google

APRENDA escrever ARTIGOS que VENDEM todos os dias!

Quero APRENDER!

Pensar fora da caixa é o SEGREDO do sucesso no empreendedorismo

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por marketing

Espalhe o conteúdo!

O significado da expressão pensar fora da caixa é pensar diferente da maioria das pessoas, é pensar em soluções novas para os problemas/desafios, é ir na contra mão da forma como a maioria pensa e age.

pensar-fora-da-caixa

Sem dúvida, nos dias atuais esse conceito extremamente batido, que já virou um chavão repetido em todos os segmentos, é o pilar principal para quem deseja trabalhar em casa em um negócio próprio.

E, muitas pessoas ao lerem a frase acima podem torcer o nariz, pois acreditam que essa seja apenas mais uma “moda” que passará logo e que não precisam se preocupar com esse conceito agora.

Pois bem, em um mundo cada vez mais globalizado, onde é possível ganhar dinheiro na internet, onde milhões de pessoas estão empreendendo em vários segmentos, quem não sair da zona de conforto ficará para trás. E ponto.

É exatamente isso que a “caixa” representa: a zona de conforto de cada um, ou o fato de sempre pensarmos igual às outras pessoas apenas porque queremos ser aceitos em um grupo social.

Se você faz sempre as mesmas coisas, com certeza recolhe os mesmos resultados e, se não mudar absolutamente nada em suas ações continuará sempre nesse nível, enquanto outros se destacam.

Se você está lendo esse texto, com certeza, é um empreendedor, ou alguém que pensa em construir um negócio próprio, saiba que é preciso uma mentalidade diferenciada para ser seu próprio patrão.

Trabalhar por conta própria é, por si só, uma forma de pensar fora da caixa em um país onde a carteira de trabalho assinada ainda significa “segurança”.

Infelizmente a maioria das pessoas se depara com esse conceito em um momento ruim da vida, geralmente quando ficam sem a “segurança” do emprego, e precisam fazer alguma coisa para sobreviver.

É nessa hora que a vida separa os fortes dos fracos. Quando nossa sobrevivência está em jogo, nos vemos obrigatoriamente tendo que “pensar fora da caixa” para fazer o dinheiro necessário para a vida.

Nesse momento você pode optar por ser uma vítima do sistema, do patrão ingrato e ambicioso, da crise do país, ou pode arregaçar as mangas e começar a procurar uma solução, ao invés de perpetuar o problema.

Pensar fora da caixa significa encontrar maneiras de vencer apesar do sistema corrupto, do patrão ambicioso e da crise no país.

Assim, podemos resumir o conceito dessa expressão como sendo a capacidade de “se reinventar” para transpor obstáculos e se sobressair da multidão.

A importância de pensar fora da caixa para seu negócio próprio

Quando resolvemos trabalhar por conta própria, todo um mundo de novidades se abre à nossa frente.

São novos conceitos, novas formas de agir, novas necessidades que muitas vezes nos fazem querer voltar para o mundo corporativo com um carimbo na carteira de trabalho.

Falo isso, porque muitas pessoas chegam no marketing digital com uma impressão de que as coisas acontecem por mágica, e isso é uma mentira deslavada, uma forma apenas de ativar gatilhos mentais.

Seja qual for sua forma de trabalho (afiliado, e-commerce, blog), você vai TRABALHAR MUITO antes de chegar naquele ponto de trabalhar de frente para o mar com o notebook no colo (cá entre nós deve ser bem incômodo isso).

E diante dessa pilha de trabalho você pode desistir (pesquisas mostram que de cada 10 novos blogs que surgem, 8 não chegam ao primeiro ano de vida), ou pode mudar a sua mente para encarar esses desafios de forma mais prática.

Aqui, o pensar fora da caixa significa ter uma mentalidade aberta para novas oportunidades, novas soluções, novas parcerias, para encontrar uma maneira de executar as ações que levarão ao sucesso.

A eterna analogia do “chorar, ou vender lenços” é uma ilustração muito pertinente a esse bordão do mundo atual.

Dentro do mercado de afiliados existem aqueles que vendem todos os dias e aqueles que estão sempre buscando maneiras para fazer isso, e que continuarão buscando se não pensarem mais abertamente.

O pensamento mais aberto precisa existir desde a hora de escolher um nicho de mercado, até o momento de criar um anúncio para promover um produto.

