google

APRENDA escrever ARTIGOS que VENDEM todos os dias!

Quero APRENDER!

4 passos práticos e simples para encontrar seu nicho de mercado ideal

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por marketing

Espalhe o conteúdo!

Quer saber o que é nicho de mercado e como encontrar o seu?

Então você chegou no lugar certo. Leia esse artigo até o final para entender esse conceito e como ele é importante para criar seu negócio.

Se você já acompanha aqui o blog sabe que eu não costumo dourar a pílula das informações.

Ou seja, eu gosto de explicar as coisas de forma que até a pessoa mais leiga no assunto consiga entender, porque hoje em dia existe muita gente que chegou no marketing digital sem saber nada sobre esses termos técnicos.

Por isso para dizer de uma maneira prática o que é nicho de mercado, posso usar a expressão “pedaço” e trocar o nome mercado por “assunto”.

Isso mesmo! Nicho de mercado é um pedaço de um assunto maior.

Assim, dentro do assunto macarrão, por exemplo, temos assuntos menores como macarrão para sopa, macarrão espaguete, macarrão linguine, etc.

TODO assunto (mercado) pode ser dividido em pedaços (nichos) menores, e também existe uma divisão desses pedaços menores que são chamados de “micro-nichos”.

Sim, eu sei, isso pode ser confuso à primeira vista, mas procurarei deixar bem fácil de entender dando alguns exemplos práticos dentro do seu dia a dia.

O que é nicho de mercado, exemplo mais fácil de entender

Por exemplo, se você tem cabelos lisos, com certeza quando vai ao mercado comprar shampoo, escolhe um produto que seja para cabelos lisos certo?

Então, o shampoo é um “pedaço” (nicho) do assunto (mercado) de beleza.

Dentro do pedaço de assunto “shampoo” temos pedaços menores como, shampoo para cabelos lisos, secos, normais, cacheados, etc.

Veja que em cada “pedaço” (nicho) de assunto (mercado) existem algumas particularidades do público.

Assim, para definir bem o que é nicho de mercado podemos dizer que é um pedaço de assunto que interessa para um número restrito de pessoas que tem gostos e necessidades especiais.

Todo mundo usa shampoo (que é o assunto maior), mas determinados grupos de pessoas usam shampoos para problemas/características específicas de seus cabelos.

Ufa! Acho que agora ficou mais claro não? Espero que sim!

Bom, mas o que nicho de mercado tem a ver com mercado de afiliados e vendas na internet?

A resposta para essa pergunta é TUDO! Porque sem definir qual o melhor nicho de mercado na internet para você trabalhar, não dá para começar a criar seu negócio online.

Qualquer tipo de negócio, seja digital, ou físico, parte da existência de um assunto (mercado) e da necessidade do público por determinado produto/serviço.

Como escolher um bom nicho para trabalhar?

Bom, eu faço o curso Fórmula Negocio Online desde 2014. Calma! Ele não demora tudo isso, mas tem tanta atualização que eu sempre estou assistindo aulas novas.

Lá dentro do grupo de alunos, vejo várias pessoas que chegam todos os dias (tem mais de 200 mil alunos agora), e que simplesmente TRAVAM na aula onde ele ensina escolher o nicho de mercado.

Eu mesma demorei duas semanas para resolver qual nicho iria trabalhar, e somente depois de ver várias dicas é que consegui resolver.

É justamente essas dicas que vou passar para você. Vamos lá?

Para escolher o nicho de mercado que iria usar para criar meu primeiro negócio online, eu fiz o seguinte:

1 – Lista das coisas que sabe muito bem

Hoje, depois de 8 anos no marketing digital consegui perceber que talvez eu nem precisaria ter feito as outras listas, porque quando escolhemos trabalhar com uma coisa que já conhecemos é MUITO MAIS FÁCIL ter sucesso!

Então, liste TODAS as coisas que você conhece bem, que poderia ensinar alguém fazer, e ser pago para isso.

É isso mesmo! Como o grande mestre T. Harv Eker autor do livro “Segredos da Mente Milionária” diz: “Só é possível ganhar muito dinheiro quando vendemos nosso conhecimento, nunca nosso tempo”.

O que você sabe fazer que as pessoas SEMPRE pedem para aprender, ou sua ajuda para resolver?

Liste tudo, pois nessa lista poderá estar seu primeiro negócio na internet.

2 – Lista das coisas que gostaria de aprender

A segunda lista a ser feita, é das coisas que você tem vontade de aprender.

