Dentro do conceito de o que é storytelling existe toda uma preocupação em encantar o público, mostrar a ele que aquela solução é a ÚNICA que existe, e é a MELHOR!
A melhor estratégia para vender mais, sem dúvida, é aquela que mostra o produto/serviço para o público de maneira a deixá-lo encantado.
Sempre falo que podemos vender a mesma coisa que outras pessoas, mas se conseguirmos fazer essas pessoas pensarem que estão diante de algo único, e que elas realmente precisam, comprarão de nós, definitivamente.
Isso acontece porque com a mudança do perfil do consumidor por causa da internet, o público não quer mais assistir comerciais de produtos, ele quer ser envolvido pela propaganda, se sentir parte daquela solução.
Trabalhando como redatora freelancer há mais de 8 anos, reparo que muitos empreendedores digitais, principalmente quem trabalha no mercado de afiliados, não sabe criar textos que cativam o público, é sempre uma mesmice.
São artigos para vendas que começam já falando do produto/serviço, sem se preocupar com o a dor do público, e isso faz com que esse público abandone a página rapidinho.
O motivo dessa falta de empatia com o público deve-se a pressa que as pessoas têm de apenas colocar páginas vazias no ar, com um conteúdo raso, pobre, muitas vezes cheio de erros ortográficos, apenas para dizer que fez.
Só que, como as pessoas não querem mais saber desse tipo de propaganda, acabam não comprando desses afiliados, e é quando eles chegam até mim pedindo para “melhorar” os textos de venda de suas páginas.
Parafraseando o ditado: Em time que está ganhando não se mexe, eu digo que em texto que está mal escrito não tem o que salve, e aí é necessário criar um artigo novo, completamente do zero.
Nas minhas pesquisas com clientes, descobri que os textos feitos a partir de histórias contadas sobre os produtos, vendem muito mais que os que têm um cunho mais informativo.
Isso é completamente fácil de entender, quando você conta uma história envolvendo sua experiência com o produto, prende a atenção do leitor mais facilmente, pois ele vai querer saber COMO a história vai terminar.
E, observando isso é que a estratégia de storytelling está vendendo muito, em blogs de autoridade, mini sites e até mesmo nos vídeos do youtube.
O que é storytelling
O nome está em inglês e literalmente pode ser traduzido como “contação de história”, e é isso que prende a atenção do leitor, e faz com que ele deseje comprar o produto/serviço que está sendo oferecido.
Para quem está acostumado com as formas de anúncio do passado, onde eram mostradas apenas as vantagens do produto sem haver a menor preocupação com os problemas do público, pode não entender como isso funciona.
Mas, basta prestar atenção nas páginas de vendas de produtos atuais para ver que, antes de falar do produto/serviço, o texto cria uma sintonia com o público através da história de alguém que teve os mesmos problemas/dores que aquelas pessoas e venceu tudo usando o que está sendo oferecido.
O curso que ensina ganhar dinheiro fazendo e vendendo brigadeiro gourmet, tem vídeo contando a história triste da confeiteira que ficou sem luz, porque não tinha dinheiro para pagar a conta de energia.
O que ensina salvar o casamento, tem vídeo contando a história da mulher que foi abandonada pelo marido quando a filha ainda era pequena.
As páginas que vendem cápsulas para emagrecimento não possuem vídeo (na maioria das vezes), mas as fotos de antes/depois de supostos usuários fazem as pessoas desejarem ter aqueles resultados.
Todo curso de marketing tem uma história comovente de como seu criador sofreu tanto antes de encontrar a fórmula mágica que mudou sua vida e que ele humildemente ensina no curso oferecido.
Percebe a semelhança entre essas histórias? Elas seguem um padrão chamado “jornada do herói”.
Nessa jornada a pessoa tem um problema/dor, passa por muitos infortúnios por causa disso, utiliza vários métodos convencionais para resolver o problema, mas somente depois que encontra o produto/serviço “X” é que realmente se liberta e renasce, como fênix, das cinzas.
Assim, a confeiteira não tinha renda suficiente para pagar suas contas, teve que passar pelo desconforto e humilhação de ficar sem energia elétrica, e somente então resolveu colocar seu dom de fazer doces para ganhar dinheiro e dar a volta por cima.
E aqui nem precisamos analisar termos psicológicos, ou técnicos, minha vida, a sua vida, é uma eterna jornada do herói, pois sem os obstáculos a vencer ficamos parados, sem evolução.
