Ter um estilo de vida holístico é a grande busca que muitas pessoas estão fazendo atualmente, afim de ter mais saúde e fugir do ritmo caótico que o mundo tridimensional (nossa vida física) impõe.
Porém, justamente por conta de como o mundo está, e como a sociedade julga quem não segue os padrões, ter uma vida mais leve e saudável pode até ser visto como uma blasfêmia, ou uma utopia inalcançável.
Desde quando levantamos da cama, nos colocamos em um rodamoinho sem fim de tarefas, compromissos, correrias, e com isso não percebemos que colocamos nossa saúde em risco.
É verdade! A correria do mundo moderno faz as pessoas viverem em constante ansiedade, depressão e estresse, emoções que derramam litros e litros de cortisol na corrente sanguínea, o hormônio do estresse.
Quanto mais cortisol no sangue mais ficamos à mercê de doenças, que em médio e longo prazo se tornam crônicas, pois o corpo vai perdendo a capacidade natural de SE curar, ficando constantemente em modo de sobrevivência.
Ou seja, o estresse que você NÃO cuida hoje, pode se transformar no tumor maligno de amanhã.
Já é comprovado cientificamente que as doenças são causadas pelos nossos pensamentos, nos anos 50/60 José Silva já ensinava sobre o poder da mente para curar doenças, através de meditação e técnicas de auto-hipnose.
Naquela época ele dizia que 90% das doenças eram causadas pela mente, hoje, depois dos estudos e constantes avanços da ciência, já sabemos que mais de 98% das doenças são somatizadas, ou seja, não são mesmo físicas, mas sim um reflexo da saúde mental e emocional do paciente.
Partindo desse princípio podemos dizer seguramente que se nós conseguirmos MUDAR nossos pensamentos para mais positivos, ocasionamos emoções mais felizes, e com isso nosso corpo físico responderá positivamente a esse padrão melhorado de energia.
Muitas são as técnicas existentes para o tratamento de doenças de forma não invasiva, utilizando apenas o relaxamento, meditação, terapias energéticas como EFT, Reiki, e até mesmo o Ho’oponopono.
Mas, se as doenças são causadas pela nossa mente, por que então isso não é disseminado aos quatro cantos do mundo, por que não ouvimos falar sobre isso nas notícias do horário nobre?
Porque, infelizmente, existe toda uma indústria bilionária que depende que os seres humanos fiquem doentes, para poderem gastar com remédios, procedimentos cirúrgicos, e toda sorte de drogas e tratamentos que se possa imaginar.
PIOR, tudo isso acaba não curando a doença em si, apenas dá uma melhorada nos sintomas, e o ciclo vai se repetindo até que a pessoa desencarne de uma vez.
Justamente por causa desse ciclo é que profissionais de saúde e estudiosos como o Dr. Joe Dispenza, Dr. Deepak Chopra, Dr. Bruce Lipton, se empenham em estudar e descobrir cada vez mais COMO podemos fazer o cérebro curar nosso corpo.
E, é a partir desses estudos atuais e também de várias práticas que eram habituais nas civilizações antigas que se chegou a um “modelo” mais saudável de vida, o modo holístico.
O que quer dizer HOLÍSTICO?
A palavra tem origem no termo grego “holos” que significa TODO.
Ou seja, ter um estilo de vida holístico é quando colocamos nossa mente para pensar de uma forma AMPLA sobre todos os aspectos da vida, levando em conta TODOS os ângulos: material, mental e espiritual.
É possível trazer esse conceito para TODAS as áreas da vida, relacionamentos, carreira, finanças, saúde, amizades, esportes, alimentação, enfim para tudo mesmo.
E, conforme vamos nos habituando a entender que somos seres VIBRACIONAIS mais conseguimos colocar nossa mente e nossas emoções a favor da nossa saúde.
Isso vai muito além de não comer gorduras e frequentar a academia, é um movimento que vem de DENTRO para fora, ou seja, é preciso fazer uma mudança mental, afim de produzir os resultados na matéria.
