APRENDA se CONECTAR com sua CENTELHA DIVINA!

Quero saber mais!

Como tratar a ansiedade de forma natural e eficaz

Tempo de leitura: 11 min

Escrito por Hèlena

Saber como tratar a ansiedade significa um grande alívio e melhora substancial na qualidade de vida para pessoas que sofrem das sensações que as crises de ansiedade provocam.

como-tratar-a-ansiedade_1

A ansiedade é uma característica biológica dos seres humanos e sempre se manifesta antes de momentos de perigo real, ou apenas imaginário.

Esse é, sem dúvida o grande perigo da ansiedade, porque não precisamos estar realmente em perigo, ou diante de uma expectativa de algo que vai mesmo acontecer.

Nossa mente subconsciente pode acessar medos do passado e trazê-los de volta para o presente, criando uma situação que não é real, mas que desencadeia os sintomas e todo desconforto das crises ansiosas.

É uma série de sensações físicas que incluem apertos no estômago, batimentos cardíacos acelerados, excesso de transpiração e medo intenso.

Em alguns casos mais intensos podem ocorrer distúrbios intestinais, vômitos e até mesmo desmaios.

É comum, nos dias de hoje, encontrarmos pessoas com diagnóstico de algum sintoma causado pela ansiedade.

Por ser uma característica inerente da nossa condição humana, não é possível, nem saudável, erradicar completamente a ansiedade já que é ela que nos impulsiona para conseguirmos nossas metas pessoais.

A ansiedade “boa” é aquela que faz com que tomemos atitudes que nos levarão ao alcance de nossos sonhos e objetivos de vida, a sensação que nos leva a lutar para obter sempre coisas boas na nossa existência.

É aquela expectativa que colocar “borboletas no estômago”, a antecipação de uma alegria verdadeira, de algo que realmente nos fará bem.

O contrário da sensação de medo que a ansiedade “ruim” provoca.

Todos desejamos ter relacionamentos incríveis, prosperidade, boa saúde, uma situação financeira estável e tudo isso só pode ser alcançado se tivermos foco e realizarmos as ações que nos levarão conseguir essas coisas, sem a ansiedade talvez metade de nossa determinação não existisse.

Por isso é importante saber discernir e reconhecer qual o tipo de ansiedade que acomete mais cada indivíduo.

Se cada pessoa possuir a capacidade de reconhecer em si uma crise e ter meios de como tratar a ansiedade naturalmente, estará dando um passo importante para controlar esse processo e não sofrer com os efeitos desses eventos.

Como tratar a ansiedade que se apresenta no dia a dia

A primeira coisa que podemos fazer para combater a ansiedade é conseguir detectar os sintomas antes que se tornem mais graves.

Saber reconhecer as situações onde ficamos mais ansiosos é uma boa forma de evitar crises mais violentas e afastar o risco de desenvolver uma doença crônica como pressão alta, ou problemas cardiovasculares.

Existem pessoas que ficam ansiosas quando vão falar em público, outras quando precisam fazer um exame médico e outras quando sabem que serão avaliadas por terem feito uma tarefa, ou prestado um serviço.

Esse tipo de ansiedade é normal, são situações do dia a dia que nos testam e por isso temos esse mecanismo de “será que vai dar certo”?

Porém, alguns indivíduos sentem ansiedade quando realizam atividades comuns da rotina diária como dirigir, fazer compras, ou levar os filhos à escola.

De onde vem essa sensação de antecipação dos eventos?

Muitas vezes vem do medo que sentimos de não desempenharmos bem nossas tarefas, ou ainda de acontecer alguma coisa conosco quando vamos realizar essas atividades.

Na maioria das vezes esse medo ocorre quando acessamos alguma memória subconsciente, de eventos que já ocorreram conosco, ou com pessoas que conhecemos.

Pessoas que ficam ansiosas quando dirigem, na verdade, têm medo de que lhes aconteça um acidente.

Na hora de fazer compras pode surgir um medo súbito de ser assaltado, ou de não encontrar os ingredientes necessários para uma determinada receita.

Levar as crianças na escola pode causar ansiedade se a pessoa tiver medo de saber que a criança fez alguma coisa errada na aula.

Perceba que todos os sintomas da ansiedade estão, na verdade, relacionados ao medo e à antecipação que fazemos dos eventos dentro da nossa mente (veja que é um processo mental do subconsciente, não é real).

Se conseguirmos parar de antecipar os resultados dos acontecimentos do nosso dia, conseguiremos dar cabo de 90% das nossas crises de ansiedade.

