência de si mesmo, permitindo ter uma vida mais leve e feliz.

PARE de se comparar com as outras pessoas!  

6 – Não acolha comentários depreciativos

Outra blindagem que devemos fazer na hora de aplicar maneiras de como elevar a autoestima é não prestar atenção nos comentários depreciativos de pessoas que querem apenas ferir.

Justamente devido a esse mundo competitivo muitas pessoas escolhem atacar as outras, principalmente quando descobrem os pontos fracos, e isso pode ser fatal para quem já tem problemas de baixa autoestima.

Se você trabalha, ou convive, em ambiente de competição acirrada, com certeza terá muitos comentários não tão legais a seu respeito, mas acredite que a maioria deles é feita justamente para tirar sua estabilidade e fazer você se sentir mal.

Tenha consciência da SUA capacidade e do seu VALOR, e não dê bola para a torcida negativa, pois ela muitas vezes não tem capacidade de ser quem você é.

7 – Escolha BEM suas amizades

Diretamente ligado ao item anterior, escolher bem as amizades é uma forma de como elevar a autoestima com a ajuda de amigos(as) sinceros(as).

Veja, não estou falando de pessoas que bajulam e exaltam apenas as qualidades, mas sim de pessoas que mesmo que você falhe, ou se sinta mal, estarão ali do seu lado, pois sabem do seu verdadeiro valor.

Se cercar de pessoas assim é uma maneira de sempre focar na parte positiva dos relacionamentos, fortalecendo o que pensa sobre si mesmo(a), permitindo ver que você é SIM uma pessoa incrível.

Preste atenção no seu círculo de amizades, pois nós somos um resumo das 5 pessoas que mais convivemos, então escolha BEM quem serão esses indivíduos.

8 – Não acredite nas redes sociais

Esse item está muito ligado ao item 5, mas achei importante colocar separado, pois hoje em dia muitas pessoas regulam a vida pelo que elas veem e leem nas redes sociais.

E, como profissional de marketing, eu SEI que grande parte do que aparece nos vídeos é uma encenação, pois muitas vezes a pessoa não tem aquela vida que ela mostra ter, mas precisa ostentar para vender uma ideia, ou um produto.

Não estou dizendo aqui que todos os influenciadores fazem isso, mas uma grande parte deles faz, e isso pode ser bem prejudicial para quem tem baixa autoestima e acredita em tudo que está nas redes sociais.

Saber como elevar a autoestima envolve também a capacidade de analisar o mundo que está em volta, e saber se você precisa mesmo daquelas coisas que estão sendo mostradas/oferecidas.

Já ouvi falar que alguns “gurus” da internet alugam mansões e carros para poderem fazer vídeos e tirar fotos afim de impressionar a audiência com conquistas que eles não fizeram, mas que muitos gostariam de fazer.

Já vi perfis de blogueiras no Instagram mostrando casas, viagens, carros, e depois fiquei sabendo que era tudo fachada, apenas para vender curso que ensina como ganhar dinheiro na internet.

Como trabalho com marketing, sempre leio os comentários que são feitos nos canais que eu sigo (principalmente de expansão da consciência), e já vi alguns onde elogiam a aparência da pessoa, a beleza da casa, e nitidamente não prestam atenção no conteúdo do vídeo.

O mundo hoje é todo FACHADA, existe uma necessidade de TER mais que de SER, e isso é um dos motivos que faz com que as pessoas fiquem com baixa autoestima, pois não conseguem acompanhar as exigências sociais.

Para aparecer nas redes sociais as mulheres se maqueiam e fazem o cabelo, os homens colocam terno, toda uma linguagem própria é desenvolvida, pois muitas vezes não é interessante (nem desejado) que o público veja a realidade.

Imagine você se um guru que ensina como ganhar muito dinheiro na internet, aparecesse morando em uma casa simples, ou tendo uma vida pior de quem está vendo o vídeo, não passaria credibilidade.

E, é por isso que você não deve acreditar em tudo que vê nas redes sociais e se achar inferior às outras pessoas, muitas vezes você tem condições infinitamente melhores que elas, e nem sabe disso.

Autoestima elevada X arrogância – COMO diferenciar uma da outra?

Uma coisa que acontece muito é que as pessoas que possuem autoestima elevada acabam sendo taxadas de arrogantes.

Principalmente, se o meio onde essa pessoa vive for de pessoas que não tem tanta autoestima assim.

Achei importante colocar esse ponto aqui, pois me recordo bem de um rapaz que frequentava os mesmos locais que eu, tínhamos uma amizade boa, e todo mundo me perguntava: “COMO você aguenta falar com ele, é muita arrogância”.

Eu não acho que ele é arrogante, mas sim uma pessoa segura de si, com muita confiança em suas ações e escolhas, e isso era visto pelos outros como arrogância.

É bem fácil fazer essa analogia, principalmente se você não tem autoestima elevada, mas também é fácil receber essa alcunha quando se tem uma boa impressão de si mesmo (eu tenho uma boa autoestima e já vi algumas pessoas me apontarem como “metida”).

A pessoa arrogante se coloca acima das outras de forma incisiva, às vezes até com comentários e palavras que diminuem os colegas.

A pessoa com autoestima elevada não se coloca acima dos outros, age com naturalidade e nunca diminui as outras pessoas, pois é consciente de seu valor e de que não existe competitividade.

Percebe a diferença? O arrogante PRECISA diminuir os outros, quem é seguro de si muitas vezes incentiva as pessoas a serem como ele, pois sabe como é melhor SE amar sempre.

A próxima vez que você achar que alguém é arrogante, preste atenção e veja se não está diante de uma pessoa segura de si, e se essa característica da pessoa incomodou, é porque o seu amor próprio precisa ser melhorado!

Muitas pessoas se referem às pessoas seguras de si como “se acha a última bolacha do pacote”, ou “o fulano pensa que é Deus”, e comentários desse tipo.

Veja, TODOS NÓS somos Deuses (Centelhas Divinas), umas pessoas sabem e vivem isso, e outras teimam em ignorar e vivem sofrendo sem necessidade.

Desejo que esse artigo mostrando algumas formas de como elevar a autoestima ajude você se amar mais e com isso, criar uma vida muito mais feliz!

E você? Tem a autoestima elevada? Conte nos comentários, vamos compartilhar conhecimento!

Lembre-se SEMPRE: VOCÊ TEM PODER!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.