APRENDA se CONECTAR com sua CENTELHA DIVINA!

Quero saber mais!

Reprogramação mental – 6 formas de mudar sua mente para muito melhor

Tempo de leitura: 11 min

Escrito por Hèlena

Fazer reprogramação mental é a melhor maneira de mudar a realidade, criando apenas os eventos que temos desejo de viver.

reprogramacao-mental

Muitas pessoas acreditam que mudar o que tem na mente é uma coisa negativa, e esse tipo de pensamento é justamente o padrão mental que devemos mudar.

TUDO que traga medo, frustração, desesperança, doença, escassez, deve e PRECISA ser mudado na nossa realidade e isso só ocorre quando mudamos o que está DENTRO da nossa mente.

A primeira Lei Hermética que rege o universo diz que o UNIVERSO É MENTAL.

Ou seja, ANTES de qualquer coisa acontecer aqui na realidade física, ela passa PRIMEIRO pela mente.

Trocando em miúdos, sua realidade é um espelho do que está dentro da sua mente.

Se a vida está ruim, se só acontecem coisas que você não gosta, a única forma de mudar isso é fazendo uma completa reprogramação mental.

O motivo da maioria das pessoas viverem vidas horríveis e medíocres (de medio) é que elas não querem acreditar que a vida é, do jeito que é, porque elas pensam dessa maneira.

Autorresponsabilidade é o SEGREDO de uma vida mais feliz

Sei que agora eu tocarei em um ponto MUITO frágil da existência da humanidade, mas é necessário que faça isso para que você entenda COMO a criação de realidade funciona.

Se está aqui nesse blog é porque você acredita na Lei da Atração, e possivelmente até tenta usar essa ferramenta para criar algumas coisas que deseja.

Mas, uma coisa que a maioria das pessoas NÃO QUER admitir é que elas criam sua realidade a partir do que está dentro da mente.

Tomar consciência disso se chama autorresponsabilidade, e é um primeiro passo importantíssimo para quem deseja criar a realidade de forma consciente, e não apenas ficar reagindo ao que acontece ao redor.

Se a primeira Lei diz que o universo é MENTAL, então não adianta ficar dando murro em ponta de faca, é preciso criar uma mente positiva para ter uma realidade dessa forma.

É por isso que as ferramentas que ajudam na reprogramação mental precisam ser conhecidas e praticadas, afim de, cada vez mais, termos pessoas criando conscientemente.

Quando você aprende que a vida está ruim porque sua mente está ruim, passa a desejar uma vida melhor, e esse é o primeiro passo que leva as pessoas a quererem praticar o autoconhecimento e a autorresponsabilidade.

Como diz um dos conceitos da filosofia Huna, que é a forma havaiana de viver, o outro não existe, TUDO está apenas dentro de MIM.

Assim, se eu mudo meu interior, automaticamente mudo todo meu mundo exterior, a partir da nova percepção de que as coisas acontecem porque eu desejo/imagino que elas acontecerão.

Nossa mente subconsciente guarda as informações de tudo que vivemos em todas as nossas existências, e é CLARO que existem milhões de padrões e pensamentos negativos nessas experiências.

Segundo alguns estudiosos, a mente subconsciente governa nossa vida entre 95 e 98%, ou seja, você cria a realidade a partir de pensamentos e crenças que nem sabe que tem, já que estão no seu inconsciente.

É por isso que muitas pessoas, apesar de trabalharem muito, não conseguem ter uma vida próspera.

Outras, apesar de manterem padrões considerados saudáveis, acabam sempre adoecendo, e outras ainda não conseguem ter relacionamentos harmoniosos, apesar de sempre se dedicarem ao máximo.

Todos esses fracassos provavelmente estão em memórias que já foram vividas em outras existências, ou até mesmo nessa, e que ficaram marcadas no subconsciente, criando o que chamamos de “autossabotagem”.

São ações que praticamos “inconscientemente”, que fazem os projetos mais elaborados fracassarem, porque no nosso subconsciente a experiência que marcou, aconteceu assim.

Então, ficamos de existência em existência reencenando esses padrões, esses eventos, sem nunca termos uma vida excelente e feliz.

Agora pense: Não é libertador saber que a ÚNICA pessoa que pode criar dentro da sua experiência é VOCÊ mesmo?

Mas, muita gente acha que não, e prefere continuar colocando a culpa de tudo que está errado nos outros, e assim vão vivendo de forma infeliz e vazia.

Reprogramação mental – 6 ferramentas para mudar o padrão da mente

Veja abaixo 6 ferramentas que ajudarão você mudar os padrões negativos que existem na sua mente, e com isso criar uma realidade com as coisas que você realmente deseja.

1 – PNL

A Programação Neuro Linguística é, como o próprio nome diz, uma forma de programar a mente utilizando palavras e expressões que disparam gatilhos mentais desejados em nosso cérebro.

