Ter presença digital é fundamental para qualquer pessoa que tenha um negócio próprio, ou precise alcançar um público específico.
E, se você pesquisar esse termo no Google perceberá que a grande maioria de artigos que existe sobre esse assunto é voltada para grandes empresas.
Atualmente, com o crescimento do empreendedorismo, muitas pessoas estão trabalhando por conta própria, e não conseguem adaptar os conceitos para sua realidade.
Se, como eu, você é o único(a) funcionário(a) do seu negócio, leia esse artigo completo para ter presença na internet, e ainda poder dormir 8 horas por noite e não pular nenhuma refeição.
A primeira coisa que precisa saber sobre empreendedorismo solo, é que se não houver planejamento e organização o negócio não decola.
Então, pelo menos no princípio, esqueça aquela história de “vou ser meu próprio patrão e trabalhar a hora que eu quiser”.
Isso até acontece, mas só depois que você já deixou seu negócio, pelo menos, rodando em um semi piloto automático (algo como você poder ficar sem mexer nele no final de semana).
Até chegar nesse momento, acredite, você vai trabalhar muito mais do que quando era CLT (e às vezes vai se perguntar por que diabos decidiu ter um negócio próprio).
E, se você ainda é CLT e decidiu começar algo por conta, o planejamento e organização se tornam a BASE do seu negócio, até poder fazer a transição de um para o outro.
A internet é hoje o local onde TODO público está
Seja qual for seu empreendimento, físico, digital, prestação de serviços, e-commerce, barraca de doces na rua, é importante divulgar na internet.
Hoje em dia as pessoas ficam conectadas várias horas por dia, sempre acessando redes sociais, fazendo pesquisas no Google, e seu negócio PRECISA aparecer em algum momento para poder sobreviver.
A questão é que, diferente do que acontece com as grandes empresas que possuem departamentos e funcionários para cada coisa, quando se trabalha sozinho é preciso fazer TODAS as tarefas.
É nesse ponto que muitas informações que existem para empresas não servem para empreendedores solo (solopreneur), pois simplesmente não temos como inventar funcionários para realizar o trabalho.
E, na tentativa de dar conta de tudo, muitas vezes nos perdemos e acabamos não fazendo nada corretamente, comprometendo muito os resultados financeiros, além da sobrecarga de trabalho pelo excesso de tarefas.
A boa notícia é que é possível ter presença digital sem perder a cabeça, e ainda manter a lucratividade do negócio.
Use o marketing de conteúdo a favor da sua divulgação
Foi-se a época onde apenas postar fotos bonitas e falar “compre, compre, compre” trazia resultado.
Hoje as pessoas desejam mais informações, querem tirar dúvidas, saber mais sobre o que está sendo oferecido.
Quando se trabalha com produtos físicos é mais fácil divulgar, porque é aquilo e pronto, as pessoas vão comprar e receber em casa, então fotos bonitas e legendas atrativas já dão resultado.
Mas, quem trabalha com produtos digitais, seja criando produtos, ou sendo afiliado, precisa quebrar um pouco mais a cabeça para produzir conteúdo que atraia público.
Para ter uma boa presença na internet é importante usar o marketing de conteúdo, que consiste em criar postagens informativas, que respondam as perguntas do público.
A melhor forma de fazer isso é pesquisando as palavras chave do seu nicho de mercado e também fazendo o estudo do avatar, que é uma personificação digital da pessoa ideal que compra a sua oferta.
Esse são os dois pontos principais, e quando você já tem esses elementos, a produção de conteúdo fica muito mais fácil.
COMO ter presença digital sendo empreendedor solo – 9 dicas práticas e simples de aplicar
Você já entendeu que seu negócio precisa aparecer na internet, pois é isso que vai manter os clientes chegando, certo?
E, já deve ter percebido que os gurus indicam estar presente em TODAS as redes sociais e, para quem faz tudo sozinho, isso é praticamente impossível.
