Aprenda como usar o Pinterest de forma estratégica para aumentar muito o público do seu negócio, seja ele qual for!
Para quem trabalha com comércio digital ou físico, sabe que é preciso fazer propaganda para atrair mais pessoas e aumentar as vendas.
O nome desse volume de pessoas que visitam seu negócio é chamado de tráfego, e é a maior preocupação de quem trabalha com vendas de produtos, ou prestação de serviços.
Todo mundo que trabalha na internet, principalmente no mercado de afiliados, precisa de fontes que gerem tráfego constante, porque quanto mais pessoas visitando o negócio, mais chances de fazer vendas.
Sempre que escrevemos um artigo no blog, precisamos divulgar esse artigo para que as pessoas saibam que tem conteúdo inédito para consumir.
Normalmente, a divulgação é feita nas redes sociais, pois são os locais de maior concentração de público para todos os nichos de mercado.
Dentre esses locais onde podemos gerar tráfego orgânico, um vem se destacando bastante nos últimos tempos, o Pinterest.
O que é o Pinterest e para que serve
O Pinterest é um mecanismo de busca assim como o Google, só que ao invés de mostrar resultados com links que levam para blogs e lojas virtuais, ele mostra imagens no resultado das buscas.
O grande detalhe que faz toda diferença dentro do Pinterest é que quando você clica nas imagens que aparecem pode escolher visitar o local de onde essa imagem foi postada.
Ou seja, do mesmo jeito que o Google leva tráfego para blogs e lojas virtuais através de um link, as imagens no Pinterest também possuem links levando para vários locais diferentes, dependendo da estratégia que for adotada.
De pouco mais de um ano para cá, o Pinterest começou a ser explorado profissionalmente por vários empreendedores digitais, que acabaram descobrindo que ele é uma ótima fonte de tráfego orgânico.
Assim, se você ainda não sabe como usar o Pinterest dentro do seu negócio digital leia esse artigo até o final para ver as dicas que eu dou para conseguir tráfego qualificado e gratuito para suas páginas.
Como usar o Pinterest para vender produtos de afiliado
A primeira coisa que precisa saber é que o Pinterest tem nomenclaturas próprias, e saber quais são elas, é muito importante. Veja:
O nome da conta/perfil no Pinterest é board, que significa painel em inglês.
O nome dos posts é “pin”, que significa alfinete em inglês.
Aqui não estamos falando dos alfinetes de costura, mas sim daqueles com cabeça colorida e mais fortes que usamos para pregar papéis em quadros de avisos.
A visão primária do Pinterest é justamente essa, um painel onde podemos salvar todas as coisas que gostamos e deixa-las a mão sempre que precisarmos de inspiração.
O nome é uma contração da expressão “Pin it interests” que traduzido literalmente ficaria algo como “alfinete seus interesses” (ou prenda seus interesses).
Como falei lá em cima é possível levar o público para qualquer lugar da internet, inclusive direto para páginas de vendas de produtos que você promove como afiliado(a)
No caso, a plataforma aceita que se coloque links de afiliado desde que eles não passem por nenhum camuflador, redirecionador ou encurtador.
Isso quer dizer que você pode criar pins para um determinado produto, e usar o link inteiro de afiliado (aquele que está na plataforma de afiliados do produto), e colocar na sua imagem.
Mas CUIDADO: Não vá criar um board inteiro somente com links de afiliado que isso poderá bloquear seu perfil. Respeite a regra do 80/20 (80% de conteúdo e 20% de oferta) para não se prejudicar.
Como usar o Pinterest profissionalmente para fazer vendas e atrair pessoas
Você viu que é possível usar links de afiliado no Pinterest, certo?
Mas, também viu que é preciso ter cautela com a quantidade de links, ok?
Então como usar o Pinterest para aumentar suas vendas se existe um limite para colocar links de afiliado?
A resposta é simples: Use o Pinterest para negócios com uma estratégia de postagens que levem para outros lugares da sua estrutura de negócio.
O que eu quero dizer é que você pode criar artigos de conversão para os produtos e então promover esses artigos dentro do Pinterest.
Os links de afiliados estariam dentro do seu artigo, onde você fará um resumo do produto, exaltando suas qualidades, quebrando objeções das pessoas e deixando elas prontas para comprar.
Outra forma de geração de negócios no Pinterest é criar vídeos sobre o produto que está promovendo, e então fazer pins levando para esse vídeo dentro do canal.
Para quem trabalha com mini sites o Pinterest é perfeito, pois existem empreendedores que fazem vendas com mini sites que ainda não estão ranqueados, apenas usando a plataforma como geração de tráfego.
