Chamamos de erros do cérebro, todo pensamento que leva a uma ação que pode atrapalhar, bloquear e sabotar o desenvolvimento da nossa vida.
É um processo interno bem complexo que envolve nossa mente subconsciente, que é onde estão guardadas as memórias de todas as nossas vidas passadas, incluindo a atual.
E quando eu falo TODAS vidas passadas, quero dizer desde o nosso nascimento primordial como Centelhas Divinas.
Por exemplo, se em alguma existência nós vivemos em outro planeta (é possível), nosso subconsciente tem essa memória, e é por isso que para muitas pessoas essa coisa de extraterrestres é absolutamente normal.
Com todas essas memórias, o papel do subconsciente é nos proteger, por isso ele sempre envia lembranças de eventos passados, nos avisando de possíveis “armadilhas”, mas que na verdade, em sua maioria, são apenas “medos” e crenças limitantes.
É CLARO que existem os perigos reais da nossa vida, porém na maior parte das vezes, nós agimos com base nas memórias que estão no subconsciente, e que nós nem sabemos/lembramos, de onde elas vêm, ou quais são essas memórias.
Assim, passamos de 95 a 98% da nossa vida agindo com base em dados que estão escondidos na nossa mente e que, muitas vezes nos fazem bloquear nossas capacidades, apenas porque a mente precisa nos proteger de ameaças.
Por exemplo, se em alguma vida você tentou ter um negócio próprio e não deu certo, provavelmente agora quando pensa nisso novamente já recebe um aviso de “não vai dar certo”, que você nem sabe de onde está vindo.
Geralmente, essas informações vêm na forma de pensamentos aleatórios, lembranças de parentes que fracassaram, e você acaba desistindo da empreitada, impedindo de avançar e ter sucesso, onde outros falharam.
Napoleon Hill disse uma vez, “A razão pela qual o homem é o mestre de seu próprio destino é porque ele tem o poder de influenciar sua própria mente subconsciente”.
Sua mente subconsciente é uma coisa engraçada. De um lado ela deseja o melhor para você, e do outro, essa definição de “melhor” muitas vezes é o que leva a autosabotagem.
Veja, seu cérebro está na mesma missão que tinha para proteger seus ancestrais que lutavam com tigres-dente-de-sabre e se escondiam em cavernas para se manterem aquecidos.
Ele deseja manter você o mais seguro possível, mesmo que isso signifique tomar riscos que eventualmente bloquearão seu sucesso.
A mente subconsciente não se importa se você passar a vida inteira na chamada zona de conforto.
Ela estará completamente feliz se você nunca se desafiar, ou dizer sim para aquele emprego dos sonhos em algum lugar exótico, fazer aquele investimento que seu corretor está dizendo para fazer, ou fazer ginástica 4 vezes por semana para ter um corpo sarado.
Para a mente subconsciente todas essas coisas são “armadilhas” para sua segurança, assim como os tigres-dente-de-sabre eram para seus ancestrais.
Veja abaixo, 5 erros do cérebro que a mente subconsciente comete para proteger você, e também algumas dicas de como evitar que isso aconteça e você possa ser mais bem sucedido e pare de sentir fracassado(a):
5 erros do cérebro que podem causar o fracasso na sua vida
Veja abaixo os principais “erros” que nossa mente comete tentando realizar a tarefa de nos proteger de TUDO que se apresentar como ameaça à nossa vida.
1 – Sua mente não permite que você questione suas próprias crenças
Você já reparou que sempre que entra no seu perfil do Facebook quase tudo que vê são reflexos de seus interesses, crenças e pessoas que gosta?
Isso acontece porque o Facebook possui um algoritmo para te mostrar conteúdo que ele acredita que você vá gostar.
Sua mente subconsciente faz exatamente a mesma coisa na sua vida, desenhando as suas opiniões, pessoas e locais que combinam com seu próprio sistema de crenças.
O problema? É que isso também bloqueia qualquer coisa que seja considerada armadilha para sua visão de mundo, o que impede você de descobrir perspectivas diferentes sobre a vida, o trabalho, o amor e todas as coisas que considera importantes, mantendo você preso em uma restrita “bolha de realidade”.
Esse é um dos erros do cérebro mais danoso, pois cria a mentalidade de “rebanho”, onde você acaba pensando e agindo como todas as outras pessoas, sem questionar se isso está certo, ou errado.
SOLUÇÃO: Faça um esforço CONSCIENTE para se manter rodeado de opiniões e pessoas variadas, e esteja sempre aberto(a) para superar suas próprias crenças sempre que isso for a favor de seus maiores desejos.
2 – Sua mente deixa você preguiçoso(a)
Outro dos erros do cérebro muito comum é que sua mente subconsciente leva você a procrastinação, a não terminar o que começa, a criar estereótipos para pessoas e situações sem nem ao menos pensar no que está fazendo.
Existem muitas maneiras que a mente usa para criar atalhos na tentativa de economizar energia na realização de tarefas, mas isso acaba influenciando nos resultados do que realmente é bom para sua vida.
Na tentativa de economizar energia, seu cérebro também rouba de você a oportunidade de maximizar sua produtividade, aprender novas coisas, entender as outras pessoas de uma forma mais profunda, e trabalhar com algo que realmente te deixe orgulhoso(a) – ao invés de apenas sobreviver.