Como resolver? Veja abaixo 9 dicas que você deve usar na sua rotina de trabalho, para poder divulgar seu negócio na internet, e dar conta das outras tarefas.
1 – Banco de palavras chave
Lembra que lá em cima eu falei que o marketing de conteúdo é a melhor forma de divulgar sua oferta, seja ela qual for?
Então, para ter uma boa produção de conteúdo é preciso conhecer e usar as palavras chave que se relacionam tanto com seu nicho de mercado, como com sua oferta específica, seja produto, ou serviço.
Ou seja, se você vende laranjas, é interessante conhecer como as pessoas pesquisam por essa fruta, e a partir dessa pesquisa criar conteúdos que contenham essas expressões usadas nas pesquisas.
Se diferencie da concorrência, criando postagens mostrando curiosidades da laranja, os tipos que existem, quais os benefícios de consumir, sempre informando o público, criando valor cultural na vida das pessoas.
E, a partir desse exemplo, adapte para seu nicho de mercado e sua oferta!
Mantenha um banco de palavras chave, crie uma planilha no excell para ir anotando todas que se relacionarem, assim você aproveita para usar mais de uma expressão, deixando seu conteúdo ainda mais otimizado.
2 – Estudo do avatar
Não deixe de fazer o estudo do seu público alvo, e criar o avatar, também chamado de buyer persona (pessoa compradora).
Saber quem é o público que se interessa por sua oferta, e quem é a pessoa que efetivamente compra, vai facilitar muito sua vida na hora de produzir conteúdo.
Isso porque você saberá as dores, desejos e dúvidas que esse público tem e poderá entregar essas informações diretamente, utilizando uma linguagem que cria empatia com quem está lendo.
Tudo pelo fato de que você ESTUDOU essas pessoas, e assim pode conversar de igual para igual.
3 – Pauta de conteúdo
Para ter presença digital é preciso manter a produção de conteúdo atual e sem repetições.
CLARO que você poderá falar sempre da sua oferta, mas de uma forma não direta, ou seja, o famoso “vender sem vender”.
Para fazer isso, é importante que você tenha uma pauta de conteúdo, que é um documento onde colocará TODOS os possíveis assuntos que poderá abordar no seu conteúdo.
Veja, essa pesquisa nunca termina, pois a cada dia surgem novos assuntos, novos produtos, novas abordagens, assim é importante manter sua pauta atualizada.
Use o próprio Google para pesquisas, mas também Youtube, Pinterest, e as redes sociais, para ver como sua concorrência aborda os assuntos, isso dará uma noção do que fazer para se sobressair.
Não deixe de anotar nada, pois às vezes uma palavra nova pode gerar um conteúdo que engaje muito sua audiência.
Salve links de postagens, imagens, e tudo que possa servir de inspiração para criar conteúdo para divulgar seu negócio.
4 – Planilha de produção de conteúdo
Agora que você já tem os itens básicos (as palavras chave, o avatar e a pauta), é importante criar uma planilha onde colocará os temas das postagens, e as palavras chave que serão usadas nesse conteúdo.
Para postagens nas redes sociais você pode usar a mesma palavra chave em conteúdos diferentes, então é bom deixar anotado quando e em qual postagem você usou, pois assim não corre o risco de ser muito repetitivo.
Coloque também as datas e os links das postagens, pois assim se quiser fazer uma conexão com outros posts (linkbuilding), já terá o link para se referenciar.
Essa planilha será o seu norte, e ajudará muito a manter os assuntos bem distribuídos e dentro de uma cronologia, sem risco de repetições excessivas, ou de referências que não se conectam.
5 – Criação de postagens conjuntas
Lá em cima eu falei sobre planejamento e organização, e para quem é empreendedor solo essas duas coisas são essenciais, pois é a partir do bom aproveitamento do tempo que conseguirá dar conta de tudo.
Tire um (ou dois) dias da semana apenas para criar suas postagens e construir uma presença digital forte.
