APRENDA se CONECTAR com sua CENTELHA DIVINA!

Quero saber mais!

Como viver no presente em 6 maneiras práticas e simples

Tempo de leitura: 12 min

Escrito por Hèlena

Aprender como viver no presente e, principalmente, ENTENDER o que isso significa é muito importante para começar a trilhar um caminho de mais leveza mental e emocional.

como-viver-no-presente

Quem segue aqui o blog sabe que eu sempre falo sobre a importância da nossa vibração para criar a realidade que desejamos, pois o universo lê nossa energia, não nossos pensamentos e palavras.

E, conforme nos  aprofundamos no caminho do autoconhecimento e da expansão da consciência, nos deparamos com novos conceitos, novas ferramentas, e o “viver no agora” é uma delas.

E agora você deve estar se perguntando: “Mas é óbvio que eu vivo no agora, não tem como viver em outro momento, não é mesmo?”.

E a resposta para esse questionamento não é tão simples, pois apesar de estarmos vivendo no agora, muitas vezes nossa mente está focada no passado trazendo velhas experiências de volta, ou então divagando em como será o futuro.

Eckhart Tolle, em seu livro “O poder do Agora”, explica com detalhes COMO é possível (e desejável) manter nossa mente o maior tempo que pudermos focada no “AGORA”.

Ou seja, como quando colocamos atenção plena nas tarefas que estamos realizando ao longo do dia conseguimos ficar longe da influência de pensamentos negativos, e assim mantemos nossas emoções e vibração mais limpas, mais elevadas.

É dentro desse procedimento de mente focada, que surgiu a prática do “mindfulness” (atenção plena), e que está permitindo que milhares de pessoas praticantes consigam manter ansiedade e depressão fora do caminho.

Mas, é preciso dizer que não é fácil ficar com a mente focada no agora, pois nosso padrão de pensamento está preso ao tempo linear (passado, presente, futuro) que é como o tempo passa aqui na terceira dimensão.

Na maior parte do universo o tempo não tem uma divisão, ou seja, tudo está acontecendo ao mesmo tempo, o tempo todo.

Assim, os seres que vivem nesses locais mais evoluídos (da 5ª dimensão para cima), tem plena consciência do TODO de sua existência.

Como aqui temos a mania de ir para o passado e para o futuro, acabamos aproveitando muito pouco do momento presente.

Assim, para termos pensamentos melhores e vibração mais elevada, precisamos focar em nos manter o maior tempo possível com a mente mergulhada no AGORA.

Como o tempo linear se projeta em nossa mente

Ao invés de nos preocuparmos em aprender como viver no presente, ficamos lembrando eventos passados (e trazendo essas energias de volta), ou então ficamos divagando (e nos assustando) com o que pode acontecer no futuro.

Veja, quando você está lembrando o passado, está fazendo isso no momento do AGORA.

Quando você se projeta para o futuro está fazendo isso no momento do AGORA.

Assim, é muito seguro (e verdadeiro) dizer que o ÚNICO momento que existe é o momento Presente, o AGORA.

Um dos ensinamentos dos Abraham diz que precisamos focar em criar pensamentos melhores assim que notamos que nossa emoção está ficando negativa.

Muitas vezes nossa emoção fica negativa porque justamente nos alinhamos com a energia dos eventos passados e acabamos revivendo situações desagradáveis e sofrendo NOVAMENTE as mesmas emoções.

Se nós criamos a realidade com nosso pensamento, podemos deduzir que muitas vezes nossa vida fica sempre “na mesma”, porque teimamos em ficar conectados no que já passou, e criamos eventos similares de novo e de novo.

Quando ficamos imaginando como será o futuro, fazemos isso a partir da experiência que estamos vivendo agora, se ela não for boa/feliz, caímos na possibilidade de criarmos eventos terríveis apenas pelo nosso pensamento.

Dessa forma, o melhor momento para focar a mente é no AGORA, tente deixar sua mente completamente impregnada nas atividades que está realizando, e isso manterá seus pensamentos “neutros”, um jeito mais fácil de começar a pensar mais positivamente.

Como viver no presente seguindo essas 6 dicas bem fáceis de aplicar

Veja abaixo, 6 maneiras práticas de manter sua mente no momento presente o maior tempo que conseguir:

1 – Respirar

Você já percebeu que quando está sentindo ansiedade ou preocupação, seu peito fica apertado?

Ou, você pode ter dificuldade para recuperar o fôlego?

Bem, uma das maneiras mais naturais e calmantes de liberar a tensão devido a uma mente divagante, ou acelerada, é simplesmente respirar.

Respirar fundo e soltar lentamente pode proporcionar um alívio quase instantâneo para ajudar a acalmar a mente.

E repetir esse processo conscientemente proporciona um influxo de oxigênio que viaja para o cérebro, permitindo clareza e paz interior.

Portanto, da próxima vez que você perceber que sua mente está vagando com pensamentos negativos, preste atenção ao seu padrão respiratório, pois pode ser benéfico dedicar apenas alguns momentos para se concentrar na respiração.