E agora você pode estar se perguntando: “Se eu ainda não sei como poderei ensinar alguém?”.

E a grande sacada é justamente essa, se você começa um negócio em um mercado que deseja aprender, conseguirá fazer isso produzindo o conteúdo do seu negócio.

Para isso bastará pesquisar e se aprofundar aos poucos até ter habilidade para ensinar outras pessoas.

Quer um exemplo de mercado que muitos afiliados escolhem mesmo antes de saber tudo sobre o assunto: o nicho de ganhar dinheiro online.

Muitos, mas muitos mesmo, profissionais que estão nesse nicho aprendem conforme vão fazendo um curso e quando pesquisam para trazer conteúdo para o público.

Anote tudo que gostaria de aprender, mas tudo mesmo, assim terá chance de saber se vale a pena entrar nesses nichos.

3 – Lista das coisas que você gosta muito

Aqui pode parecer meio redundante com os 2 primeiros, mas na verdade não é, porque eu tenho coisas que simplesmente ADORO, mas não sei e não acho que conseguiria aprender para ensinar.

Um exemplo é o ramo de joalheria, acho lindo jóias bem elaboradas com designs modernos, mas não acredito que eu conseguisse ser uma boa joalheira a ponto de ter um negócio de sucesso em pouco tempo.

Só, que foi fazendo essa lista que consegui encontrar formas de negócio rentáveis, apenas lembrando de coisas que eu gosto muito, no caso perfumes e produtos de beleza.

Então, anote tudo que você gosta muito, seja hobbies, programas de televisão, literatura, qualquer coisa que te faça sorrir quando você entra em contato.

4 – Pesquisa de mercado na internet

Bom, dentro do conceito amplo de o que é nicho de mercado e agora que você já fez essas 3 listas, está na hora de pesquisar se os assuntos que estão anotados possuem um mercado.

Isso se chama “validação do nicho”, ou seja, é preciso saber se o público desses assuntos tem interesse em gastar dinheiro para aprender coisas dentro desses mercados.

Como fazer isso?

Pesquisando na internet. Sempre que pesquisar um dos assuntos das suas listas olhe 4 coisas fundamentais:

  • Existem blogs, sites, páginas falando do assunto?

Se um assunto tem público relevante para ler artigos, assistir vídeos e procurar pelo assunto, é um ótimo indicativo de lucratividade dentro do mercado!

  • Existem comunidades, grupos, fóruns sobre o assunto?

As comunidades e fóruns são locais bons para entender melhor o avatar do nicho de mercado em questão, então é bom se houverem esses grupos.

  • Existem produtos dentro desse nicho de mercado?

Responder essa pergunta é fundamental, pois assim você poderá escolher um produto para promover como afiliado e focar seu conteúdo nessa divulgação.

Caso não existam produtos nas plataformas, é importante pesquisar o motivo, pois se for um assunto muito complexo, ou técnico demais, não haverá chance de você mesmo criar um produto próprio.

  • E, o principal: Existem anúncios pagos para produtos dentro desse assunto?

Quando alguém investe em anúncio é porque o nicho é rentável, ou seja, as pessoas que fazem parte dele costumam gastar dinheiro para adquirir produtos/serviços.

Recomendo que faça essa pesquisa para TODOS os itens que você elencou nas listas (ou apenas para os que você tem mais interesse), pois assim saberá se existem nichos de mercado rentáveis para criar negócios.

DICA: De acordo com o resultado da sua pesquisa veja se não é possível reunir um, ou mais assuntos que se relacionem e criar um negócio baseado nisso.

SEMPRE averigue se os públicos são afins, assim você terá uma diversidade de assunto para criar conteúdo dentro de um projeto só!

Foi exatamente isso que eu fiz juntando o meu blog de desenvolvimento pessoal (com foco em lei da atração e expansão da consciência), com o blog de marketing, descobri que, no final das contas, os públicos são relacionados, inclusive porque trabalhar na internet tem tudo a ver com consciência expandida, com mente aberta.

O que isso me ajudou? Ter apenas UM perfil no Instagram, e como alguns assuntos são interligados, consigo fazer linkbuilding de um para o outro, fortalecendo as páginas e o domínio ao mesmo tempo.

Qual o nicho de mercado atual que é mais rentável?

Essa é uma pergunta que a maioria dos empreendedores digitais fazem. Qual nicho é mais rentável, e confesso que é bem ampla a resposta.