SOLUÇÃO: Crie sistemas que estimulem a mente subconsciente evitar pegar atalhos.
Experimente se dar uma recompensa quando termina alguma tarefa, pratique rituais diários para evitar a procrastinação.
Enquanto você fizer isso, sua mente criará novos caminhos neurais para seus comportamentos mais desejados, deixando essas ações mais fortalecidas com o passar do tempo.
3 – Sua mente culpará qualquer um, MENOS você
Outro dos erros do cérebro muito comum, é que sempre será difícil admitir a própria culpa em qualquer evento. Porquê?
Porque isso forçará a se ver de forma honesta derrubando os aspectos do ego negativo, e ajustando seu comportamento, ou suas crenças, para não cometer o mesmo erro novamente.
Seu cérebro não quer gastar energia com todas essas mudanças e sempre vai preferir apontar o erro para outra pessoa, situação ou evento externo, como causa do que ocorreu.
Assim, você poderá lavar as mãos e dizer “Isso não é minha culpa”, sem questionar suas crenças e comportamentos fazendo a mente gastar energia.
SOLUÇÃO: Lembre-se constantemente que cometer erros é normal e que de vez em quando haverão obstáculos para enfrentar na busca da sua melhor versão.
Cometer erros não tira seu poder, o que tira seu poder é quando você lida com os erros de uma forma negativa.
Como eu sempre falo aqui no blog, não existe NADA externo a você que possa criar dentro da sua experiência, assim a RESPONSABILIDADE (não culpa) de tudo que ocorre em sua vida é exclusivamente SUA.
4 – Sua mente te prende em tarefas insignificantes
A maioria dos coachs de produtividade ensina que o segredo de ser muito produtivo é começar o dia fazendo as tarefas que são mais desafiadoras e difíceis.
Por outro lado, sua mente subconsciente faz o oposto, que é favorecer as tarefas mais fáceis, e também menos importantes.
Esse é um dos erros do cérebro tão comum, que caímos a todo instante no desejo de fazer primeiro o mais fácil, e nem percebemos que gastamos muito tempo com isso, e quando percebemos o que era importante realmente, não foi realizado.
Com isso você acaba não dando telefonemas importantes, não faz aquela apresentação que te levará para uma promoção de cargo, e nem sabe porque não fez essas coisas todas, e ainda repete esse comportamento dia após dia.
SOLUÇÃO: Sempre que realizar uma tarefa importante rapidamente, mantenha na mente a sensação maravilhosa de dever cumprido e que durante o resto do dia poderá fazer coisas mais amenas.
Para se motivar a encarar primeiro o que é mais desafiador faça o que eu disse no item 2 e se dê uma recompensa sempre que conseguir se superar.
Sua mente subconsciente é muito esperta (ACREDITE, ela É), e por isso é importante usar o maior número de ferramentas disponíveis para evitar cair no “piloto automático” e viver uma vida “mais ou menos”, ao invés de uma vida extraordinária.
5 – Sua mente reviverá os eventos passados sempre que possível
Lembra que falei lá em cima que a mente subconsciente guarda TODAS as informações das vidas que você já viveu?
Pois é! A partir dessas memórias, a mente sempre fará com que você reviva algum evento, alguma emoção, ou algum sentimento como prova de que aquela nova coisa, que você quer fazer, não vai dar certo.
Veja, ela sempre vai tentar te desencorajar para economizar energia em ações e pensamentos que você eventualmente teria para planejar algo novo, ou simplesmente para analisar o porquê de estar pensando daquela forma.
Se você vem de uma criação com crenças limitantes fortes sobre dinheiro, com certeza sempre achará que é difícil ter dinheiro, porque sua mente trará essas memórias que, possivelmente, nem são suas, pois vieram da crença de seus pais.
É por causa das memórias erradas, que a mente subconsciente traz, que muitas pessoas ficam marcando passo na vida, desistem de seus maiores sonhos e não conseguem explicar porque escolhem determinadas coisas.
SOLUÇÃO: Pratique Ho’oponopono TODOS os dias para limpar os padrões negativos da sua mente subconsciente.
Já falei várias vezes aqui no blog, que essa é a melhor forma de se livrar das memórias erradas do ego negativo e começar a agir e escolher a partir do estado zero que é onde habita nossa Centelha Divina.
Quando você age a partir das inspirações da Centelha TUDO se transforma, pois as coisas ficam mais fáceis, e muitas vezes você nem precisará fazer absolutamente nada em algumas questões, pois a Centelha resolverá tudo da melhor forma e pelo caminho da menor resistência.
Se você quer viver uma vida extraordinária, PRECISA eliminar os pensamentos e memórias negativas do subconsciente e evitar que esses erros inocentes do cérebro ocorram em sua vida.
Desejo que esse artigo sobre os erros do cérebro mais comuns, te ajude a entender melhor como sua mente funciona como fazer para não cair nessas armadilhas do ego negativo.
E você? Já percebeu alguns desses padrões no seu dia a dia? Conte nos comentários, vamos compartilhar conhecimento!
Lembre-se SEMPRE: VOCÊ TEM PODER!
Deixe um comentário