google

APRENDA escrever ARTIGOS que VENDEM todos os dias!

Quero APRENDER!

O que significa palavra chave e COMO usar do jeito certo na produção de conteúdo

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por marketing

Espalhe o conteúdo!

Saber o que significa palavra chave deve ser a primeira preocupação de quem quer ganhar dinheiro produzindo conteúdo na internet.

o-que-significa-palavra-chave

Como redatora há 8 anos recebo muitos pedidos de artigos onde os donos desses textos não fazem a pesquisa de palavras chave, um erro grave que pode colocar o negócio digital a perder.

Mas, porque o uso das palavras chave é tão importante dentro de um negócio digital?

Antes de mais nada é preciso entender o mecanismo que está ligado ao uso desses termos em artigos, vídeos, postagens nas redes sociais, etc.

Para entender isso bem, basta prestar atenção em como você chega nas informações que deseja usando os mecanismos de busca.

Você abre o Google e digita sua pesquisa e quando dá enter, surgem os resultados mais relevantes dentro do assunto que deseja saber.

As palavras que usa para fazer sua pesquisa são a palavra chave que o Google utilizará para procurar e mostrar os resultados que possam atender sua pergunta/pesquisa.

Os resultados que aparecem nos primeiros lugares são aqueles que o Google considera que estão obedecendo melhor os critérios para ranqueamento.

E, se você fez um bom curso de marketing digital sabe que para aparecer na primeira página do Google PRECISA obedecer a esses critérios, e usar corretamente as palavras chave é o primeiro passo.

O que é ranqueamento e porque você precisa se preocupar com isso

Se chegou até o marketing digital achando que seria muito fácil fazer muitas vendas como afiliado trabalhando pouco, desculpe, mas isso está errado.

O trabalho com blog, mini sites, vídeos, ou redes sociais é quase tão árduo e intenso quando trabalhar como operador na bolsa de valores.

Enquanto os operadores precisam se preocupar com os valores de ações e os melhores momentos para comprar e vender, você precisará se preocupar em deixar seu blog na primeira página do Google para o resultado das buscas.

A única coisa que precisa saber é que quando falamos de ranqueamento, o que vale é o tudo ou nada, ou você está na primeira página ou está em lugar nenhum, porque da segunda página para frente não existem visitas.

De novo, para entender esse conceito é importante observar o seu jeito de pesquisar.

Alguma vez foi até a segunda página de resultados para ver o que tinha por lá?

Aposto que não, e assim acontece com a maioria das pessoas que usam o Google para procurar informações.

Com isso posso definir que dentro do melhor conceito de o que significa palavra chave, afirmo que sem usar as palavras que são relevantes para seu negócio, ele estará fadado ao fracasso.

Como escolher palavra chave para artigo e ranquear no Google

Até agora você já deve ter entendido que não dá para inventar uma palavra chave e colocar no texto do seu blog (acredite, algumas pessoas fazem isso).

Para ter chance de ranquear seu blog, ou mini site, é preciso fazer uma pesquisa de palavras chave usando ferramentas que são próprias para essa finalidade.

Dentro dos cursos é ensinado usar o Keyword planner do Google, mas além dele existem outros softwares que produzem resultados muito bons, sempre baseados nas pesquisas oficiais que são feitas no Google.

O famoso empreendedor digital Neil Pattel adquiriu a ferramenta Ubersuggest e fez várias melhorias na apresentação dos resultados, com limites de pesquisa diários.

Outra ótima ferramenta para escolher palavra chave é a Answer The Public que também oferece os resultados de forma gratuita, mas que recentemente está limitando a quantidade de pesquisas diárias.  

É importante saber que todas essas ferramentas apresentam termos que são retirados da base de dados do Google, assim acabamos chegando a resultados muito parecidos usando qualquer uma delas.

Para facilitar o trabalho, em qualquer uma dessas ferramentas é possível exportar a lista de palavras pesquisadas para um arquivo .CSV que dá para abrir usando o excell.

Para ajudar a saber mais palavras chave, além das que já aparecem nessas ferramentas, instale a extensão para o Chrome chamada “Keywords everywhere” (palavras chave em todo lugar).