Essa técnica ajudará você compreender que as preocupações são apenas temporárias e que tem o poder de mudar sua vibração sempre que quiser.

Não é à toa que todas as práticas de meditação começam com exercícios de respiração, pois isso ajuda acalmar a mente e também relaxa o corpo.

2 – Identificar os gatilhos

Há muitas coisas que podem nos tirar do momento presente, e podemos chamá-las de “gatilhos mentais”.

Tanto os gatilhos externos quanto os internos podem fazer com que você se divague, como o ambiente, as pessoas com quem se comunica, o estresse, e/ou o esgotamento no trabalho, etc.

É importante cavar fundo e pensar sobre o que pode estar causando distração, ansiedade ou frustração e, principalmente perceber quais tipos de emoções esses gatilhos disparam.

Quando você identifica seus gatilhos pessoais, começa ficar mais consciente de quais situações, pessoas, conversas ou conteúdos evitar e a permanecer no momento presente com mais frequência.

Se sua mente começa a pensar muito nos “e ses” e sempre está projetando eventos negativos para o futuro, ou ficando muito presa no que já passou, está na hora de mudar o padrão de pensamentos.

Se você não sabe como identificar seus gatilhos mentais, uma boa maneira é fazer uso de um diário, anotando quais foram suas reações e pensamentos ao longo dos eventos do dia.

Fazer essas anotações, e reler o que foi anotado, trará clareza para sua mente descobrir quais situações você precisa evitar no dia a dia para não ter esses gatilhos disparados novamente.

Entender como sua mente se conecta aos pensamentos negativos, é o primeiro passo para trabalhar esses gatilhos e evitar que isso aconteça com frequência, permitindo manter emoções e vibração mais elevadas.

3 – Aproveitar os sentimentos

Uma forma muito eficaz de como viver no presente é usar os sentimentos que está tendo para se guiar e fazer escolhas melhores de pensamentos e situações.

Reconhecer seus gatilhos é uma coisa, mas dar o próximo passo e realmente se apoiar nesses sentimentos (mesmo os ruins!) traz você para um alinhamento mais próximo com seu eu superior.

A chave aqui é reconhecer seus sentimentos e encontrar maneiras de navegar por eles, para que não se acumulem e se tornem opressores.

A psicóloga especialista Dra. Joan Rosenberg fala sobre a importância de se apoiar na consciência e como isso pode promover uma força emocional inabalável.

Especialmente quando enfrentamos tempos desafiadores, a preocupação ou o medo da incerteza é completamente normal.

Para superar os sentimentos de desesperança, precisamos aceitar e reconhecer nossas emoções desagradáveis.

Portanto, não tenha medo de se inclinar para essas emoções desagradáveis ​​e enfrentá-las de frente, na verdade essa é uma das maneiras mais eficazes para SE conhecer melhor.

É preciso muita força, coragem e atenção plena para estar presente o suficiente para ver suas emoções e realmente trabalhar com elas.

Quando você consegue estar presente e disposto a abraçar um momento de desconforto, você está sinalizando ao Universo que está pronto para as novas oportunidades que o futuro reserva.

Em uma das suas canalizações, mestre Sananda diz que nós temos que abraçar e amar TODAS nossas criações, principalmente as negativas, porque é a partir desse sentimento de “está tudo bem”, que conseguimos trabalhar os processos negativos.

Não estou falando aqui para “fingir” que está tudo bem, ou não chorar quando está sentindo desespero e tristeza, mas para olhar de frente para esses sentimentos e acolhê-los, pois assim ficará mais fácil passar por esses momentos mudando os pensamentos e as emoções.

Neville Goddard ensinou que: “Se você não está gostando do que está vendo/vivendo, apenas SAIA DAÍ”.

Ou seja, podemos mudar o que vamos criar/sentir/viver apenas escolhendo pensamentos melhores, mesmo que um bem pequeno, mas que permita que nossa mente se afaste da lembrança/padrão negativo.

Os Abraham ensinam que as nossas emoções são a bússola mais precisa para sabermos o que estamos vibrando, e quando percebemos que não nos sentimos bem, podemos mudar nosso pensamento e aí nossas emoções mudam em consequência disso.

4 – Abraçar o desconhecido

Uma parte de viver no presente é ser capaz de realmente abrir o seu coração e permitir-se abraçar o desconhecido.

Por mais difícil que seja, liberar a preocupação e despertar uma sensação de prontidão para o que está por vir é um caminho direto para entrar no fluxo do nosso Eu Interior/Centelha Divina.

Embora às vezes possamos ficar muito confortáveis ​​ou até mesmo presos a maus hábitos de pensar demais – geralmente como uma forma de nos proteger de mágoas ou decepções.

E não me interpretem mal, não há vergonha em querer estar preparado para o futuro ou preparado para o melhor resultado, pelo contrário, se você consegue manter um pensamento de futuro maravilhoso e vive a partir disso, cria essa situação na realidade física.

Agora, se “preocupar”, ou ficar imaginando que coisas ruins acontecerão, fará com que seus pensamentos se mantenham no negativo e isso também criará a realidade na vida física.