Os outros 10% ficam por conta dos momentos verdadeiros e reais que nos causam ansiedade, eventos como dar luz a um bebê, terminar a faculdade, ou conseguir um novo emprego.

Coisas passíveis de causar crises de ansiedade normais devido à relevância desses fatos em nossas vidas.

Como tratar a ansiedade – 5 formas práticas para vencer a ansiedade na rotina diária

Antecipar os momentos importantes da nossa vida faz parte de nossa essência humana.

A mãe imagina o rostinho do bebê antes dele nascer, a noiva imagina em detalhes o dia do seu casamento, o universitário faz inúmeros planos para o dia da formatura, e isso tudo faz parte de nossos sonhos e anseios e não precisa necessariamente causar sensações desagradáveis.

Veja 5 dicas que separei para você praticar no dia a dia e conseguir vencer as crises de ansiedade infundadas, como o medo de dirigir, ou de ir buscar as crianças na escola. 

1 – Relaxamento

Por mais que estejamos na correria do dia a dia, precisamos tirar alguns minutos por dia para cuidar de nosso corpo e mente, fazer exercícios de relaxamento ajudará não só em como tratar a ansiedade, mas também melhorará a qualidade do sono e da respiração.

Sente em um local tranquilo onde possa ficar, pelo menos, 10 minutos sem ser incomodado, coloque-se em uma posição o mais confortável possível e solte completamente os braços e pernas.

Imagine que uma onda azul se propaga do alto da sua cabeça até o dedão do seu pé e enquanto ela passa deixa uma sensação de alívio e leveza.

Experimente fazer esse exercício por 10 minutos diários e sinta a diferença na hora de enfrentar situações desafiadoras do dia. 

2 – Meditação

Mais profundo que exercícios de relaxamento, são os exercícios de meditação.

Algumas pessoas pensam que para meditar é preciso ter algum tipo de conhecimento especial sobre temas religiosos ou esotéricos. Isso não é verdade.

Qualquer pessoa pode desenvolver processos meditativos e tirar um enorme proveito para a saúde física e mental, inclusive usando em como tratar a ansiedade.

Deitado em posição confortável, respire fundo e, quando expirar visualize e fale mentalmente o número 3, três vezes.

Respire fundo novamente e, quando expirar visualize e fale mentalmente o número 2, três vezes.

Respire fundo mais uma vez e, quando expirar visualize e fale mentalmente o número 1, três vezes.

Esse procedimento fará com que consiga acessar as ondas alfa do cérebro que é aquele estado de quando estamos quase adormecidos.

Quando estiver nesse estado meditativo aproveite para pensar em coisas agradáveis ou criar um lugar de descanso mental, pode ser um local que você goste, ou que lhe traga boas recordações.

Sempre que sentir-se cansado, ou ansioso, volte mentalmente para esse lugar para buscar energias renovadas que farão com que os processos físicos desagradáveis percam a força e não perturbem tanto.

3 – Atividades ao ar livre

Um passeio no parque, pedalar, um final de semana acampando, uma simples caminhada nas ruas do seu bairro, também são formas naturais e prazerosas de como tratar a ansiedade efetivamente.

Todas essas atividades farão com que seu cérebro oxigene melhor e darão a você uma nova perspectiva dos acontecimentos da vida.

Repare na natureza ao seu redor, na cor das flores, no canto dos pássaros, brinque de contar os carros de mesma cor que passam por você.

Busque coisas agradáveis na sua mente para se afastar cada vez mais de pensamentos que antecipem os eventos que desencadeiam crises de ansiedade.

Essas atividades podem ser feitas em datas anteriores aos eventos que você sabe que causarão sintomas físicos dentro do processo ansioso. 

4 – Faça atividades que prendam a atenção

Pessoas que fazem trabalhos artesanais, são muito menos propensas a crises ansiosas do que aquelas que não desempenham nenhuma atividade nesse sentido.

Considere ter um hobby ou fazer algum tipo de trabalho manual que exija sua atenção, pois nos momentos que estiver lidando com essa atividade conseguirá projetar a mente para longe dos eventos ansiosos.

Também colocará esses eventos em outra perspectiva, fazendo com que os enxergue como são sem aumentar em sua imaginação.

Tricô, crochê, trabalhos em feltro, todas essas atividades são ótimas terapias para pessoas ansiosas e/ou depressivas.

Inclusive, muitas pessoas começam usar os trabalhos manuais exclusivamente como uma maneira de como tratar a ansiedade e depois acabam ganhando uma renda extra fazendo essas atividades. 