A partir de conceitos específicos que foram desenvolvidos a partir de estudos de como nossa mente funciona, é possível criar um caminho mais seguro dentro da mente, e até mesmo ativar regiões do cérebro que estão, digamos assim, “apagadas”.

Procurar um bom profissional de PNL e praticar os exercícios que forem indicados, com certeza, fará com que sua mente saia dos padrões de fracasso e escassez.

2 – Visualizações

Neville Goddard, em suas palestras e livros, nos ensinou que Deus é a nossa “maravilhosa imaginação humana”, ou seja, NÓS somos Deus, pois possuímos o dom de cocriar nossa realidade.

Se nossa imaginação é Deus, fazer visualizações constantes da vida que desejamos trará esses eventos para nossa realidade, cedo ou tarde.

Para ajudar sua mente visualizar apenas coisas positivas, é importante montar os chamados “quadros de visualização” que são murais onde colocamos fotos, imagens e palavras que remetem às coisas que queremos ter na vida.

Você pode utilizar cartolina, cortiça, isopor, qualquer coisa que sirva para pregar essas imagens.

É importante que esse quadro fique em um local onde apenas você veja, pois assim não haverá interferência energética de outras pessoas.

Olhe seu quadro todos os dias, imagine que essas coisas já estão acontecendo e você verá que, em pouco tempo, elas se materializarão na sua vida.

3 – Reprogramação mental com afirmações

Nossa mente aprende mais rapidamente a partir da repetição constante de padrões, sejam falados, lidos, ou ouvidos.

Assim, fazer afirmações é uma forma muito prática de reprogramação mental, pois você repetirá apenas as coisas que deseja ver acontecendo no dia a dia.

Atualmente, é possível encontrar milhares de vídeos no Youtube, que foram criados com o intuito de ajudar a reprogramar a mente das pessoas para determinadas finalidades.

Existem vídeos voltados para a saúde, prosperidade, relacionamentos, eliminação de crenças, e se você praticar constantemente usando esses vídeos, conseguirá uma limpeza e mudança dos padrões negativos.

Muitas pessoas perguntam se fazer reprogramação mental dormindo funciona, e a verdade é que SIM, isso funciona muito bem, pois quando estamos dormindo as informações vão direto para o subconsciente, sem precisarem driblar a barreira da mente consciente (mente do ego).

Se você gosta de trabalhar com frases afirmativas recomendo ler o livro “o Poder do Subconsciente” de Joseph Murphy, onde ele dá várias afirmações para os mais variados fins, todas comprovadamente eficazes.  

4 – Limpeza de padrões negativos

Sempre falo aqui no blog que, para colocar pensamentos novos na mente, é preciso antes limpar os padrões e pensamentos negativos que existem.

Para fazer isso de forma correta indico sempre praticar o Ho’oponopono todos os dias, mas existem outras terapias energéticas que possuem o mesmo efeito.

Sugiro que você pesquise, pois assim conhecerá várias ferramentas que ajudam na reprogramação mental e poderá escolher uma que se adapte melhor.

O grande segredo de limpar os padrões, memórias e sentimentos negativos é que, uma vez eliminados, nossa mente começa a trabalhar de forma mais rápida, pois não tem mais esses pensamentos para analisar/considerar.

Apesar de ter colocado aqui, eu considero esse o primeiro passo para realmente reprogramar a mente, pois sem tirar o que está dando “bug”, será impossível colocar novos padrões.

Seria como colocar móveis novos e lindos em um cômodo que está todo sujo, com as paredes descascadas e cheirando a mofo.

Faria com que os móveis, por mais maravilhosos que sejam, não cumpram seu papel de embelezar, já que o local onde foram colocados está todo arrasado.

Assim é também com nossas memórias e padrões negativos de pensamento.

Sem limpar eles primeiro, dificilmente conseguirá fazer uma mudança para aspectos mais positivos e de bem estar.

5 – Ressignificação de lembranças

Lá nos idos anos 50/60 Neville Goddard ensinava uma técnica que ele chamava de “técnica da revisão”.

Basicamente, ela consiste em pegar uma lembrança negativa e muda-la para positiva.

Ele também falava que isso era uma forma de “mudar o passado”, porém não o evento em si, mas a forma como nós reagimos e lembramos desse evento.

Atualmente, os psicólogos chamam isso de “ressignificar”, ou seja, dar um novo significado, mais positivo, a eventos traumáticos que foram muito negativos.

Veja, não podemos realmente mudar o que já passou, mas podemos ver esse evento de uma forma mais amigável, porque assim mudamos nossa “vibração” a esse respeito e, com isso, criamos um evento cascata até nossa realidade.