Os resultados de “pensar fora da caixa” são tão surpreendentes que pessoas que defendem abertamente essa filosofia possuem milhões de seguidores.

Isso acontece porque todo mundo está percebendo que ter mentalidade mais aberta é um caminho curto e certeiro para ter mais sucesso em tudo na vida.

Um exemplo muito prático disso na sua vida e no seu negócio é lembrar do que ouviu de seus familiares, amigos e pessoas próximas quando contou a eles que iria trabalhar em casa pela internet.

Tenho certeza que as respostas não foram muito animadoras (na maioria dos casos), e que na verdade sentiu vontade de abandonar tudo e seguir com a “manada” (daí a expressão “vida de gado”).

A importância de pensar fora da caixa pode ser a diferença entre viver uma vida plena, ou ficar para sempre preso nas diversas “caixas” que constituem nossa vida (a caixa do emprego, da família, do grupo de amigos, etc).

Se você assistiu Matrix com certeza se lembra da mulher de vermelho no meio de várias pessoas vestidas com cores escuras, indo contra o padrão, as regras.

Essa também pode ser uma simbologia para ser diferente, para chamar mais atenção, para criar coisas que impactem a vida das pessoas, para ter sucesso e ser feliz.

6 dicas para criar uma mentalidade mais adequada ao mundo de hoje

Você já deve ter percebido que esse clichê “pensar fora da caixa” faz e fará parte do mundo por muito tempo, então pode ser um bom momento para começar a praticar isso.

Veja abaixo 6 dicas que ajudarão a expandir sua mente para a vida mais plena.

1 – Leia mais

Para alguns isso pode ser um martírio e é por isso que hoje em dia existem muitos canais no Youtube que disponibilizam áudios de livros e publicações.

Seja qual for sua área de atuação é importante ler sobre absolutamente TUDO, desde culinária até aspectos intrincados de psicologia, pois quanto mais sabemos, mais expandimos nossa mente e começamos a ver o mundo maior e mais colorido.

Minha avó de 102 anos, que era índia, dizia para os filhos (incluindo minha mãe): “Estudem, porque o saber não ocupa lugar”.

E Einstein já disse: “Uma mente que expande, jamais volta ao seu tamanho original”.

Então, leia, leia, leia, sobre todos os assuntos, leia várias vezes o mesmo livro, porque a cada leitura sua mente aprenderá um novo ensinamento.

2 – Preste atenção nos seus sentimentos

Sempre que for apresentado(a) a algum novo conceito preste atenção como se sente.

Apesar de que pensar fora da caixa significa ser mais aberto, é importante não violar como você se sente com determinados assuntos.

Então, sempre que ler/ouvir uma coisa nova que aparentemente vai contra o que pensa e acredita, dê um tempo, respire, feche o livro/documento e torne a examinar isso depois.

Nos tempos atuais com tanta inversão de alguns valores é importante entender os novos processos para não cair nos ramos da intransigência.

Conhecimento é liberdade em todos os sentidos, então antes de ir contra alguma coisa, entenda os processos, e somente se sentir-se realmente bem com o assunto, aprofunde ou apenas deixe passar.

3 – Sempre faça perguntas

O melhor exercício para expandir a mente é explorar os assuntos.

Muitos amigos me chamam de “Helena primeira coisa” porque eu sempre quero saber quem foi o primeiro a fazer tudo.

E esses questionamentos vêm do nada. Quando ainda não tinha isso de “Googlar” (é parece que virou verbo isso), era mais complicado responder minhas perguntas, mas agora está bem mais fácil.

E, com certeza, essa minha mania me leva a conseguir escrever para qualquer tipo de assunto em meu trabalho.

Já escrevi para blogs de saúde, beleza, religião, tecnologia, e percebo que cada vez mais minha mente se expande para coisas novas, e isso dá muita energia e vontade de seguir em frente.

Então, sempre que encontrar um novo conceito, questione. De onde veio isso? Quem disse isso? Quando isso aconteceu? É mesmo verdade?

E, nos dias de hoje, com tantas notícias falsas circulando por aí, é importante fazer isso cada vez mais, para não espalhar notícias fake e também para não perder sua credibilidade perante seu público.

