Será que qualquer um pode canalizar e receber mensagens dos seres de luz da espiritualidade?

Essa é uma pergunta que está se tornando bastante frequente nos tempos atuais, devido justamente ao grande número de canalizações dos mestres que está aparecendo na internet, principalmente no Youtube.
E quem assiste esses conteúdos, pode se perguntar: Será que qualquer pessoa pode canalizar mensagens dos seres de luz?
A resposta para essa pergunta é SIM! Qualquer pessoa que se colocar à disposição da espiritualidade pode receber mensagens para transmitir a um público.
E, se você canaliza, pode achar que essa resposta está errada, e nesse caso convido a ler esse artigo até o final para ENTENDER como funcionam as energias que permitem essa comunicação do plano físico com o não físico.
Em maior, ou menor grau, TODOS NÓS somos médiuns
A palavra médium define a pessoa que serve de mediadora para a comunicação dos desencarnados com o mundo físico.
Esse tipo de comunicação existe há muitos anos, porém foi apenas a partir do século XIX (19) que essas manifestações começaram a ser documentadas e estudadas com mais seriedade.
Durante muito tempo as tábuas de Ouija foram usadas como instrumento de recreação em festas e reuniões, e por isso a comunicação com o mundo invisível foi vista durante muito tempo como sendo algo fútil e não verdadeiro.
Porém com o trabalho de Allan Kardec, esse “fenômeno” começou a ser melhor entendido e explicado para as pessoas.
Teria que fazer um artigo gigante para explicar toda a parte técnica envolvida nesses estudos, e esse não é o intuito do artigo.
O que quero deixar aqui é uma explicação simples (que qualquer pessoa possa entender) de como QUALQUER pessoa pode ser um canal de expressão para a espiritualidade se ela assim desejar e permitir.
Se você sabe um mínimo sobre o ser humano, sabe que além do nosso corpo físico, nós possuímos vários corpos sutis que nos colocam em comunicação com o cosmos.
É através dos nossos canais de energia, os chakras, que recebemos energia tanto do cosmos, como da Terra (energia telúrica), e também é através dos nossos chakras que podemos desenvolver aspectos da nossa percepção para ouvir, ver e sentir o mundo espiritual.
Partindo da premissa que qualquer um pode canalizar a única coisa que a pessoa precisa fazer é se colocar à disposição do mundo espiritual, e perceber quando está recebendo uma comunicação do plano não físico.
Geralmente essa percepção ocorre como uma voz distinta dentro na nossa mente, ou ainda como uma visão, e em alguns casos com expressão mecânica (o caso do médium Chico Xavier) onde o espírito consegue manipular o corpo físico do médium e realizar ações como escrever, cantar, pintar, tocar instrumentos musicais, etc.
Os vários tipos de mediunidade e comunicação
Quando eu comecei a trabalhar em centro Kardecista, já sabia que tinha a mediunidade para receber comunicações faladas e escritas, pelo meu trabalho anterior com a Umbanda.
Naquela época (anos 80/90) a expressão “canalização” não existia, e as comunicações faladas eram chamadas de “psicofonia”, e as escritas de “psicografia”.
Existem muitos tipos de mediunidade, como cura, vidência, premonição, desobsessão, incorporação, telecinesia, materialização, etc.
Existem médiuns que possuem vários tipos juntos, e outros que tem apenas uma “habilidade” mais aflorada.
O mais importante é que qualquer pessoa pode DESENVOLVER seus dons mediúnicos através de exercícios práticos e com auxílio de uma organização, ou grupo, que possa acompanhar e impedir eventos negativos durante as práticas.
Como médium há muitos anos, eu não recomendo que esses exercícios sejam feitos online, porque podem ocorrer fenômenos inesperados, e é preciso ter um acompanhamento presencial com a pessoa que está desenvolvendo.
Uma mediunidade desenvolvida de forma errada pode acarretar problemas psíquicos no indivíduo que, se não forem cuidados há tempo, poderão deixar sequelas negativas para sempre.
Então CUIDADO com cursos de desenvolvimento de faculdades mediúnicas a distância, hoje existe muita banalidade com esse assunto, pessoas querendo ensinar Apometria à distância, ou contato com seres de luz sem um mínimo preparo, e isso acaba “sobrando” para o médium que não foi assistido corretamente.
