A importância de ter um hobby é muito maior do que ter apenas um passatempo, pode significar a saúde da sua mente.
Conforme as civilizações foram evoluindo e o tempo passando, cada vez mais aumentaram as responsabilidades e compromissos.
Hoje é muito comum as pessoas terem muitas atividades, entre trabalho, estudo, prática de esportes/exercícios, e outros afazeres.
Mas, o efeito de tantas atividades que requerem responsabilidade, cumprimento de horários e pressão de outras pessoas, vai criando tensão no físico e cansaço mental.
São sintomas que, na maioria das vezes, não percebemos, ou achamos que podemos aliviar dormindo algumas horas a mais no final de semana.
Isso até pode resolver um pouco o cansaço físico, mas o estresse e fadiga mental vão continuar ali até você fazer alguma coisa para aliviar.
É por isso que atualmente, muitas pessoas estão procurando aprender meditar, fazer mantras, e também desejam ter um hobby para se distrair.
Nossa mente não pode ficar ocupada apenas com obrigações, prazos, preocupações, ela precisa de um alívio que pode ser obtido se você praticar um hobby.
O que é hobby?
Podemos definir essa palavra como sendo uma atividade que praticamos exclusivamente por prazer, que nos traz paz e felicidade.
Veja, é importante que o seu hobby seja algo que você realmente GOSTE, algo que fale alto ao seu coração, ou será apenas mais uma coisa que fará por obrigação.
Dentro desse conceito existem milhares de atividades que as pessoas praticam por que gostam, e caso você ainda não tenha um hobby pode se inspirar com o que outras pessoas já fazem.
Veja alguns tipos de hobbies muito comuns atualmente:
Bordado
É um dos passatempos mais antigos, pois desde as primeiras civilizações que o bordado é utilizado como passatempo e educação para as mulheres.
Na verdade, qualquer pessoa pode bordar independente de seu gênero, pois é uma atividade prazerosa e que traz muita satisfação pessoal.
Existem muitos tipos de bordado, livre, ponto cruz, smirna, arraiolo, uma infinidade onde certamente você encontrará um que se adapte e tenha prazer em praticar.
Modelagem e Escultura
Sempre que falamos de escultura temos a tendência de pensar nos grandes escultores como Michelângelo e Aleijadinho.
Mas, com o advento da massa de biscuit e também da Polymer clay, qualquer pessoa pode modelar e esculpir o que desejar.
Você pode fazer bonecos, utensílios, produtos decorativos, bijuterias, brinquedos, e tudo que sua imaginação mandar com essas massas.
Bonecas de pano
Um dos passatempos mais antigos, pois nos tempos mais remotos não haviam fábricas de bonecas como temos hoje.
Assim, as mães pegavam retalhos e confeccionavam bonecas para entreter suas filhas.
É muito fácil fazer bonecas de pano e mesmo sem uma máquina de costura é possível criar peças bonitas e que falarão ao coração.
Patchwork
Como o próprio nome diz é “trabalho com retalhos”, e os grandes pioneiros americanos e também os ingleses produziam colchas, almofadas e peças de vestuário utilizando essa prática.
É a arte de juntar retalhos de pano e criar desenhos com eles, ou simplesmente costura-los juntos para fazer bolsas, mantas, e etc.
Se você gosta de tecidos esse pode ser o passatempo que te mostrará a importância de ter um hobby.
Artesanato em feltro
É um dos artesanatos mais conhecidos e difundidos no mundo todo, e de uns anos para cá ganhou muita expressão aqui no Brasil.
O feltro é um tecido versátil, que pode ser sintético, ou obtido a partir da lã (nos EUA e Europa é assim), que não desfia e permite inúmeras possibilidades.
Dá para fazer brinquedos, livros, peças decorativas, utilitários utilizando esse tecido que, basicamente, deve ser costura à mão.
Caminhada / corrida
Muitas pessoas não consideram os esportes/exercícios como hobby, mas eu tenho amigos e amigas que correm simplesmente porque gostam.
Gente que começou caminhando e quando viu já estava participando de maratonas aqui no Brasil e em outros países.
Começaram porque acharam interessante a descarga de adrenalina e porque isso os deixa felizes.
Quem sabe, esse não é o hobby que você também vai amar?
Música
Aprender a tocar um instrumento musical, ou fazer aulas de canto, também é um dos hobbies mais prazerosos, porque tem a ver com nosso senso de beleza e cultura.
CLARO que não estou falando das pessoas que fazem uma faculdade e são virtuoses, mas sim de aprender tocar alguma coisa que você goste, mas sem o compromisso da excelência (ou deixa de ser hobby).
Quebra cabeças
Dentro da importância de ter um hobby, montar quebra cabeças definitivamente vai mexer e descansar seu cérebro.
O prazer de encaixar as peças e formar uma figura é tão significativo que muitas pessoas acabam ficando especialistas nesse tipo de atividade.
