google

APRENDA escrever ARTIGOS que VENDEM todos os dias!

Quero APRENDER!

Como escrever artigo para blog em 10 passos práticos e efetivos    

Tempo de leitura: 11 min

Escrito por marketing

Espalhe o conteúdo!

Saber como escrever artigo para blog é uma das maiores dificuldades que os empreendedores digitais encontram dentro de suas tarefas do dia a dia.

como-escrever-artigo-para-blog

Como redatora, para mim é muito fácil escrever qualquer tipo de texto, mas confesso que quando se trata de escrever para meus blogs, a coisa dá uma travada, porque temos a famosa mania de perfeição.

Quando você resolve trabalhar na internet criando autoridade em um determinado nicho de mercado, já tem que saber que a produção de conteúdo de qualidade fará parte do seu dia a dia.

Eu sempre falo que é mais fácil entrar em um nicho que você já conhece, do que começar a trabalhar com um assunto apenas porque ele se mostra mais lucrativo.

Se já é difícil produzir conteúdo dentro do assunto que se conhece, imagine ter que fazer isso para um segmento que não se está familiarizado.

Infelizmente tenho visto muitas pessoas trabalhando em nichos de mercado apenas porque são rentáveis, e aí quando precisam de conteúdo, ou contratam com redatores freelancers, ou acabam criando textos que não engajam o público.

Nada contra a contratação de textos, afinal eu vivo de criar artigos para outros empreendedores, mas quando você faz isso apenas porque não sabe escrever pode tornar-se refém desse serviço para sempre.

Por isso sempre falo, mesmo que seja apenas uma noção básica, TODO empreendedor digital PRECISA saber como escrever artigo para blog de autoridade, mini sites, ou blogs de nicho.

Porque aí, a terceirização dessa produção acontecerá apenas pela falta de tempo de se dedicar a essa tarefa e não pela ignorância de saber escrever.

Ter blog ou não?

Cheguei ao marketing digital em 2014 e fiz um curso completo que me ensinou a ter os negócios digitais que tenho hoje.

Desde essa época que ouço essa pergunta: “Preciso ter um blog, ou não?”, e naquele tempo não entendia muito bem porque as pessoas estavam dentro daquele curso perguntando isso, já que o curso ensina a montar um negócio do zero, com base em um blog.

O tempo foi passando e comecei a entender melhor os conceitos de “ganhar dinheiro na internet”, e percebi que os empreendedores mais bem sucedidos possuem um blog autoridade.

Foi com essa percepção que criei meu primeiro blog no nicho de expansão da consciência (Lei da Atração), e um pouco depois esse blog aqui, onde falo sobre empreendedorismo e marketing digital, os dois de autoridade e em nichos que tenho conhecimento e gosto de falar.

Então, minha opinião pessoal, para quem deseja ter um negócio em longo prazo na internet é criar seu blog de autoridade, pois ele será um porto seguro, um ativo que terá para o resto da vida (enquanto pagar o domínio é claro).

Agora se você deseja apenas ganhar uma renda extra e não se vê trabalhando com marketing digital por mais tempo, então não haverá necessidade de ter seu blog de autoridade.

Como escrever artigo para blog – 10 passos fundamentais

Já tenho uma página aqui no blog falando sobre como ranquear artigos, mas achei interessante fazer uma nova postagem nesse sentido, para o conteúdo ficar mais fresco para quem está chegando nesse mercado agora.

Veja abaixo 10 passos fundamentais para escrever artigo para blogs em geral.

1 – Levantamento de temas do nicho

Antes de inventar um assunto para falar no seu blog, é importante fazer uma pesquisa prévia para ver o que as pessoas, dentro do seu nicho de atuação, desejam saber.

Escrever apenas por escrever é muito legal, mas de vez em quando é preciso ter postagens mais técnicas, preocupadas com SEO, ou seu blog nunca aparecerá no resultado das buscas do Google.

Tire algumas horas do seu dia para visitar blogs do mesmo nicho que o seu e veja o que estão postando, e como o público está interagindo com esse conteúdo.

Opte por escolher os assuntos que têm mais comentários e engajamento nas redes sociais, essa movimentação significa que o público se identifica com esses assuntos.

Salve links de outros blogs em um documento que deixará apenas para fazer isso, assim sempre que quiser relembrar algo basta ir lá e visitar a página novamente.

Faça uma brainstorm de assuntos do seu nicho para poder montar sua pauta de conteúdo com qualidade e para muito tempo.

2 – Pesquisa de palavras chave

Esse é um item onde muitos empreendedores novatos se perdem. Recebo muitos pedidos de produção de textos onde não foi feita a pesquisa de palavras chave.

Colocar as palavras chave corretas em seu texto é primordial para aparecer no resultado das buscas do Google. Sem isso seu blog não receberá visitas.