O que É ter um estilo de vida holístico?
Como falei acima, é passar a considerar não apenas o aspecto físico (o resultado), mas também os aspectos que são as verdadeiras CAUSAS dos eventos que criamos na nossa vida diariamente.
Assim, é você considerar que seu organismo funcionará melhor se não comer muita gordura, ou que fará bem para seu emocional não entrar em brigas no trânsito, e que tomar um suco natural é muito mais saudável que uma dose de uísque.
Mas, tudo isso não porque as pessoas dizem para fazer, mas porque você ENTENDE a relação entre sua mente, seu corpo e seu espírito e SABE que a partir de escolhas melhores, sua vida INTEIRA melhorará.
7 Dicas práticas para usar a holística como base do dia a dia
Veja abaixo, 7 dicas que você pode incorporar na sua rotina diária para ter uma vida muito mais saudável e feliz. Vamos lá?
1 – APRENDA e USE formas de administrar e diminuir o estresse
Se você ler os livros do Dr. Joe Dispenza, como eu sempre recomendo que faça, perceberá que ele sempre está falando dos perigos dos hormônios do estresse.
Isso porque como nossa saúde vem de dentro para fora, todo tipo de energia negativa é um veneno perigoso para o organismo.
Como falei lá em cima, estar constantemente no estado de “sobrevivência”, ocasiona o enfraquecimento das células, a baixa da imunidade, deixando você aberto a todo tipo de doença que existe.
Algumas formas eficazes de diminuir o estresse são a meditação e os exercícios de visualização.
Veja, que nos dois casos o intuito é BAIXAR o ruído da mente, diminuir o fluxo de pensamentos que ocasionam o estresse, pois somente assim você conseguirá se conectar com a Centelha Divina, que os cientistas chamam de “campo unificado de energia”.
Se conectar com esse campo é estar ligado diretamente com a energia pura da fonte criadora, e permitir que sua mente se refaça em caminhos saudáveis de bem estar e amor incondicional.
Se você vive ansioso, estressado, é importante começar fazer algo para diminuir esses estados, afim de acalmar a mente e mudar o fluxo de químicos negativos na corrente sanguínea.
2 – Pratique exercícios regularmente
Não estou falando aqui para você começar a frequentar uma academia todos os dias e ficar puxando ferros, uma simples caminhada de 20 minutos de 3 a 4 vezes na semana já será suficiente.
O intuito da prática de exercícios dentro de um estilo de vida holístico é que além de você movimentar e manter saudáveis seus músculos, ainda terá os benefícios de todos hormônios do bem que são derramados no sangue, como a serotonina e a dopamina que são relaxantes naturais para o organismo.
A perda de peso e melhora na forma física são, na verdade, bônus que nosso corpo recebe ao praticar exercícios regularmente.
No livro “Como ser sobrenatural”, o Dr. Joe Dispenza indica, inclusive, uma meditação para fazer enquanto caminha, ou seja, você junta duas práticas em uma só.
No Youtube, existem canais que possuem essas meditações do Dr. Joe, procure, crie sua playlist e vá caminhar meditando.
3 – Cuidados com a alimentação
Se você entendeu bem o conceito de holístico, já sabe que aqui não estou falando apenas de diminuir drasticamente o consumo de produtos industrializados que estão cheio de químicos venenosos.
Nossa alimentação começa dentro da mente, ou seja, precisamos aprender ter uma relação mais saudável com a comida, sem ver a comida como uma punição, ou uma forma de amenizar alguma emoção não trabalhada.
Muitas pessoas que fazem dietas restritivas não conseguem eliminar peso apenas porque não tratam a parte “mental” da alimentação, tentando apenas inibir o consumo de certos alimentos, mas sem perceber que esse consumo está relacionado com as necessidades que o corpo tem.