Mas… percebe que contando essas histórias em um artigo de vendas, as chances de cativar o público pela emoção são muito maiores do que simplesmente apresentar um produto?
Como usar storytelling em seus artigos de conversão
A primeira regra para usar a estratégia do conceito o que é storytelling para criar empatia com o público, é não usar esse recurso em blogs de autoridade.
Isso porque em um blog de autoridade as pessoas conhecem QUEM está falando e seria estranho criar histórias para vários produtos diferentes, o que deixaria as pessoas confusas, quebrando a confiança.
Então esse recurso é ótimo para páginas de vendas (onde o produtor não apareça) e mini sites.
No primeiro caso você pode criar uma história única para seu produto, e no segundo a imaginação é o limite já que não existe um “dono” da página aparecendo para o público.
Outro ponto muito importante no storytelling é que ele pode ser feito em primeira pessoa (EU), ou em terceira pessoa (ELE/ELA).
Isso significa que em alguns casos você pode falar como se tivesse comprado e usado o produto/serviço que está oferecendo, e em outros precisará criar uma personagem para contar essa história (mais uma vez repito, essa forma não serve para blog autoridade).
Para usar o storytelling em um blog de autoridade seria interessante comprar mesmo o produto e dar um depoimento, ou então indicar e dizer que foi um amigo/amiga que teve resultados.
Dentro de um mini site ou blog de nicho, basta fazer um estudo do público e descobrir quais são suas dores principais, e criar uma personagem que tenha os mesmos problemas, mas que venceu tudo usando o produto “X”.
IMPORTANTÍSSIMO: Faça o estudo de público! A maioria das pessoas deixa isso para lá e, por isso, não consegue escrever textos que fazem as pessoas terem vontade de comprar o produto/serviço.
Por que o conceito o que é storytelling é a melhor estratégia para vender mais?
Se você faz algum curso de marketing digital já sabe que o caminho mais curto para fazer vendas recorrentes é criar autoridade dentro do seu nicho, certo?
Então, quando você cria uma história que atrai e cativa as pessoas existe uma conexão mental instantânea, o leitor acaba se identificando com a personagem, sentindo seu problema (que é igual o dele), e querendo ver como tudo termina.
Criada essa conexão, o público já entende a personagem como uma vencedora, pois afinal de contas ela encontrou uma forma de resolver o problema e está ali, de peito aberto, dividindo a informação.
Assim, a personagem acaba virando uma “referência” dentro daquele assunto, porque é alguém que já passou por tudo, mas que finalmente achou a luz no fim do túnel e seguiu com sucesso.
Percebe como cada artigo de conversão/venda é na verdade uma história para criação de autoridade, causando simpatia no público, e disparando gatilhos mentais que se ligam emocionalmente ao produto apresentado?
Sempre que você for fazer algum artigo indicando um produto como afiliado, ou até mesmo para criar conexão com o público do seu próprio produto, use a contação de história, pois é a forma mais prática de vender, sem vender.
Se a história não for sua, faça em 3ª pessoa, agora se for sua utilize palavras emocionais e vibrantes, estude bem o público e saiba quais são as expressões que eles precisam ouvir para se envolverem.
Esse é o segredo por trás de textos que prendem atenção e produtos que acabam sendo vendidos milhões de vezes, a união de uma oferta irresistível com uma boa história!
Inteligência Artificial e contação de história para vender mais
Atualmente, não tem como não falar da IA para agilizar a produção de conteúdo, inclusive produção de artigos para blog e páginas de vendas.
Utilizando comandos simples no ChatGPT é possível criar storytellings realmente incríveis, apenas informando o tipo de público alvo e pedindo para a IA criar um texto narrativo em 1ª, ou 3ª pessoa.
Apesar de ser uma inteligência artificial, SEMPRE faça revisão de tudo que você pedir para a IA produzir, pois podem aparecer elementos estranhos e até mesmo errados no meio do processo.
Alinhe o que foi produzido dando um toque pessoal, utilizando expressões livres que o público alvo tenha facilidade de entender e se conectar.
Usar a IA para criar conteúdo é uma forma inteligente de agilizar processos, mas nunca substituirá a emoção e empatia que um texto escrito por seres humanos pode produzir.
Então, use essas ferramentas com muita sabedoria e trarão apenas elementos positivos para sua experiência e produtividade!
E você? Já sabia o que é storytelling? Conte nos comentários, vamos compartilhar conhecimento!
Lembre-se SEMPRE: EMPREENDA para ter liberdade financeira!
Deixe um comentário