4 – Faça exercícios do seu mundo ideal

O especialista em produtividade e performance Wendell Carvalho indica que devemos ter na nossa imaginação e planos uma “ilha” com nossos desejos de vida para um prazo de 20 anos.

Esse é um dos exercícios que ele ensina para melhorar a produtividade, já que essa “ilha” nos impulsiona a fazer o que temos que fazer para chegar lá.

Todos os dias eu tiro 10 minutos para pensar no meu mundo ideal. E não coloquei nenhum prazo nele, tudo acontece ao mesmo tempo, junto e misturado, e isso só faz expandir meus horizontes.

Imaginar como estou muito melhor hoje do que há 10 anos é uma forma de colocar os pés no chão e entender que toda meta precisa de um ciclo de produção, e procuro não me perder para estar bem melhor daqui 10 anos.

Exercitar a mente com possibilidades é uma forma poderosa de eliminar crenças limitantes que podem travar o sucesso.

Muitas das nossas crenças vieram dos nossos pais e avós, e quando nos permitimos “pensar fora da caixa” sobre esses conceitos estamos ajudando a melhorar nossa experiência de vida. 

5 – Não se prenda a rótulos

Hoje em dia estamos no mundo mimimi. Vivemos uma infinidade de rótulos, se alguém gosta de rosa e defende isso logo é bombardeado pelos que gostam de azul (com direito a manifestação e tudo) e vice versa.

É importante não se ligar em rótulos, não rotular nada, não aceitar que coloquem rótulos em você.

Quando você recebe um rótulo acredita piamente naquilo e dependendo do que seja, pode ser muito prejudicial para seu crescimento como empreendedor(a), e como pessoa.

Nunca esqueço a história da empreendedora Karyne Otto que faliu e fracassou em vários negócios antes de “acertar a mão” no marketing digital.

Se ela tivesse aceitado o rótulo de “mão podre” para negócios, provavelmente hoje estaria vivendo uma vida mediana, trabalhando em alguma empresa, com um salário mediano, e completamente infeliz.

Então, sempre que alguém disser que você é isso, ou aquilo, não assuma como verdade absoluta, acredite em você, saiba que a única pessoa que pode impedir seu sucesso é você mesmo.

E, aprender e conseguir não rotular os outros, principalmente os que pensam diferente de nós, é um exercício de resiliência e amor ao próximo, uma coisa que todo mundo precisa ter para viver melhor e deixar os outros viverem também.

Quando você rotula limita o outro, e quando se permite ser rotulado limita sua capacidade, pois acredita que existe uma barreira para o sucesso.

6 – Extraia apenas o melhor de tudo  

Essa dica vale para tudo na vida.

Negócios, relacionamentos, carreira, vida social, enfim tudo. E, se pensarmos bem, ela é a base do “pensar fora da caixa”, pois a maioria das pessoas sempre enxergam primeiro o negativo.

Preste atenção que as pessoas de sucesso, as que realmente realizam coisas incríveis, sempre olham para o lado bom de tudo (e acredite que até nas maiores catástrofes existe algo bom para alguém).

Já é um padrão da humanidade dar atenção ao negativo, prestar atenção nas notícias ruins, espalhar boatos que alarmam e tiram a esperança.

É como se vivêssemos em um mundo maléfico, como se não houvesse para onde correr, e todos os dias vejo esse tipo de notícia sendo espalhado nas redes sociais (um dos motivos de ir bem pouco ao facebook).

A energia criada com essa prática é péssima para a saúde, para os negócios, para a vida, então sempre pense no lado bom dos acontecimentos, sejam eles quais forem.

Focar no positivo fará sua mente sempre buscar soluções boas e inovadoras para os desafios, sem se deixar abater com o impacto dos problemas que podem surgir (quanto mais positivo, menor o tamanho do obstáculo).

Lembre-se: VOCÊ é o CRIADOR da sua vida, então é bom prestar atenção no que pensa, no que sente e no que espalha para o mundo.

Bom, essas foram minhas dicas para quem deseja começar a pensar fora da caixa, eu tento praticar tudo isso sempre, porque já percebi que quanto mais aprendo, tenho mais chance de realizar coisas melhores e maiores, para mim e para o mundo!

E você? Tem o hábito de explorar as diferentes faces dos assuntos? Conte nos comentários, vamos compartilhar conhecimento!

Muita luz, paz e sucesso!

Espalhe o conteúdo!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.