5 – Ouvir música

Ouvir música é considerado uma coisa tão poderosa que existem terapeutas que utilizam determinados tipos de música para fazer tratamentos intensivos em seus pacientes, por isso é uma maneira indicada de como tratar a ansiedade.

As ondas sonoras produzidas por determinados ritmos proporcionam relaxamento, enlevamento e descanso para mentes que pensam o tempo todo.

Existem inúmeras indicações de ritmos que devem ser ouvidos para relaxamento ou processos meditativos, porém o que deve ser feito é ouvir algo que realmente traga prazer e contentamento.

Se você não gosta de música instrumental não ficará confortável ouvindo esse tipo de som, apenas porque é o mais indicado.

Seja qual for seu ritmo preferido procure ouvir músicas que relaxem você de alguma forma e façam com que os processos ansiosos percam a intensidade e o desconforto.

A ideia é tirar da mente o foco nos pensamentos que levam às crises ansiosas, manter a mente ocupada com outras atividades é o caminho mais prático para ficar longe dos pensamentos negativos. 

Sabia que tem jeito de como tratar a ansiedade naturalmente?

como-combater-a-ansiedade

Conforme o tempo foi passando, muitas técnicas e terapias energéticas foram sendo descobertas e utilizadas para o tratamento de inúmeros distúrbios emocionais, incluindo a ansiedade.

Como a maior parte das crises ansiosas se origina de medos que estão dentro da nossa mente subconsciente, sem dúvida, a melhor forma de mudar isso é eliminando, purificando esses medos inconscientes.

Muitas pessoas acabam ficando reféns de tomar remédio para controlar ansiedade, e isso traz efeitos colaterais em médio e longo prazo, além de só tratar os sintomas, a causa nunca é atingida e curada.

Por isso, praticar formas naturais para tratar a ansiedade é mais efetivo, pois mexe diretamente nas causas, que diminuem os sintomas e, deixam apenas a ansiedade “boa” aparecer quando é necessária, como falei lá em cima.

De longe, a melhor prática energética para eliminar os pensamentos que levam às crises ansiosas, é o Ho’oponopono.

Trata-se de uma técnica milenar havaiana, que foi transformada e difundida no mundo inteiro pela Kahuna Morrnah Simeona, e também pelo recém-falecido Doutor Hew Len.

Através da repetição de 4 frases simples, com intenção de eliminar determinados tipos de memórias recorrentes, conseguimos “apagar” da nossa mente subconsciente os pensamentos e padrões negativos que causam as crises de ansiedade.

As frases são:

  • Sinto muito
  • Me perdoe
  • Te amo
  • Sou grata(o)

Para entender melhor sobre essa prática basta ler esse outro artigo que tenho aqui no blog, e também esse aqui, onde eu falo porque essa prática funciona mesmo.

Praticar o Ho’oponopono todos os dias já se tornou uma rotina para mim, pois foi através dessa repetição que eu consegui mudar completamente meu padrão vibratório e nunca mais tive uma crise ansiosa, nem de pânico.

A primeira vez que tive uma crise ansiosa, eu tive a nítida impressão que estava morrendo, por causa da taquicardia e do formigamento intenso por todo meu corpo, inclusive na cabeça.

Não consigo conceber ter esses sintomas sempre, porque fiquei apavorada, e desde então decidi limpar a parte de energia que está relacionada com esse processo.

Outra coisa que é muito importante também é saber tudo sobre a criação dos processos de ansiedade e, recentemente, encontrei um livro na internet que fala justamente sobre tudo isso e ensina curar a ansiedade de forma natural.

O livro digital (e-book) se chama SaiAnsi, e aborda de forma simples e direta como alguns alimentos contribuem para o processo ansioso, formas práticas de diminuir e curar as crises, e como se prevenir para não ter ansiedade em momentos cruciais.

Além disso ele também tem um livro bônus chamado “Paz e tranquilidade, Adeus Ansiedade” que é uma leitura leve para aumentar ainda mais a autoconfiança na hora de lidar com o problema ansiedade.

Para conhecer esse e-book maravilhoso e que mostra como tratar a ansiedade de forma natural, basta clicar no link abaixo, o valor é muito acessível e a leitura será um divisor de águas na sua vida, eu garanto!

QUERO ACABAR COM A ANSIEDADE AGORA MESMO

Desejo que esse artigo sobre como diminuir a ansiedade rapidamente, usando métodos naturais, ajude você a vencer esse problema para SEMPRE!

E você? Tem problemas com ansiedade? Já experimentou tratar de forma natural? Conte nos comentários, vamos compartilhar conhecimento.

Lembre-se SEMPRE: VOCÊ TEM PODER!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.