É por isso que muitos programas de emagrecimento atuais possuem um “módulo” falando sobre autoestima e autoconhecimento, pois a comida terá um efeito diferente se a parte mental-emocional estiver saudável.
Quando você cuida da parte mental e espiritual (sua conexão com a Centelha Divina), passa a ter condições de fazer escolhas melhores de alimentos, e isso será um processo natural.
A própria Louise Hay em seu livro “Você pode curar sua vida”, fala que a escolha por alimentos mais saudáveis é um processo natural quando nossa mente e nossas emoções estão equilibradas.
Assim, se você precisa perder peso, ou se tem dificuldade de abandonar o fast food, fazer uma jornada de autoconhecimento (item 7) e seguir o caminho do autoamor, é a melhor forma de conseguir mudar esses hábitos.
Uma prática que ajuda bastante a desenvolver e ter um estilo de vida holístico na alimentação, é conhecer mais sobre os alimentos, incluir superalimentos e alimentos funcionais no cardápio.
Isso fará com que suas refeições também sejam uma forma de cura para o corpo físico, já que estará colocando vitaminas e nutrientes que são essenciais, de uma forma mais saudável (sem ser com suplementos).
Cozinhar a própria comida também fará com que ela fique mais saborosa, além de você ter mais controle sobre o que está colocando em seu organismo (e economiza bastante dinheiro também).
Pratique o mindfulness quando for se alimentar, prestando atenção apenas na comida, mastigando mais devagar, mentalizando que aquele alimento trará mais saúde, sentindo realmente o sabor da comida.
4 – Remédios e suplementos
Algumas pessoas são viciadas em comprimidos e suplementos, e isso pode levar aos poucos a um estado crônico irreversível.
TODO remédio alopata possui compostos químicos que, em curto e médio prazo, farão mais mal do que bem.
Muitas pessoas desenvolvem problemas de saúde mais graves, porque tomaram durante muito tempo um determinado tipo de medicação, que causou efeitos colaterais.
É por isso que quando alguém é diagnosticado com alguma doença acaba tendo que tomar remédio para a doença em si e outros tantos medicamentos para controlar os efeitos colaterais nocivos.
Lembra que falei lá em cima sobre a indústria farmacêutica que PRECISA que as pessoas estejam doentes para continuar faturando bilhões?
SEMPRE que puder opte por medicamentos holísticos (homeopatia, fitoterapia, florais), que tratarão a CAUSA da doença e não apenas os sintomas.
Atualmente existem muitos estudos e profissionais dedicados à disseminação desses tratamentos mais naturais, você sabia que existem chás que substituem e agem mais prolificamente do que muitas drogas pesadas da indústria?
Por exemplo, uma pessoa que precisa tomar calmantes pode fazer um tratamento natural a base de florais e também de chás como melissa e valeriana, que são calmantes naturais.
Pesquise sempre que precisar tomar alguma medicação, se não existe um correspondente natural com as mesmas características curativas (acredite, existem até mais opções naturais do que sintéticas).
Só tome suplementos se for estritamente necessário e tenha certeza da procedência deles e sua composição.
Prefira se alimentar de forma mais completa afim de não precisar compensar nenhuma falta de vitamina, ou nutrientes, com suplementos químicos.
5 – Controle sua rotina de sono e descanso
A primeira recomendação médica, quando estamos doentes é: REPOUSO!
Esse sábio conselho vem da qualidade que nosso corpo físico tem de SE CURAR, e faz isso mais rapidamente quando estamos relaxados, tanto que é durante o sono que nosso corpo se regenera.
É IDEAL dormir pelo menos 8 horas por noite, no mínimo 6, para que o organismo se refaça e você esteja pronto para as tarefas do novo dia.
Evite usar celular (ou qualquer fonte de luz clara) uma hora antes de deitar, e procure dormir sempre em ambiente completamente escuro, pois isso ajuda descansar mais apropriadamente os olhos.
Não deixe equipamentos eletrônicos na frente da cama (ter a TV de frente para a cama é uma fonte constante de radiação – mesmo com o aparelho desligado).
