A Catarse espiritual faz parte do processo de autoconhecimento e de elevação espiritual, pois consiste na “purgação” do que é negativo e nocivo à nossa evolução.
Qualquer pessoa que começar um processo de “limpeza”, utilizando ferramentas como Ho’oponopono, Thetahealing, EFT, Códigos Sagrados Agesta, e tantas outras, acabará passando pelo processo de catarse.
No dicionário, catarse significa:
substantivo feminino
1 – Na religião, medicina e filosofia da Antiguidade grega, libertação, expulsão ou purgação do que é estranho à essência, ou à natureza de um ser e que, por isso, o corrompe.
Como você viu, trata-se de um processo de libertação e expulsão de algo que está fazendo mal (corrompendo) nossa natureza normal (padrão).
O grande problema é que durante o processo de catarse pode acontecer muito sofrimento e, principalmente, eventos bem negativos, dependendo da quantidade e profundidade dos sentimentos que estamos limpando.
Normalmente sofremos bastante durante a catarse espiritual com eventos e sentimentos relacionados com nossos maiores medos, nossas mágoas mais profundas, e isso é muito desafiador.
Por exemplo, se você tem muitas crenças financeiras e está querendo por um fim nisso para ter prosperidade, poderá sofrer uma “seca” financeira durante a catarse, até que limpe e reprograme a mente para a prosperidade.
Muitas vezes a catarse pode ocorrer também com términos de relacionamentos, mudanças de emprego, doenças, confusão mental, tristeza extrema, etc.
Justamente pelo medo de passar pela catarse é que muitas pessoas escolhem não fazer o autoconhecimento, nem se envolver com a limpeza e ressignificação das emoções e padrões negativos da mente.
Porém, é importante saber que se manter com os padrões e emoções negativos acabará sendo ainda mais prejudicial do que o processo de catarse em si, pois chegará um momento que não aguentará viver do jeito que está.
Assim, quanto antes você buscar o autoconhecimento e trabalhar com seus medos, mágoas e emoções negativas, mais rápido se purificará e estará livre para viver uma vida mais feliz e com significado elevado.
Catarse espiritual – 7 maneiras de passar pelo processo mais facilmente
Se você já está passando por um processo de catarse e está ficando muito difícil de prosseguir, veja abaixo 7 formas práticas e simples que ajudarão passar pelas dificuldades sem sofrer tanto. Vamos lá?
1 – É purificação
A primeira forma de não sofrer tanto com a catarse é entender e aceitar que se trata de um processo de purificação.
Ou seja, da mesma forma que é necessário colocar o carvão sobre pressão até que ele vire um diamante, nós também precisamos expulsar a negatividade para ter mais felicidade e plenitude na vida.
ACEITAR que as dificuldades que está passando fazem parte do caminho de elevação espiritual e expansão da consciência e que, depois de tudo, você terá uma nova mente, já é uma maneira para não sofrer demais.
2 – Você é o criador de tudo
Outra forma de deixar a catarse espiritual mais suave é se lembrar que VOCÊ é o criador de tudo que está vivendo.
Ou seja, como disse Neville Goddard, se você CRIOU, você pode DESCRIAR, apenas com a mudança de consciência sobre o assunto/evento/sentimento.
Não tenho dúvida que esse é o pensamento mais libertador que existe, pois significa que você não depende de ninguém externo para expandir sua consciência, e passar pelo processo de limpeza.
Lembrar que você cria sua realidade é a forma mais lúcida de encarar de frente os eventos/sentimentos negativos durante a catarse.
3 – Não tente entender
A primeira coisa que sua mente racional (o ego) vai querer fazer é entender O QUE está acontecendo, e isso pode fazer você se revoltar e sofrer ainda mais.
Então, minha sugestão (por experiência) é parar de tentar entender de onde estão vindo os pensamentos, as emoções, e as dificuldades, e simplesmente ir limpando e ressignificando tudo.
Entender porque uma determinada lembrança doída voltou, ou porque o dinheiro desapareceu, ou o relacionamento terminou, só vai fazer o processo de purificação ficar mais longo e mais dramático, apenas viva o momento, sem querer resolver de maneira mecânica, no calor das emoções.
4 – Continue a limpeza
Uma coisa que muitas pessoas fazem durante a catarse espiritual é parar os processos de limpeza/purificação.
Se você começou passar por catarse por que está fazendo Ho’oponopono, não pare de praticar, pois assim conseguirá limpar tudo que precisa ser limpo e sairá mais rápido da parte negativa.
Não deixe de fazer suas meditações, leituras, assistir vídeos, não abandone seu processo de autoconhecimento e expansão da consciência, pois o resultado poderá ser muito pior.
Usando uma analogia que a Beth Russo faz quando fala do Ho’oponopono, é que estamos limpando o quartinho da bagunça, e ele só vai ficar lindo e arejado, se limparmos cada canto até acabar completamente.
Da mesma forma que você não faz a faxina da casa pela metade só porque suas costas estão doendo, também não deve deixar seu processo de limpeza/purificação no meio.
5 – Não é eterno
Outra coisa que você pode fazer para passar mais suavemente pela catarse espiritual é lembrar que o processo não vai durar para sempre.
Em algum momento você conseguirá limpar o que precisa ser limpo, entender o que precisa ser entendido e o processo de purificação terminará naturalmente, dando lugar a um ser renovado.
Você pode usar decretos EU SOU para se lembrar que está em um processo de purificação como:
EU SOU a energia positiva que acalma minha mente e me prepara para a renovação do meu ser!
EU SOU a alegria e a bondade agindo agora em minha mente e corpo, me assegurando que tudo ESTÁ BEM!
6 – Conecte-se com sua Centelha Divina
Sem dúvida é a melhor forma de passar pelos revezes do processo de limpeza e expansão da consciência.
Praticar os exercícios que te conectam com a Centelha Divina como a contemplação, o caderno da gratidão, e tantos outros, fará com que os efeitos da catarse fiquem muito mais suaves.
Faça meditações buscando a conexão com a Centelha, ou ainda com seu mentor espiritual, isso trará alívio devido a energia mais elevada que está entrando em contato, e deixará a catarse mais leve, por assim dizer.
7 – AME-SE e acolha-se
É muito comum, durante a catarse espiritual começarmos a nos achar inferiores, ou ainda “burros” por termos escolhido passar por um processo que causa tanto sofrimento.
E é aqui, nesse momento, que você deve fazer exatamente o contrário.
Estar encarnado aqui na Terra é a prova mais difícil que uma Centelha Divina pode passar, e todos os seres ascensionados que estão no mundo espiritual louvam, amam e agradecem a todos nós que estamos aqui.
Então, se Jesus, Deus, e todos os mestres AMAM você, por que não consegue AMAR a si mesmo(a)?
É justamente durante a catarse que você precisa SE amar, se acolher, se permitir ter momentos de lazer, descanso, chorar para se aliviar, fazer coisas que gosta, pois tudo vai ajudar a ter momentos mais leves.
Lembre-se que você escolheu o caminho da ascensão, da elevação, da expansão, e tudo que está passando é NADA perante toda renovação e iluminação que terá após passar pela parte negativa/ruim.
Desejo que esse artigo mostrando formas de aliviar o processo de catarse espiritual ajude você a passar por tudo isso sem sofrer tanto.
E você? Está passando por um processo de catarse? Conte nos comentários, vamos compartilhar conhecimento!
Lembre-se SEMPRE: VOCÊ TEM PODER!
Deixe um comentário