Você poderá fazer essa pesquisa usando o Keyword planner do próprio Google, ou visitar o site Answer the public, que é uma ferramenta gratuita onde é possível pesquisar as palavras chave e obter muitas variações dentro da sua pesquisa.

Detalhe: O Answer the public usa o Google para fazer a pesquisa, mas mostra os resultados separados por temas dentro do que você precisa, o que deixa a visualização mais lúdica e abrangente.

NUNCA DEIXE de fazer a pesquisa de palavras chave do seu nicho em geral e também dos termos que usará em cada artigo que for escrever.

3 – Pauta de conteúdo  

Depois de ter os assuntos e as palavras chave é hora de montar a pauta de conteúdo, outra coisa que muitos empreendedores deixam de lado.

A pauta de conteúdo permitirá separar os assuntos em artigos individuais, e também não repetir assunto em postagens muito próximas.

Procure programar artigos para uns 4 meses de postagens, assim terá um tempo mais tranquilo onde não precisará fazer esse item novamente.

Uma das coisas que atrapalham bastante a tarefa de como escrever artigo para blog, é justamente o tempo que precisa ser dedicado para produzir conteúdo excelente.

DICA EXTRA:

SEMPRE é possível usar os mesmos assuntos, mas abordando de formas diferentes. Por exemplo, esse artigo que você está lendo poderia virar outro com o título: “Qual a importância de saber escrever artigo para blog”, onde eu abordaria as vantagens de saber fazer isso.

4 – Produção do texto com SEO

Depois de ter os assuntos, as palavras chave e os temas de cada artigo é hora de escrever.

Sempre faço um esboço antes de começar a escrever propriamente dito.

Abra um documento novo no Word e coloque um título (que não precisa necessariamente ser o que ficará no final), apenas para ter por onde começar.

Elenque todos os tópicos que desejará falar no texto e coloque-os divididos em subtítulos, para a leitura ficar mais fácil para o público.

Defina a quantidade de palavras, se a ideia é falar de assuntos mais gerais textos com 1000, 1500 palavras é suficiente. Agora se desejar esgotar um assunto pode precisar de 3000 palavras, ou mais.

Quem define o tamanho do texto é você, mas é importante não deixar informações pela metade (a não ser que esteja fazendo uma série dentro de um assunto específico).

O artigo precisa ter começo, meio e fim. SEMPRE!

5 – Revisão

Depois de escrito é bom dar uma lida para ver como ficou, é nessa hora que conseguimos enxergar erros ortográficos, falta de vírgulas e conjugação errada de verbos. Corrija tudo.

No meu e-book “Segredos dos Artigos que Vendem” eu falo bastante sobre a necessidade de sempre publicar textos sem erros, para não criar uma experiência negativa nos leitores.

Acredite, dependendo do nível cultural do público do seu blog, algumas pessoas podem até abandonar a leitura se encontrarem erros grotescos de ortografia e concordância (coisas como “nós vai”).

Para dominar a arte de como escrever artigo para blog é necessário ler muito, para ter um vocabulário amplo que sempre poderá usar no conteúdo.

6 – Escolha das imagens

Todo artigo precisa ter imagens, elas quebram o texto e deixam a leitura mais leve, principalmente em textos mais longos.

Não existe uma regra de quantas imagens devem ser colocadas, você quem decidirá.

Eu costumo colocar uma única imagem no início, e a considero imprescindível, porque será ela que chamará a atenção do público para o assunto.

Sendo assim, sempre escolha imagens que tenham RELAÇÃO com o assunto do seu texto, para não atrair o público errado para sua postagem.

Alguns sites de imagens gratuitas que uso muito são:

Pixabay

Morgue file

gratisography

pt.freeimages

freepik.es

Salve suas imagens SEMPRE com a palavra chave que será usada no texto (O Google também mostra imagens no resultado das buscas).

Coloque uma referência em sua imagem mostrando de onde salvou, assim você também ajuda o site de imagens ter uma divulgação.

7 – Publicar no WP

Partindo do princípio que seu blog é no WordPress então está na hora de colocar o texto e as imagens lá dentro do blog.

Defina sua palavra chave dentro do plugin de SEO (o da Yoast), se você não o instalou no seu WP recomendo que faça, pois ajuda muito a deixar seu artigo mais otimizado.

Defina o título no H1, os subtítulos como H2, H3, etc, insira as imagens nos locais que deseja e não esqueça de colocar links de saída.

Se você trabalhar como afiliado é preciso tomar o cuidado para não levar seu público para um afiliado concorrente, nem para sites que não agreguem valor ao conteúdo.

Uma boa prática é fazer esses links de saída apontando para portais e também para a Wikipedia, ou blogs com autoridade de domínio alta perante o Google.

Se for escrever um artigo para indicar algum produto como afiliado, nunca publique o link puro, use um texto âncora para não distrair a leitura.