Veja um passo a passo de como vender no Pinterest para afiliados:
1 – Transforme sua conta em comercial
No Pinterest também temos a opção de conta pessoal e conta comercial.
Transformando sua conta em comercial terá acesso às métricas que a plataforma disponibiliza e poderá ver quais são seus pins que mais causam engajamento.
Usar os resultados das análises para melhorar os pins e replicar o que está dando certo é a melhor maneira de potencializar seus resultados.
2 – Crie conteúdo de qualidade
Sempre que fizer um vídeo ou artigo de conteúdo procure ajudar mesmo o público, tirando dúvidas e dando dicas gratuitas.
O conteúdo relevante é a melhor maneira de atrair tráfego para seu negócio, pois as pessoas estão cada vez mais espertas e não ligam para anúncios vazios e sem informações relevantes.
3 – Separe seu board
Dentro do Pinterest, categorias podem ser criadas nomeando pastas e subpastas com palavras chave do seu nicho de mercado.
Escolha as palavras chave mais relevantes para nomear suas pastas, e aí coloque o conteúdo correspondente dentro de cada uma.
Isso facilitará a navegação em seu board e também sinalizará positivamente para aparecer no resultado das buscas.
4 – Seja consistente
Para ter sucesso dentro do Pinterest, entrar uma vez por mês não vai adiantar.
É preciso ter consistência nas pinagens para seu board crescer e você mostrar para a plataforma que é um usuário ativo.
Quanto mais atividade houver no seu board, mais aumentará o alcance dos seus pins e isso atrairá muito tráfego orgânico para seu negócio.
5 – Crie vários pins
O ideal para alavancar bem suas páginas é criar pelo menos 5 pins diferentes para cada conteúdo.
Ou seja, sempre que criar um conteúdo novo você precisará criar 5 pins com imagens e títulos diferentes e colocar em seu board.
Aproveite para otimizar uma palavra chave diferente em cada pin, assim terá chance de aparecer para buscas diferentes dentro do Pinterest.
6 – Crie várias contas
É possível ter vários boards dentro do Pinterest, precisando apenas um e-mail diferente para criar cada perfil.
Isso é bom porque permite a possibilidade de trabalhar com vários nichos de mercado diferentes, sem misturar tudo em uma conta só, que ficaria estranho para ao público (imagine uma conta com pins de doces e de automóveis).
Da mesma forma que dá para trabalhar como afiliado construindo um perfil de nicho no Instagram, você pode fazer a mesma coisa no Pinterest.
O mais legal disso é que mesmo que você tenha contas em e-mails diferentes, dá para adicionar todas elas na aba de configurações, e assim ficará fácil mudar de uma para outra sem precisar logar no Pinterest a cada troca.
Porque usar o Pinterest em sua estratégia de marketing
Com certeza você já ouviu falar sobre SEO e sabe que é importantíssimo estar ranqueado na primeira página do Google para poder atrair pessoas para suas páginas.
Também deve ter ouvido falar que uma forma de ranquear mais rapidamente é tendo backlinks de qualidade apontando para suas páginas.
Pois bem, cada vez que você cria um pin dentro do Pinterest apontando para suas páginas, esse pin gera um backlink dentro de uma plataforma de autoridade alta (o Pinterest).
Cada vez que alguém salva um pin seu na pasta dele, cria outro backlink apontando para sua página.
Assim, se você criar pins virais, terá dezenas de links apontando para sua página, e isso fortalecerá para aparecer bem nas buscas realizadas dentro do Google.
Outro ponto muito importante é que o Pinterest é gratuito, você só pagará alguma coisa se fizer um anúncio patrocinado, senão poderá gerar tráfego para seu negócio sem gastar um centavo sequer (exceto seu tempo).
Para aprender como usar o Pinterest para afiliados do jeito certo recomendo conhecer o curso Pinterest Pro Afiliados da minha amiga e parceira de negócios Tatiane Faria.
É um curso completo ensinando passo a passo como usar o Pinterest para geração de tráfego orgânico para qualquer tipo de página, incluindo como bombar as redes sociais usando a plataforma.
Leia esse artigo para ver a review completa que eu faço do Curso da Tatiane Faria:
Pinterest Pro Afiliados – Aprenda vender TODO DIA sendo afiliado
E você? Já usa o Pinterest na sua estratégia de marketing? Conte nos comentários, vamos compartilhar conhecimento!
LEMBRE-SE: EMPREENDA para ter liberdade financeira!
Deixe um comentário