Toda vez que você fizer uma pesquisa no Google (e em qualquer mecanismo de busca), essa extensão te mostrará opções de palavras chave relativas ao termo pesquisado, dados sobre facilidade de ranqueamento on e off page, além da dificuldade do SEO geral.

Volume de buscas

Há alguns anos (quando eu comecei no marketing digital em 2014) os cursos ensinavam sempre trabalhar apenas com palavras chave que tivessem acima de 1000 buscas.

Naquela época o keyword planner mostrava essa informação de forma gratuita, e agora para ter acesso a esses itens é preciso assinar as ferramentas, ou pelo menos fazer algum anúncio no Google.

Porém, naquela época o algoritmo do Google ainda não havia sido atualizado e não conseguia entender a semântica das palavras, fazendo com que as palavras chave exatas tivessem uma relevância muito maior que tem hoje.

Dessa forma, eu não olho volume de pesquisas para escrever para os meus blogs, apenas vejo se existe aquela expressão no Google (se existir é porque tem gente pesquisando sobre o assunto).

Fazendo dessa forma eu já possuo vários artigos do meu blog de expansão da consciência ranqueados na primeira página (alguns em primeiro lugar), então acredito que hoje essa coisa do volume de buscas não seja mais relevante.

Aqui eu falo na questão de produzir conteúdo no blog, não faço ideia do impacto disso em outros usos, como criar anúncios pagos, por exemplo, então cada um tem que ver o que dá mais certo para sua necessidade.

Meu pensamento é: Se tem pessoas procurando por uma determinada informação (mesmo que poucas pessoas), vale a pena escrever sobre esse assunto e ter essa informação dentro do meu blog.

Lá em 2014 o marketing de conteúdo estava apenas engatinhando, e por isso o conteúdo era produzido mais para vender do que para informar.

Como hoje as coisas estão invertidas, inclusive várias práticas de SEO black hat que eram praticadas largamente na época, hoje não produzem mais efeito, então o volume de buscas, deixa de ser um fator primordial como era antes.

Reitero que você precisa saber se esse volume é importante para a sua estratégia de marketing, certo?

Na cabeça da Helena redatora toda palavra chave é importante, mesmo que apenas uma pessoa use.

O que significa palavra chave exata

Às vezes, quando fazemos pesquisa de palavras nas ferramentas encontramos termos com erros de ortografia, ou com abreviações.

Se dentro do seu nicho de mercado existir esse tipo de palavras é importante incluí-los dentro do seu texto (quando couber naturalmente dentro do assunto).

Esses termos são o modo exato como as pessoas procuram pelas informações.

O Google registra TODAS as pesquisas que são feitas e as classifica de acordo com a quantidade de buscas.

Se alguém entrar no Google e pesquisar por “como faser arrois”, essa pesquisa ficará registrada e será uma palavra chave dentro desse nicho de mercado.

Se alguém pesquisou dessa forma, é importante colocar esse termo dentro do seu artigo que ensina fazer arroz, em seu blog de culinária.

Da mesma forma todos os termos “estranhos” que você encontrar em sua pesquisa, devem ser considerados dentro da sua produção de conteúdo.

Uma boa forma de contar com palavras chave exatas e secundárias é observar as pesquisas relacionadas dentro do Google.

São aqueles termos que aparecem no final da primeira página quando você faz uma pesquisa lá dentro.

Utilize essas expressões dentro do seu artigo, seja espalhando naturalmente dentro do texto, ou criando subtítulos específicos para eles (quando der certo no assunto do artigo).

Não subestime nenhum local onde possa usar esses termos de busca, tenho artigos que aparecem no ranqueamento por causa da “tag” que eu usei dentro do WordPress.

Veja, o artigo não está ranqueado na primeira página, e no lugar onde aparece não é o artigo em si, mas a tag que foi usada e que “bateu” com a palavra chave pesquisada.

CLARO que não receberei nenhuma visita nesse texto no local onde ele está posicionado, mas esse é um exemplo para você saber que o Google LÊ TUDO que está publicado, assim entender o que significa palavra chave e otimizar corretamente é o certo a fazer.

Como colocar palavra chave em artigo

Você deve fazer isso criteriosamente, pois agora o algoritmo possui reconhecimento por semântica, ou seja, o robô consegue encontrar, dentro dos textos, os elementos que são relacionados para uma pesquisa, além do termo principal.