Como existem vários tipos de sensibilidade mediúnica é preciso fazer uma avaliação presencial para saber quais faculdades devem ser estimuladas a fim de obter uma comunicação positiva e feliz.
Se você deseja desenvolver suas faculdades mediúnicas procure um grupo de estudos sério em sua cidade e comece a frequentar.
Mediunidade consciente, semiconsciente e inconsciente
Existe uma diferença básica entre os médiuns: consciência, semiconsciência e inconsciência.
O que significa isso?
Médiuns conscientes são aqueles que podem interferir na comunicação que estão recebendo, modificando palavras, tom de voz e até o contexto da mensagem, porque continuam com sua consciência alerta durante a comunicação.
Médiuns semiconscientes são aqueles que mantem apenas uma parte de sua consciência ativa durante a comunicação e, por isso, podem realizar ações mecânicas, mas também podem discernir sobre o que pode/deve ser feito, ou não, pois conseguem interferir com a entidade que está se comunicando.
Médiuns inconscientes são aqueles que ficam completamente alheios ao mundo durante a comunicação, realizando ações mecânicas, e podem até realizar ações que não conseguem fazer enquanto estão “acordados” (já vi uma pessoa que não sabia escrever, psicografar uma carta inteira de um espírito).
Não preciso dizer que o último tipo é o mais raro, mas também o mais confiável, pois sua consciência não interfere de forma alguma na comunicação, passando uma mensagem limpa, da entidade que está se manifestando.
Os casos de ANIMISMO
Falei lá em cima que não faria um artigo com termos técnicos, porém para que as pessoas entendam melhor, acho importante trazer aqui um tipo de mediunidade muito comum, principalmente em centros de Umbanda e Candomblé: o ANIMISMO! (Por favor, LEIA o texto do link, pois existem conceitos diferentes para essa mesma palavra).
Animista é o médium que FINGE estar sob influência de uma entidade passando conselhos e comunicações que são originados em sua própria personalidade/EGO.
Ou seja, não existe uma influência espiritual ali, apenas a ação do alter ego do médium.
Justamente porque qualquer um pode canalizar, algumas pessoas quando começam a desenvolver sua mediunidade se sentem pressionadas a mostrar “resultados” então acabam fingindo que estão sob influência da espiritualidade para atender a expectativa de um mentor (pai de santo, doutrinador), e até mesmo de uma assistência (pessoas que frequentam e assistem às sessões espíritas em qualquer local).
É dever e responsabilidade do doutrinador/pai de santo reconhecer e EDUCAR esses médiuns para não causar problemas psíquicos, mas também para garantir que as pessoas que estão à espera de uma comunicação séria, não sejam prejudicadas/enganadas.
Lembro-me que em um dos centros de Umbanda que trabalhei, havia uma médium que era animista, e nós (filhas do centro) que percebemos e levamos ao conhecimento da mãe de santo.
Em muitos casos a pessoa não faz de propósito, mas em alguns casos (como foi esse) é feito para se obter favores pessoais como dinheiro, oferendas e prestígio dentro da “gira”.
Quis justamente trazer esse assunto aqui, porque existem MUITOS médiuns que fazem isso, então é preciso sempre procurar uma casa séria para frequentar, afim de não ser ludibriado(a).
É preciso INCORPORAR para canalizar uma comunicação?
Uma prática mediúnica muito comum também na Umbanda e Candomblé, é a incorporação.
Esse fenômeno ocorre quando a entidade/espírito, que está se comunicando, domina completamente o corpo físico do médium mudando até mesmo suas feições, e realizando “trejeitos” de um determinado tipo de “pessoa/santo”.
Quero deixar claro que NÃO É necessário haver uma incorporação para receber uma comunicação de um ser desencarnado.
Chico Xavier, quando recebia as cartas não estava incorporado, ele simplesmente entrava em um transe mental onde ouvia as mensagens e, de forma mecânica, as escrevia no papel, muitas vezes com a mesma caligrafia da pessoa que estava se comunicando (mediunidade inconsciente).
As canalizações que vemos hoje em dia dos grandes mestres de luz são feitas geralmente nesse tipo de “transe”.
Basta perceber a postura dos médiuns que possuem vídeos no Youtube, como é o caso do canalizador “oficial” do Kryon, e também da médium Vânia Rodrigues, que faz lives de canalização passando comunicações do Arcanjo Miguel.