8 – Divulgação

Para começar a receber visitas no seu artigo é bom fazer a divulgação nas redes sociais.

Crie uma página para seu blog no facebook, e um canal no youtube para publicar vídeos dentro do seu nicho de atuação e fazer chamadas para seu blog autoridade.

Os grandes empreendedores recomendam ter perfil em todas as redes sociais.

Sim, isso é realmente muito importante, mas para não se perder tendo que atualizar tudo (acredite, você irá se perder), escolha UMA delas para ser seu carro chefe de notícias (dica de uma consultora de marketing digital, minha cliente).

Escolhendo uma rede social principal para divulgar seu trabalho fica mais fácil criar postagens, imagens e tudo mais que será necessário.

Essa é uma tarefa IMPRESCINDÍVEL dentro do processo de como escrever artigo para blog, pois sem divulgação seu conteúdo não será encontrado.

Aconselho criar uma conta dentro do Pinterest para fazer essa divulgação, pois é um mecanismo de busca e tem benefícios ótimos para produtores de conteúdo, que as redes sociais não oferecem.

Leia esses artigos para saber mais sobre o uso do Pinterest para negócios:

Como usar o Pinterest para gerar tráfego orgânico para seus negócios

Pinterest Pro Afiliados – Aprenda vender TODOS os dias sendo afiliado

9 – Outros formatos para o mesmo conteúdo

Depois de colocar seu artigo no WP é possível (e recomendável) deixá-lo em outros formatos para espalhar na web.

Você pode fazer apresentações do power point para publicar no Slideshare, mini vídeos de chamada para o Youtube, criar um áudio para o Soundcloud e um infográfico para o Pinterest.

As possibilidades são infinitas dentro de cada rede social, então é bom dar uma estudada e explorada, pois quanto mais seu texto aparecer, mais chances de atrair público para seu blog e compradores para seus produtos/serviços.

Lembre-se, algumas plataformas não trarão visitantes para o blog, mas serão mais um local onde seu conteúdo estará publicado e com chance de aparecer bem ranqueado no Google.

Eu tenho artigos do meu outro blog que estão ranqueados na primeira página duas vezes, uma vez para a URL do blog e outra para a postagem que eu fiz no Slideshare.

Se você souber escolher e trabalhar bem as palavras chave dos textos, poderá ter esses duplos ranqueamentos também, o que será ótimo para a autoridade da sua página e do seu domínio.

10 – Reaproveite suas postagens antigas

Alguns nichos possuem temas que são conceituais, daqueles chamados evergreen. Ou seja, assuntos que serão daquele jeito para sempre.

Sendo assim, a partir de 6 meses de nascimento do seu blog é uma boa repostar seus textos antigos nas redes sociais.

Como as postagens em locais como face e Instagram são muito efêmeras e saem logo do feed dos usuários, esses artigos sempre serão notícia fresca para o público.

Antes de fazer essa repostagem, coloque um texto logo na primeira linha do artigo mostrando em que data ele foi “atualizado”, isso é muito bom para os leitores saberem que não se trata de informação velha.

Se for necessário dê uma adequada no texto trazendo para o tempo atual (no caso de você ter colocado impressões pessoais na época em que escreveu).

DICA EXTRA sobre divulgação

Crie imagens para as redes sociais de todos os seus artigos (se puder mais que uma), porque imagem sempre engaja melhor que texto.

É muito mais fácil alguém chegar ao seu blog porque clicou em uma imagem no Pinterest, do que porque leu uma postagem escrita no facebook.

Preste atenção nos tamanhos corretos de cada rede social (sim, infelizmente cada uma tem um tamanho diferente e mais adequado).

Para não errar, entre no site Canva e procure ali os tamanhos das imagens, já aproveitando para criar a sua (é gratuito e muito fácil de mexer).

Nichos de desenvolvimento pessoal, empreendedorismo, saúde, é bom criar imagens com frases motivacionais, ou citações de gente famosa. Coloque o nome do blog na parte inferior e espalhe por aí.

Como você viu, NÃO É fácil ter um blog autoridade com postagens semanais, as pessoas falam por aí que marketing digital é dinheiro fácil com pouco trabalho, MENTIRA!

Como todo tipo de trabalho, ter um blog requer tempo e dedicação para dar frutos.

Então, mãos à obra que o sucesso está logo ali, depois da sua próxima postagem!

Para ajudar na sua criação de conteúdo conheça meu e-book “Segredos dos Artigos que Vendem” onde ensino passo a passo a escrever artigos voltados para venda de produtos/serviços, e também conteúdo em geral.

E você? Já sabia como escrever artigo para blog usando esses passos? Conte nos comentários, vamos compartilhar conhecimento!

LEMBRE-SE: EMPREENDA para ter liberdade financeira!

Espalhe o conteúdo!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.