Por exemplo, uma pessoa que teve um relacionamento muito tóxico e traumático, acaba revivendo isso durante muito tempo, ressentindo tudo que ocorreu e pode querer não se relacionar novamente.

Usando a técnica da revisão, ou da ressignificação, é possível mudar a forma de ver/sentir esses eventos, fazer a limpeza das memórias e então ficar pronto(a) para viver uma nova experiência.

Para entender ainda melhor, vamos supor que você teve um parente que se deu mal sendo empreendedor.

Quando você pensa em empreender, com certeza sua memória traz notícias desse parente que foi mal sucedido, então logo acaba desistindo de fazer sua própria tentativa.

CLARO que o fracasso do seu parente não poderá ser mudado, mas a forma como você está reagindo a isso, sim.

Você pode entender que o tempo dele era outro, que ele tomou ações que você fará diferente e então, ter sucesso onde ele fracassou.

Tem uma história real que Neville conta em uma de suas palestras, de uma senhora que derramou água quente no braço quando estava fazendo chá.

Ela frequentava as palestras do Neville e logo se lembrou dessa técnica e decidiu aplicar nesse caso.

Ela se deitou no sofá e se imaginou derramando a água quente no chá e saboreando com muito prazer.

Ou seja, ela apagou da memória o evento de ter derramado a água no braço.

Fez isso várias vezes, até sua mente se convencer desse evento (ela tomando o chá), e algumas horas depois não sentia mais dor, e não havia vestígios dela ter se queimado da forma como havia acontecido.

O falecido senhor José Silva, que é pioneiro nos cursos de poder da mente, já ensinava várias maneiras de mudar nossa percepção de eventos ruins, apagando completamente da nossa mente.

Esse tipo de reprogramação mental é possível por causa da neuroplasticidade, que é a capacidade que nosso sistema nervoso tem de se adaptar, através do desenvolvimento de neurônios, sempre que é exposto a uma nova experiência.

Ou seja, literalmente, nós podemos sim mudar nosso passado, se mudarmos a percepção que temos dele, ressignificando o que foi ruim.

Fazendo dessa forma, conseguimos mudar nossa reação atual a esses eventos, criando um efeito positivo de longo prazo nas memórias indesejadas.

6 – Recorrência e Consistência são a chave para a reprogramação mental

Esse último item não é uma ferramenta de reprogramação mental propriamente dita, mas é o SEGREDO para que qualquer técnica que você pratique dê certo.

Não adianta fazer visualização uma vez e nunca mais, nem tampouco fazer Ho’oponopono, ou qualquer terapia de limpeza, uma vez por mês.

Para que sua mente realmente mude o padrão é necessário fazer essas técnicas e limpezas TODOS OS DIAS.

Talvez seja por isso que muitas pessoas desistem de reprogramar a mente, pois é uma coisa que requer dedicação, autoconhecimento e muito tempo de aplicação.

Para você ter uma ideia, eu levei quase dois anos para limpar memórias negativas que tinha a respeito do meu pai e de nossa convivência durante minha infância e adolescência.

De quando eu descobri o EFT e depois o Ho’oponopono, pratico todos os dias, pois eu SEI que essas ferramentas realmente estão limpando meus padrões e memórias negativos.

Eu não conseguiria escrever esse artigo se já não tivesse mudado completamente minha forma de ver o mundo, e também se não tivesse descoberto que eu sou a única responsável pelo que acontece em minha vida.

É a partir dessa certeza de que eu SOU Deus, que escrevo essas linhas para você, que pode estar no começo dessa caminhada.

Falo do fundo do coração que, se você não praticar todos os dias, não vai conseguir melhora significativa na sua mente e, consequentemente, na sua vida.

A vida MARAVILHOSA que você sonha JÁ EXISTE, basta você limpar toda sujeira de crenças e negatividade para começar a entender COMO poderá materializar esses pensamentos na sua vida física.

Desejo que esse artigo falando sobre reprogramação mental ajude você entender que NADA está perdido, TUDO pode ser mudado, se decidir abraçar com afinco a limpeza de padrões negativos da sua mente.

E você? Já começou reprogramar a mente? Conte nos comentários! Vamos compartilhar conhecimento!

Lembre-se SEMPRE: VOCÊ TEM PODER!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


2 Comentários

  • Vastí Maria dos Santos diz:

    Muito bom.Me Ajudou muito.

    1. Hèlena diz:

      Olá Vastí!
      Gratidão pelo comentário e participação!
      Fico feliz que o artigo tenha te ajudado, reprogramação mental é um caminho desafiador, mas muito recompensador também!
      Muita luz, paz e sucesso!

  • Damos valor à sua privacidade

    Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

    Cookies estritamente necessários

    Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

    Cookies de desempenho

    Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

    Cookies de funcionalidade

    Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

    Cookies de publicidade

    Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

    Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

    Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.