É possível perceber a concentração deles enquanto estão passando as mensagens, nitidamente “ouvindo” o que estão repetindo lá dentro de suas mentes.
Tem uma canalização do Kryon onde ele se refere justamente à incorporação, e fala que ele não incorpora em seu canalizador, apenas se comunica telepaticamente.
Qualquer um pode canalizar, desde que esteja preparado(a) para isso
Mestre Sananda (Jesus) conta em seu livro “As cartas de Cristo” que foram necessários 40 anos para preparar a médium que canalizou as informações que seriam transformadas em livro.
Agora, se você está pretendendo desenvolver sua habilidade mediúnica para canalizar os mestres, pode ter ficado desapontado(a), ou não querer passar por um período tão longo de preparação.
O que aconteceu, nesse caso, é que Jesus queria que a médium não pudesse interferir com seus próprios pensamentos e crenças nas coisas que ele revelaria durante as comunicações.
Imagine, o tanto de dogmas que existem sobre ele foram completamente quebrados nessas cartas, e se a médium interferisse provavelmente muito desse conteúdo seria perdido em suas próprias crenças e dogmas.
Então, ele tomou cuidado na preparação e só começou “ditar” as cartas quando teve certeza que o canal que estava utilizando não iria deturpar/modificar as informações de qualquer maneira.
O que realmente é preciso “ter/saber” para canalizar uma comunicação de uma entidade desencarnada?
Da minha experiência eu digo que o “ingrediente” principal para um bom médium é NÃO TER preconceitos de nenhuma espécie.
Outro ponto é ter o EGO completamente dominado, pois já vi muitas pessoas “se achando” porque recebiam comunicações de seres de luz como Arcanjos e Devas, e se referindo aos outros médiuns como “inferiores” porque canalizavam entidades “menores”.
E, por último, ESTUDE muito sobre as faculdades psíquicas que são primordiais para qualquer médium.
Aprenda sobre os corpos sutis, sobre como funciona a multidimensionalidade que permite trabalhos de cura como a Apometria, se conecte com sua Centelha Divina para sentir energias de luz em seus centros de força.
Se coloque em estado meditativo e se ponha a disposição da espiritualidade como um canal de comunicação.
Experimente meditar deixando um caderno e lápis por perto, e escreva tudo que vier à sua mente durante seu processo meditativo, essa é uma forma de praticar tanto a mente, como a parte mecânica (mão).
Pode ser que você não vá ser um médium de escrita, então preste atenção nos “discursos” que chegam até sua mente quando está mais introspectivo.
Eu tenho hábito de gravar os pensamentos que me chegam nesses momentos, e eles dariam excelentes podcasts sobre vários assuntos diferentes, e eu SEI que não são pensamentos meus.
Quando eu falo que qualquer um pode canalizar é porque da parte da espiritualidade a única coisa que eles precisam para se comunicar é mesmo um canal.
Ainda mais nesse momento atual de ascensão do planeta, em que existem MUITOS irmãos da espiritualidade atuando para ajudar essa elevação, eles tem necessidade de mais canais por onde possam se comunicar.
Somente UM MÉDIUM canaliza uma determinada entidade espiritual?
Eu já tinha fechado o artigo e ia publicar, quando decidi escrever mais esse tópico, que será bem polêmico (como muitas coisas que publico aqui no blog).
Existe a crença de que uma determinada entidade espiritual “escolhe” apenas um médium para se comunicar, e isso NÃO É verdade!
A mesma entidade se manifesta através de vários canais diferentes, porém como a espiritualidade maior SABE sobre a briga de EGOS dos médiuns encarnados, ela toma cuidado para se apresentar através de cada um.
Por exemplo, os Abraham são conhecidos mundialmente por causa da sua canalizadora Esther Hicks que é americana e passa as canalizações em inglês, seu idioma natal.
Seria muita ingenuidade da nossa parte achar que eles não se comunicam com canalizadores de outros países e idiomas, porque o propósito desse grupo de consciências é AJUDAR a humanidade a ter uma vida mais feliz.
Do ponto de vista da espiritualidade, o canal não importa, o que realmente importa é a mensagem, e que ela possa chegar ao MAIOR NÚMERO de pessoas possível, então CLARO que toda espiritualidade maior se comunica através de VÁRIOS canalizadores (e se você canaliza e se chocou com essa informação, pode ir lá cuidar de baixar o ego que deve estar muito elevado).