Existem muitos nichos que são rentáveis, como emagrecimento, ganhar dinheiro online, desenvolvimento pessoal e os nichos chamados black (nicho adulto).

Mas o que realmente faz um nicho ser mais lucrativo é a relação DOR do público e SOLUÇÃO oferecida.

Se você promover um produto que resolve mesmo os problemas do público, e esse problema for muito sério, as vendas ocorrerão naturalmente e com bastante recorrência.

Agora se o público tem dores menores que não precisam de pressa para resolver, pode ser que demore para vender alguma coisa para essas pessoas.

Meu conselho para você escolher seu nicho é: Fique com alguma coisa que você saiba/goste e que também seja rentável, porque assim seu negócio terá chance de decolar num prazo mais curto.

Eu percebo que muitos afiliados entram no nicho de ganhar dinheiro online porque é um nicho com uma dor forte, onde as pessoas querem aprender como ter uma renda extra na internet.

Mas, também vejo muitos desistindo rapidamente (segundo estatísticas, muitos blogs não sobrevivem ao primeiro ano de vida), ou porque não gostavam do nicho, ou porque não conseguiram aprender certinho para ensinar.

Veja, GOSTAR do nicho de mercado é muito importante, pois você precisará produzir MUITO conteúdo para seu negócio.

Imagine escrever artigos, fazer postagens para as redes sociais de um assunto que você não gosta, ou não tem afinidade?

Então, não leve em conta apenas a lucratividade, mas também seu nível de afinidade com o assunto, ou acabará desistindo em pouco tempo do seu negócio digital.

É importante salientar que em alguns nichos, ter autoridade (ser reconhecido pelo público como expert), ajudará muito a conseguir resultados mais rapidamente, e com mais consistência.

Como muitas pessoas não querem, ou não podem aparecer em seus negócios, também é possível vender como afiliado sem dar as caras para o público, porém pode demorar um pouco mais para ter resultados maiores.

Dentro do conceito o que é nicho de mercado, atualmente, um nicho que é muito lucrativo é o de expansão da consciência, com foco na Lei da Atração.

Nos últimos meses (2022/2023) surgiram muitos canais novos no Youtube, e também perfis no Instagram postando conteúdo sobre esses assuntos, e o que acontece é que os conteúdos são iguais em todos, porque as pessoas não entendem do assunto, estão apenas postando por causa da lucratividade.

É isso que acontecerá caso você entre em um nicho que não conhece, acabará repetindo o conteúdo que já existe, e será apenas mais um na multidão, enfrentando uma concorrência desnecessária!

Considerações finais sobre o que é nicho de mercado

Agora que você entendeu o que significa nicho de mercado, e já tem as dicas para encontrar o seu, é importante aplicar para começar logo seu negócio online.

Uma dica muito importante é para você não escolher um nicho apenas porque ele é lucrativo, pois precisará produzir bastante conteúdo e será bem ruim ter que ficar falando de um assunto que não gosta, ou que não tem interesse.

Na hora que estiver querendo saber como identificar um nicho de mercado, coloque na balança todos os parâmetros, para não correr o risco de começar um projeto e querer/precisar abandonar logo depois.

Outra coisa que é PRIMORDIAL quando se começa um negócio na internet é ter dedicação e PERSISTÊNCIA.

As coisas não acontecem da noite para o dia, NÃO EXISTE fórmula mágica nem muito dinheiro com pouco trabalho.

Toda vez que você receber, ou ver uma oferta dessas lembre-se que são apenas pessoas que querem que você compre alguma coisa, que geralmente não funciona, porque se funcionasse mesmo elas não venderiam.

É isso! A maioria das pessoas não fala isso, mas é importantíssimo que saiba que ficar comprando cursos e ferramentas sem focar em uma estratégia vai te levar para lugar nenhum.

Sei disso por experiência, pois comprei vários cursos, várias ferramentas, e o resultado só veio a hora que resolvi produzir MUITO conteúdo tanto para o blog, como para as redes sociais e Pinterest, focado em promover meus links de afiliada e também as páginas dos meus infoprodutos. 

Piloto automático existe, mas somente depois que você se dedica e cria vários projetos, porque NADA cresce sem esforço e dedicação.

E você? Já sabia o que é nicho de mercado? Já escolheu um para trabalhar? Conte nos comentários, vamos compartilhar conhecimento!

Lembre-se SEMPRE: EMPREENDER É PODER!

Espalhe o conteúdo!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.