Às vezes, no quarto tem a TV, na mesa de cabeceira está o radio relógio, o celular, e toda sorte de equipamentos eletrônicos, isso impregna ondas eletromagnéticas que fazem mal ao organismo.
Sem falar que dormir com a TV ligada enviará mensagens à mente inconsciente sobre o que está sendo falado nos programas.
Nossa mente assimila informações mesmo quando estamos dormindo, tanto é verdade que existem tratamentos com sons subliminais que são ministrados enquanto a pessoa está dormindo.
Se você trabalha sentado, levante-se a cada 45 minutos para esticar as pernas, os braços, e se puder, dê uma olhada pela janela para ver a natureza, ou o ambiente externo.
6 – Contato com a natureza
Não existe nada mais relacionado com o estilo de vida holístico do que ter mais contato com a natureza.
Ficar uns 10 minutos no sol todas as manhãs, andar descalço na terra, grama, e outros pisos naturais, observar o céu de dia e à noite, olhar a beleza das flores.
Tudo isso traz bem estar e proporciona momentos de relaxamento mental que ajudam a diminuir a tensão e o estresse do dia a dia.
Caminhar em um parque, andar na beira da água quando estiver na praia, tomar um banho de rio e cachoeira, tudo isso traz muitos benefícios para o corpo físico em todos os sentidos.
7 – Faça uma jornada de autoconhecimento
Minha última dica (que talvez devesse ter sido a primeira) para ter um estilo de vida holístico é praticar o autoconhecimento.
É quando nos conhecemos verdadeiramente que entendemos nossos pensamentos e emoções e assim podemos trabalhar nossa mente afim de que ela esteja sempre saudável e livre de conflitos.
Lembre-se que TUDO começa na mente, com nossos pensamentos, Neville Goddard já ensinou que nós somos o reflexo da nossa consciência, daquilo que temos certeza que é verdade.
Quando mudamos essa verdade, mudamos nossa vida, passamos a criar uma existência mais feliz, mais cheia das coisas que queremos experimentar, e paramos de ser uma folha soprada pelo vento.
SE conhecer permitirá fazer melhores escolhas, tanto de comida, como de amizades, relacionamentos, fará com que o seu mundo fique mais leve, você terá mais clareza para pensar e praticar esses pensamentos.
Autoconhecimento é liberdade, pois quando nos conhecemos paramos de seguir o que outras pessoas, que não sabem delas mesmas, ditem as regras para nossa vida.
Efeitos imediatos de manter um estilo de vida holístico
Praticando com consistência essas 7 dicas, você perceberá que o estresse desaparecerá, os picos de ansiedade e depressão também, e entenderá com mais clareza suas emoções.
Com certeza, terá uma melhora incrível na qualidade de vida, terá a imunidade fortalecida demorando muito para ficar doente e, provavelmente não terá mais resfriados, alergias e essas doenças mais comuns.
Como já conhecerá mais sua mente, saberá identificar padrões negativos e eliminará mais facilmente usando meditação, ou qualquer terapia energética.
Terá um corpo mais saudável, perderá peso, ficará mais energizado e ativo, perceberá que já não sente vontade de comer as comidas nocivas de antes, e escolherá alimentos melhores de forma natural.
Como estará com a mente mais limpa, longe dos padrões negativos da sociedade, também escolherá melhores companhias, provavelmente não precisará mais ficar grudado nas redes sociais e fará mais atividades que trazem bem estar.
Seu novo estilo de vida impactará outras pessoas que verão que você está tão bem que quererão saber o que fez, e seguirão seu caminho!
Desejo que esse artigo ajude você fazer escolhas mais saudáveis para sua vida, levando tudo de forma mais leve e feliz!
E você? Pratica alguma dessas dicas no seu dia a dia? Conte nos comentários, vamos compartilhar conhecimento!
Lembre-se SEMPRE: VOCÊ TEM PODER!
Deixe um comentário