O que ocorre, como falei anteriormente, é que alguns médiuns tomam posse das canalizações, acabam colocando direitos autorais dificultando que as informações se espalhem para mais pessoas, ou cobrando valores exorbitantes para dar acesso a material “exclusivo” impedindo que quem não tem recursos possa se beneficiar das informações.
Para evitar brigas e demandas jurídicas entre os encarnados, é que a espiritualidade maior, pode adotar nomes diferentes, para não haver disputas completamente humanas sobre o conteúdo das canalizações.
Como qualquer um pode canalizar, é muito acertado dizer que aqui no Brasil existem MILHARES de médiuns que canalizam os grandes mestres como Sananda (Jesus), Arcanjos, mas que esses espíritos podem escolher nomes diferentes para se apresentarem, tomando cuidado para não causar brigas de EGOS, completamente desnecessárias.
Inclusive, tem um vídeo dos Abraham onde o convidado pergunta se ele pode ter acesso a eles sem precisar ir nos workshops, e eles respondem que SIM, bastando apenas sintonizar com eles (pensar neles), e que a Esther é apenas UMA fonte que PERMITE que eles se comuniquem, mas não é exclusiva.
O mesmo acontece com os irmãos de outras galáxias, eles usam os canais que estão disponíveis para se comunicarem conosco.
Veja, seria ILÓGICO que a espiritualidade maior, que vive e atua na energia do AMOR INCONDICIONAL, escolhesse pessoas especiais para se comunicar, isso NÃO existe.
Se você canaliza espíritos de luz, deve e precisa colocar as comunicações ao alcance do maior número possível de pessoas, pois nesse momento de elevação do planeta, qualquer informação e conforto são cruciais para ajudar as pessoas entenderem melhor tudo que está acontecendo.
Que TIPO de espírito vem se comunicar?
Lógico que as pessoas querem canalizar os mestres ascensionados, anjos, arcanjos, e outros seres da espiritualidade maior, mas quando temos um canal aberto pode acontecer de outros seres quererem aproveitar a oportunidade para se comunicar.
COMO se prevenir de receber influências/comunicações de seres que não são da luz?
Sempre discutíamos isso no centro em que trabalhava, inclusive uma das médiuns falava que se a pessoa era “ruim” só ia servir de canal para espíritos malévolos, e isso é uma verdade.
A nossa VIBRAÇÃO é o ponto de atração para os seres que desejam se comunicar.
Então se você é uma pessoa que está sempre pensando positivo, que mantém vibrações elevadas, é uma candidata a receber comunicações de seres mais elevados como Jesus e os mestres ascensionados.
Agora, se tem um padrão mental negativo e emoções mais primitivas (raiva, luxúria, inveja, etc) acabará atraindo seres mais atrasados que desejarão deixar mensagens através de você.
Da mesma forma que qualquer um pode canalizar, do outro lado também existe TODO tipo de espírito/entidade querendo dar seu recado para o mundo físico.
Cabe ao médium vibrar elevado para atrair comunicações elevadas que deixam mensagens de beleza e alegria para o mundo.
A energia do médium precisa estar compatível com a energia do comunicador (entidade/espírito), para haver uma conexão perfeita e não se perder nada das mensagens.
Se você deseja se tornar um(a) canalizador(a) da espiritualidade maior comece agora mesmo trabalhar seus padrões mentais, seu desapego, seu amor incondicional, para se colocar no mesmo padrão vibratório de seres como Saint Germain e Arcanjo Metatron.
Uma forma de aumentar seu padrão vibracional para canalizar os mestres é se conectar com sua Centelha Divina frequentemente.
Ela é a parte de DEUS que habita dentro de você e apenas espera sua permissão para se manifestar e viver através de você!
Para ajudar as pessoas que querem se conectar com a Centelha mais facilmente, escrevi o e-book “Tenho que Dizer: VOCÊ É DEUS”, onde coloquei 12 exercícios simples e práticos para manter essa conexão por mais tempo.
Desejo que esse artigo falando sobre mediunidade e canalização ajude você entender melhor sobre esse processo e, se quiser praticar, ter informações seguras de alguém que foi “canalizadora” por muitos anos!
E você? Tem vontade de canalizar mensagens da espiritualidade maior? Conte nos comentários, vamos compartilhar conhecimento!
Lembre-se sempre: VOCÊ TEM PODER!
Deixe um comentário