Achar um nicho de mercado lucrativo é a primeira tarefa que novos afiliados precisam realizar, para poder dar início em seus negócios.

Se você está chegando por aqui agora, saiba que nicho de mercado é um “pedaço” dentro de um mercado maior, e se trocar a palavra “mercado” por “assunto” fica mais fácil de entender.
Por exemplo, o mercado de “alimentação” abrange vários “nichos” como: “comida vegana”, “comida italiana”, “alimentos sem lactose”, etc.
Cada um desses nichos representa um determinado tipo de público (grupo de pessoas) que possuem características e “dores” (necessidades específicas).
No mercado de afiliados, existem vários nichos como: afiliado autoridade, afiliados de nicho, afiliados de produtos digitais, etc.
Alguns nichos podem ser divididos no que são chamados “micro-nichos” que são uma parte ainda menor que possui público com necessidades realmente especiais e diferenciadas.
Um exemplo pode ser o mercado de beleza, nicho de pele, onde existem produtos para cada tipo diferente como seca, mista, oleosa, madura, etc.
Cada tipo de pele constitui um “micro-nicho” dentro do nicho de beleza da pele, que está dentro do mercado maior de “beleza”.
Fazendo essa análise simples você consegue achar os diversos nichos que estão dentro dos inúmeros mercados de negócios que existem, e a partir disso consegue encontrar um bom nicho para trabalhar como afiliado.
Via de regra, os cursos ensinam procurar sempre nichos que sejam muito lucrativos.
Mas, é importante levar em conta a facilidade que você terá em trabalhar com um determinado assunto, pois isso fará toda diferença na hora de produzir conteúdo.
9 lugares inteligentes para procurar um nicho de mercado lucrativo
Entendendo o que é nicho de mercado, veja abaixo 9 locais seguros onde você pode encontrar assuntos variados para trabalhar, divulgando produtos como afiliado:
1 – Plataformas de afiliados
O primeiro local que todo afiliado iniciante procura por um nicho para trabalhar é justamente as plataformas de produtos.
Muitas vezes a busca por um produto que esteja vendendo bem é que leva à escolha do nicho, e assim o afiliado acaba “matando” dois coelhos de uma vez, acha o assunto e o produto que será o foco de seu negócio.
Para encontrar bons nichos nas plataformas, dê uma olhada nos produtos que estão vendendo mais, as vendas normalmente indicam algo que está em alta, ou um produto que realmente atende as necessidades do público.
Além de olhar o volume de vendas, também dê uma olhada nos produtos que possuem melhores avaliações dos clientes, às vezes esses produtos não são os mais vendidos, mas são os que agradam mais as pessoas.
2 – Redes Sociais
Outro local interessante para achar um nicho de mercado lucrativo é qualquer uma das redes sociais.
Entre em alguma delas e veja quais são os conteúdos que aparecem primeiro no seu feed (incluindo os anúncios).
Se alguém está postando conteúdo nas redes sociais é porque existe um público interessado e isso é um indicativo de um possível nicho de mercado rentável.
Invista um tempo para olhar no Instagram, Tiktok, Youtube, Facebook, e Twitter.
3 – Suas próprias “dores”
Fazer uma lista das suas próprias “dores”, ou problemas, também é um jeito de achar um nicho rentável.
Às vezes temos coisas que gostaríamos de ver resolvidas, mas nem pensamos muito nisso até a hora que nos deparamos com algum produto novo, ou uma postagem na rede social.
Quais são as suas necessidades que gostaria de ver resolvidas de forma simples?
Seu nicho de mercado lucrativo pode estar dentro dessa lista!
4 – Assuntos que já domina
Outro local para encontrar um nicho lucrativo é fazer uma nova lista, mas agora dos assuntos que você já conhece, ou tem bastante experiência.
Existe alguma coisa que você sabe fazer muito bem, que outras pessoas pagariam para aprender?
Se sim, dê uma pesquisada para ver se já existe algum produto, e se não existir, poderia até ser uma deixa para criar seu próprio, e invés de trabalhar como afiliado ser infoprodutor.
Trabalhar com assuntos que você já conhece facilita, e muito, a produção de conteúdo, pois diminuirá bastante o tempo de pesquisa na internet.