Usando a maioria dos termos que aparecem no seu gerador de palavras chave você tem uma chance maior de se posicionar bem no ranqueamento do seu nicho de mercado.

O robô lerá o texto e, encontrando uma palavra chave principal relevante, acompanhada de palavras chave secundárias também relevantes, colocará esse texto em uma posição melhor no resultado das pesquisas.

Deu para entender agora porque precisa aprender de verdade o que significa palavra chave e como a importância disso em seu conteúdo é primordial?

Uma coisa que é preciso entender é que para ranquear no Google existem algumas regras para o uso dessa palavra chave que você usará como principal.

Para haver relevância ela precisará aparecer dentro do texto entre 0,5 e 2% de vezes.

Assim, dentro de um texto de 1000 palavras, a palavra chave principal deve aparecer de 5 a 20 vezes.

É importante não usar menos que 0,5 e nem mais que 2%. No primeiro caso ficará mais difícil a análise pelo algoritmo, e no segundo o robô poderá considerar um excesso de otimização e punir seu blog.

Para saber se o uso da palavra chave principal está “ok” dentro do seu artigo, antes de começar a escrever copie a palavra chave quantas vezes ela precisar aparecer.

Cada vez que usar ela durante o texto apague ela dessa sua colagem, ou utilize a colagem para ir espalhando enquanto escreve.

Claro que você também ficará sabendo quantas vezes colocou sua keyword dentro do texto vendo a análise final do plugin SEO Yoast em seu WordPress.

Mas, é bem mais rápido já colocar o texto lá dentro com a quantidade de repetições que estiverem dentro de 0,5 e 2%.

Palavras chave no marketing digital

No texto acima eu falei muito sobre o que significa palavra chave dentro de artigos de blog, ou então em textos para mini sites.

É importante saber que todo texto que fizer para a internet deve conter palavra chave, pois dentro de cada plataforma, cada blog, cada rede social existe um local próprio de busca.

Assim, quando criar vídeos lembre-se de colocar sua palavra chave no título, na descrição, e também definir tags relevantes para ele ranquear nas pesquisas dentro do Youtube e também no Google.

Postagens nas redes sociais também precisam conter palavra chave, pois cada uma delas possui seu mecanismo de busca próprio, além de também poderem aparecer como resultado no google.

Assim, se você fizer um post interessante dentro do facebook e alguém pesquisar sobre o assunto, é bem provável que sua postagem apareça como resultado.

Dentro do Instagram o uso da hashtag é uma forma de busca, assim colocar suas palavras chave relevantes nesse formato ajudará a encontrar suas postagens dentro do aplicativo.

Quem usa o Pinterest sabe que ele é um mecanismo de busca que trabalha com imagens.

Quando fizer suas postagens dentro dessa plataforma, também cuide para usar as palavras chave que são usadas lá dentro.

Você encontra esses termos fazendo uma pesquisa utilizando a busca dentro da plataforma.

É importante lembrar que por se tratar de um local para compartilhamento de imagens, as postagens dentro do Pinterest também podem aparecer no resultado de imagens do Google.

Veja, QUALQUER coisa que estiver publicada na internet é lida pelos algoritmos quando alguém faz uma pesquisa.

É por isso que até textos em pdf de TCC´s, e publicações acadêmicas surgem nos resultados, pois estão publicados nos anais das faculdades, ou simplesmente arquivados nos bancos de dados de alunos.

Se o Google mostra esses documentos, que não levaram em consideração os critérios de otimização, quem dirá textos que foram otimizados corretamente.  

Agora que você já sabe o que significa palavra chave, precisa ficar atento para não deixar de fazer pesquisas para definir os melhores termos e ter chance de ranquear seus conteúdos na primeira página do Google.

Se você não sabe escrever artigos, recomendo conhecer meu e-book SEGREDOS DOS ARTIGOS QUE VENDEM, onde eu ensino passo a passo como escrever textos dos mais diversos tipos, incluindo artigos de conversão!

E você? Faz pesquisa de palavras chave e otimiza seus artigos corretamente? Conte sua experiência nos comentários, vamos compartilhar conhecimento!

Lembre-se SEMPRE: EMPREENDA para ter liberdade financeira!

Espalhe o conteúdo!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.