Além de relaxar é ótimo para estimular as funções cognitivas, e também aumenta muito o senso de observação.
Pintura
De novo não estou falando para você se tornar um Renoir, ou Rembrandt, mas sim de pintar como uma simples expressão da sua alma.
Podem ser quadros, ou apenas ter um caderno desses sketchbooks modernos para rabiscar o que vier na sua cabeça.
Tecelagem
É uma atividade muito antiga também, onde as mulheres utilizavam os fios que saiam da roca para tecer, em teares de madeira, panos para fazer roupas.
Hoje em dia está mais modernizado e dá para fazer um tear básico até com papelão, além de poder usar os mais diversos fios para criar mantas, panôs, cobertas, almofadas e o que você desejar.
Tricô e crochê
Para quem não sabe, fazer tricô e crochê não é coisa de vovós, qualquer pessoa, de qualquer gênero e em qualquer idade pode aprender a tecer várias coisas incríveis utilizando as agulhas.
De novo, não estou falando para se tornar um(a) especialista, mas apenas praticar para desanuviar a cabeça e quem sabe, criar uma blusa linda para desfilar no inverno.
Miniaturas
Outro tipo de atividade que define muito bem a importância de ter um hobby, pois desenvolve a coordenação motora, por lidar com peças pequenas e também a capacidade de observação.
Você pode criar maquetes, casas de bonecas, móveis, utensílios, tudo pequeno utilizando materiais inusitados que, com certeza, já deve ter aí na sua casa.
Existe uma Associação de Miniaturistas, mas aqui também é para aquelas pessoas que se tornam especialistas e que desejam expor seus trabalhos obedecendo as regras de produção das miniaturas.
Dança
Outro passatempo que traz inúmeros benefícios pois ajuda a manter o corpo sempre em forma, além de descarregar bastante adrenalina no organismo.
Você pode praticar as chamadas danças de salão, ou apenas ir até uma aula de zumba para mexer o esqueleto e se divertir com o ritmo e o alto astral de quem pratica esse hobby.
Scrapbook
Fazer um álbum de recortes é uma maneira muito boa de descansar a cabeça das tarefas desafiadoras do trabalho e estudo.
Aqui você não precisa seguir à risca os materiais que são usados pelos profissionais, porque a ideia é aproveitar um caderno, ou agenda velhos, e fazer montagens com figuras que você pode tirar de revistas e livros antigos.
Monte peças que falem de você, ou que simplesmente expressem sentimentos que gostaria de extravasar.
Colecionismo
Fazer coleções também é um ótimo hobby, desde que não evolua para a acumulação.
Dá para fazer coleção de quase tudo, desde fotos antigas, selos, livros raros, revistas antigas, o que você gostar.
Aqui será necessário ter um tempo para garimpar os objetos da coleção em locais especializados e, dependendo do tipo, ter um espaço adequado para acomodar tudo e admirar sempre que quiser.
Culinária
Muitas pessoas relaxam quando estão cozinhando, então esse também é uma ótima maneira de extravasar e desanuviar a cabeça.
Para quem gosta de mexer com as panelas serve em dois lados, desestressar e ainda receber elogios da família por um prato bem feito.
Jardinagem
É muito gostoso plantar uma semente e ir cuidando até ver ela brotar e se desenvolver.
Muitas pessoas se dedicam ao cultivo de flores e hortaliças como forma de aliviar o estresse.
Mesmo quem mora em apartamento pode ter uma pequena horta, ou então vasinhos com suculentas, violetas, e outras plantinhas.
Fotografia
Fotografar também pode ser um hobby muito prazeroso, e você nem precisa ter uma câmera profissional último tipo.
Com um smartphone simples já tem uma boa forma de começar a fotografar as coisas que acha interessante e, depois pode mandar imprimir as fotos e fazer um álbum para admirar seu trabalho.
Leitura
Talvez essa seja a atividade que mais caracterize a importância de ter um hobby, porque ler transporta nossa mente para outros mundos.
Escolha um assunto que goste, aqui não vale como leitura os livros técnicos que você precisa para trabalhar, ou estudar.
Tem que ser livros que descansem, encantem e deixem aquele gostinho de “quero mais”.
Importância de ter um hobby – 6 benefícios dessa prática
Bom agora que você já conheceu alguns hobbies bem comuns atualmente, está na hora de ver como fazer uma atividade assim é importante para a saúde.
Veja abaixo, 6 benefícios que toda pessoa que pratica um hobby desfruta:
1 – Alívio do estresse e fadiga mental
Como falei, lá em cima, o excesso de pressão que sofremos no dia a dia vai deixando a mente estressada e cansada e, sem dúvida, essa é a principal razão para todo mundo saber qual a importância de ter um hobby.
Além disso, o excesso de cortisol (hormônio do estresse) que é liberado no organismo, acaba prejudicando a saúde de vários órgãos importantes, como o cérebro e o coração.