5 – Coisas que gostaria de aprender
Você também pode achar um nicho de mercado lucrativo buscando dentre os assuntos que você gostaria muito de aprender.
Por exemplo, você quer aprender tocar violão, de repente divulgar um curso de violão pode ser uma boa ideia tanto para ganhar dinheiro como afiliado, mas também para começar estudar o instrumento.
Muitas pessoas começam em um nicho apenas porque querem aprender sobre aquele assunto, e acabam resolvendo duas necessidades de uma só vez (achar um nicho e também aprender sobre ele).
6 – “Dores” de quem você conhece
Será que em sua família, ou no grupo de amigos, tem algum tipo de dor/necessidade que valeria a pena divulgar um produto como afiliado?
Faça essa pesquisa, pois muitos afiliados fazem sua primeira venda oferecendo produtos para pessoas conhecidas, gente que eles sabem que teriam interesse em adquirir o que estão divulgando.
De repente tem alguém perto de você louco para resolver um determinado problema, e você sabe que tem um produto para isso, e aí pronto, você acha seu nicho de mercado e até já tem clientes potenciais para vender!
7 – Anúncios pagos
Um grande indicativo de nicho de mercado lucrativo é a existência de anúncios pagos para os produtos.
Se não existisse um público pagante interessado, ninguém investiria dinheiro em propaganda paga, nem na internet (google), nem nas redes sociais.
Veja bem os anúncios que estão sendo veiculados, pesquise pelos assuntos e pelos produtos e veja se vale a pena trabalhar nesses mercados.
8 – Pinterest
Um outro local muito bom para encontrar nichos rentáveis é a plataforma Pinterest.
Com o uso do Pinterest para negócios e também com a possibilidade de anunciar dentro da plataforma, uma pesquisa básica por coisas do seu interesse pode apontar se um determinado nicho é viável, ou não.
Lembrando que o Pinterest não é uma rede social, mas um híbrido de mecanismo de busca e redes sociais, assim é uma vitrine muito interessante para encontrar nichos lucrativos.
9 – Google Trends
A última dica de local para encontrar um nicho de mercado lucrativo é o Google Trends, que é um segmento do Google onde podemos achar tendências de mercados e assuntos.
Entre lá e pesquise pela palavra que você quiser e aparecerá a tendência desse assunto nos últimos anos e também uma projeção se estará em evidência por um próximo período.
Dica EXTRA
Das 9 dicas acima você pode fazer uma pesquisa “combinada” para achar seu nicho de mercado rentável.
Por exemplo, ver quais são os assuntos dos anúncios pagos e então entrar nas plataformas de afiliados e ver quais são os produtos voltados para esses nichos.
Pegar assuntos que estão sendo muito discutidos nas redes sociais e pesquisar no Google Trends para ver a evolução do assunto, e depois nas plataformas para ver se existem produtos relacionados.
Fazer uma pesquisa básica no Google e depois a mesma pesquisa no Pinterest para ver como as pessoas estão criando conteúdo para o assunto em questão.
Olhar as plataformas de afiliados e depois pesquisar no Google e no Pinterest para ver se já existe muito conteúdo e anúncios para o produto, assim terá uma noção de como está a concorrência nesse nicho.
É importante lembrar que existem nichos que são “eternos”, ou seja, sempre estarão em foco por se tratar de assuntos com “dores” permanentes (como por exemplo nicho de maternidade, relacionamentos, TCC, finanças, etc).
Alguns nichos são lucrativos apenas em determinadas épocas do ano como chocolate na páscoa, panetone e biscoitos no natal, personalizados de dia das mães e dos pais, volta às aulas, etc.
Se você trabalha como afiliado e ainda não sabe produzir conteúdo para vender na internet CONHEÇA meu e-book “Segredos dos Artigos que Vendem” e DOMINE a escrita persuasiva, de uma vez por todas!
Desejo que esse artigo falando sobre como encontrar um nicho de mercado lucrativo ajude você escolher um assunto legal para começar um negócio de sucesso na internet.
E você? Já escolheu o nicho de mercado que deseja trabalhar? Conte nos comentários, vamos compartilhar conhecimento!
Lembre-se SEMPRE: EMPREENDA para ter liberdade financeira!
Deixe um comentário