Quanto melhor você se libertar das preocupações e abraçar o desconhecido, mais estará convidando esse estado de fluxo a entrar em sua vida.

Abraçar o desconhecido é verdadeiramente uma prática consciente que tem o poder de revelar oportunidades além dos seus sonhos mais loucos – você só precisa se permitir ver o futuro como uma oportunidade.

Não importa o quão preparado esteja, porque quando você acalma a conversa do medo ou da preocupação, acolhe infinitas possibilidades para uma vida milagrosa.

Se você está acostumado(a) com os ensinamentos dos Abraham sobre como viver no presente, sabe que esse “abraçar o desconhecido” é, na verdade, o famoso soltar, ou seja, deixar que o universo realmente assuma o controle e traga as coisas que você deseja pelo caminho da menor resistência.

5 – Adotar um estilo de vida minimalista

Já tem algum tempo que muitos “gurus” da expansão da consciência falam sobre ter uma vida mais simples, e adotar um estilo minimalista no dia a dia.

Podemos fazer isso não só em nosso ambiente físico, nos livrando de objetos que podem trazer lembranças tristes e disparar gatilhos emocionais desagradáveis, mas também com nosso estado mental.

Às vezes precisamos apenas de uma paisagem marinha de tirar o fôlego para nos conectarmos com nossa Centelha Divina e termos momentos de alegria genuína e elevação da vibração a níveis realmente incríveis.

Um ponto muito importante nessa coisa de “se livrar das coisas do passado” é que você faça isso apenas quando se sentir realmente pronto, pois pode ser muito doloroso se desfazer de algum objeto, e depois ficar sentindo remorso por ter feito disso.

Minha sugestão pessoal para esses casos é fazer primeiro alguma terapia energética de limpeza de emoções (ho’oponopono, thetahealing, EFT), para só depois começar se desfazer de objetos e lembranças do passado definitivamente.

Fiquei muito tempo me sentindo realmente triste e arrependida de ter jogado fora cartas e fotos de antigos relacionamentos, por isso recomendo que só faça esse tipo de limpeza quando estiver completamente certo de fazer isso.

Uma coisa que acho legal pensar sobre isso é: pessoas e eventos fizeram parte da nossa vida, ao invés de jogar fora, podemos ressignificar os sentimentos e ter essas fotos/objetos como lembrança de momentos bons e importantes que foram vivenciados.

Quando falamos de maneiras de como viver no presente precisamos também nos atentar ao que nos “faz bem”, e não sair praticando técnicas apenas porque essa, ou aquela pessoa disse para fazer.

Pessoalmente não sou uma pessoa minimalista (muito pelo contrário), mas reconheço que ter pensamentos mais simples, e realmente não dar importância para fatos que não nos dizem respeito, faz um bem danado para nossa vibração.

6 – Se tornar mestre em mindfulness

Falei lá em cima sobre a prática do mindfulness (atenção plena) que consiste em manter a mente focada no momento presente, prestando atenção nos detalhes das ações que estão sendo praticadas no agora.

Existem várias técnicas para conseguir chegar nesse estado mental, como prestar atenção na respiração, em algum som repetitivo do ambiente, nos detalhes das suas mãos, etc.

É importante salientar que essa prática não é uma exclusividade da meditação, pois podemos usar a atenção plena em TODAS atividades do dia, como a hora de comer, caminhando, no banho, e no trabalho, quando você fica tão absorto na tarefa que esquece que tem um mundo á sua volta.

Experimente prestar atenção no momento do agora, vá fazendo isso aos poucos, lembre-se que o único tempo que existe é o presente, pois toda nossa ação (mental, emocional e física) está se manifestando AGORA.

Por exemplo, quando for lavar a louça, ou limpar a casa, preste atenção nos detalhes dessas ações, como a espuma do sabão, a água saindo da torneira e enxaguando o prato, sua mãos ensaboadas, o movimento da esponja na louça, etc.

Outro exercício muito bom de atenção plena é pegar um desses vídeos de natureza que existem na internet (ondas do mar, flores se mexendo, pássaros voando) e ficar prestando atenção na repetição dos movimentos.

Conforme for praticando perceberá sua mente ficando mais leve, menos pensamentos negativos atuando, maior bem estar, mais clareza mental, e principalmente, emoções mais leves e felizes.

Desejo que esse artigo mostrando 6 formas práticas de como viver no presente ajude você ficar mais focado no AGORA, para ter uma vida mais feliz.

Todas essas práticas ajudam a se conectar com a Centelha Divina, e se você deseja fazer isso com maior facilidade conheça meu e-book “Tenho que Dizer: Você É Deus”, que contém 12 exercícios para se manter mais tempo conectado com seu Eu interior.

É a partir dessa conexão que permitimos que a Centelha viva através de nós e, com isso, recebemos toda energia que vem do Criador de Tudo que É e passamos a ter mais saúde, abundância e tudo de bom que existe nesse universo!

E você? Já conhecia essas dicas de como viver no presente? Conte nos comentários, vamos compartilhar conhecimento!

Lembre-se: VOCÊ TEM PODER!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.