Fazer uma atividade onde você use as mãos, e exercite sua criatividade, é uma forma segura de liberar hormônios do bem como serotonina e ocitocina.
Manter a mente em equilíbrio é fundamental para não precisar usar remédios com fortes químicos que causam dependência, em curto e médio prazo.
2 – Aumento da vibração pessoal
Quando fazemos uma atividade que gostamos e sentimentos prazer com isso, aumentamos naturalmente o nosso campo vibracional.
Aqui no blog tenho vários artigos falando sobre isso, e como ter uma vibração elevada ajuda a melhorar a vida em todos os aspectos.
Quem tem mais vibração se sintoniza com as coisas boas, e acaba tendo uma rotina muitos mais feliz que as pessoas que estão sempre estressadas e com raiva do mundo.
3 – Aprimoramento da capacidade de concentração
Qualquer trabalho manual que você exerça fará com que sua concentração fique focada e se desenvolva.
Essa capacidade você poderá levar para qualquer outra atividade que pratique, seja trabalho, ou estudo.
Assim, a importância de ter um hobby também está relacionada com novas habilidades que você desenvolverá e que servirão para melhorar outros afazeres.
4 – Satisfação pessoal
Não tem nada mais prazeroso do que ver um trabalho concluído, seja um quadro, uma almofada, ou uma escultura, e saber que foi você que fez do começo ao fim.
Depois expor essa peça em sua casa e receber os elogios de amigos e parentes, aumenta muito a produção de endorfinas.
5 – Fazer novas amizades
A internet acaba aproximando as pessoas, e com certeza você acabará entrando em algum grupo de pessoas que praticam o mesmo hobby que você.
Eu participo de um grupo de bordado que começou no Yahoo grupos em 2002, e estamos juntas até hoje, só que agora no Whatsapp.
Mesmo que algumas participantes bordem bem menos hoje em dia, o fato de ainda termos amizade depois de mais de 20 anos é simplesmente fantástico.
Vi muitas delas ficarem grávidas e acompanhei o crescimento de seus filhos, hoje algumas são até avós, e não existe um prazer maior do que conversar com elas, e até relembrar os tempos de quando bordávamos diariamente.
Seja qual for o hobby que você escolha, sempre haverá pessoas que também praticam, e que serão suas novas amigas.
6 – Ajudar outras pessoas
Muitas vezes um hobby pode servir para ajudar outras pessoas, doando as peças para uma causa específica, ou apenas dando de presente.
Para quem borda ponto cruz, existe o projeto “Love Quilts” que consiste em bordar blocos com temas pré-definidos e que depois serão unidos para fazer colchas que são doadas para crianças que têm câncer.
Esse projeto começou nos EUA, mas tem uma versão brasileira, onde muitas bordadeiras se empenham e ajudam dezenas de pessoas.
Dá certo ganhar dinheiro com hobby?
De uns anos para cá vi muitas pessoas procurarem uma forma de fazer renda extra trabalhando em casa transformando a importância de ter um hobby em algo lucrativo.
CLARO que dentro desse tema, o artesanato acabou sendo a principal atividade desempenhada.
Durante algum tempo eu pensei em transformar meu hobby de fazer bonecas de pano em uma atividade lucrativa e então percebi que não dá para conciliar hobby e negócio.
Quando você faz algo que gosta acaba não pensando em tendências de mercado, nem em fazer um acabamento impecável, porque está apenas exercitando a criatividade.
Quando essa atividade vira fonte de renda, várias coisas entram na balança.
Você terá que pensar nas tendências de mercado, peças que vendem mais, acabamento, embalagem, publicidade, entregas, e quando você viu está se estressando com o que era para ser um alívio para a mente.
Um exemplo disso foi quando estava fazendo feltro e coloquei algumas peças na minha loja do ELO7, e uma moça veio e queria que eu fizesse 100 chaveiros iguais ao que estava na foto.
Me imaginei cortando e costurando 100 vezes a mesma coisa e realmente não me vi feliz, então aquilo não me traria prazer, logo não seria mais um hobby.
E, foi por isso que eu decidi não colocar à venda as peças que faço para aliviar a cabeça, geralmente ficam para meu uso, ou dou de presente para as pessoas que gosto.
Então, se você está querendo uma renda extra, é bom entender que precisará de uma atividade livre, pois acumulará ainda mais estresse do que o que já tem normalmente.
Claro que sempre poderá vender uma peça ou outra da sua autoria.
Mas se isso virar uma rotina e você começar a atender as pessoas fazendo até mesmo peças que não goste, acabará cansando e precisará de um hobby para descansar do hobby, entende?
Desejo que esse artigo falando sobre a importância de ter um hobby possa te inspirar a começar uma atividade livre e dar asas à sua imaginação!
E você? Pratica algum tipo de hobby? Conte nos comentários, vamos compartilhar conhecimento!
Lembre-se Sempre: VOCÊ TEM PODER!
Deixe um comentário