Para fazer as imagens, que são necessárias nas redes sociais, use o site Canva, que possui todos os tamanhos corretos de cada plataforma, e ainda tem templates e imagens que você pode usar, mesmo no plano gratuito.
Se deixar para fazer postagens todos os dias, acabará não se organizando para realizar as outras tarefas, concentrar esse tipo de trabalho fará uma grande diferença na produtividade.
6 – Agendamento de postagens
SEMPRE use os recursos de agendamento que as plataformas oferecem.
Atualmente é possível agendar até stories e reels no Instagram, a partir do estúdio de criação do Facebook.
Você também pode agendar os vídeos no Youtube, e os pins no Pinterest, e com certeza, qualquer plataforma de blog que você use, permitirá agendar os artigos.
Veja, em um dia você cria as postagens, e no outro apenas agenda, deixando tudo pronto para ir ao ar quando você definir.
7 – Mesmo conteúdo – várias mídias
Você não precisa criar conteúdos diferentes para cada rede social.
Com apenas algumas adequações no tamanho e orientação das imagens você pode usar as postagens do Instagram no Pinterest, no Facebook, e até no Twitter, isso é chamado crossmedia e é uma prática comum no marketing digital.
O segredo da presença digital é aparecer para o maior número de pessoas, assim quanto mais locais diferentes conseguir colocar seu conteúdo, melhor chance terá de atrair público interessado na sua oferta.
O público que não viu sua postagem no Instagram, pode acabar vendo no Facebook, ou no Pinterest, por isso é bom espalhar bastante, onde conseguir.
O plano pago do Canva permite fazer a alteração de tamanho com apenas um clique, mas no plano gratuito não é difícil fazer essa modificação manualmente (apenas demora mais).
8 – Analise o melhor local para postar
Depois de algum tempo postando em vários locais diferentes é preciso analisar as métricas das plataformas e ver qual está dando mais resultado.
Veja quais redes sociais estão levando mais pessoas até sua oferta, e fazendo essas pessoas comprarem efetivamente.
A partir dessa descoberta, foque sua produção de conteúdo nas plataformas que estão sendo mais efetivas, e diminua a constância nas outras redes.
Isso ajudará de duas formas: você diminui a quantidade de postagens, e ainda foca naqueles locais onde seu público está mais concentrado.
Recomendo muito que você use o Pinterest junto com o Instagram, pois o primeiro ajudará muito a crescer o perfil e o alcance do segundo.
Não pare completamente de postar nos outros locais, apenas diminua a constância, ao invés de postar todos os dias, mude para duas vezes por semana, por exemplo, pois assim não perderá esse público.
9 – Considere ter um blog
Eu deixei essa dica por último, porque sei que existe muita resistência, por parte dos empreendedores solo, em ter um blog.
Mas, pela minha experiência pessoal (que tenho dois blogs), o blog é a melhor forma de espalhar conteúdo, fortalecer a presença digital e atrair pessoas para sua oferta.
Ter um local seu, que não precise seguir diretrizes (às vezes ridículas), onde poderá usar a linguagem que quiser, o tamanho de imagem que quiser, é uma liberdade que, aos poucos, trará ótimos resultados.
Ter um blog com domínio próprio é uma forma de concentrar seus esforços de conteúdo e aí utilizar as redes sociais e plataformas apenas para divulgar esse local.
Além disso, você consegue monetizar um blog de várias formas, inclusive colocar o Google Adsense e ganhar alguns centavos de dólar para expor anúncios.
Alguns empreendedores até fazem da criação de blogs para o Adsense sua forma principal de negócio digital, criando conteúdo e gerando renda passiva com esse trabalho.
Considerações finais sobre criação de presença digital
Escrevi esse artigo pensando nas pessoas que trabalham por conta e que acabam se perdendo e desanimando com tantas tarefas que precisam realizar.
Já vi muitos clientes meus (da redação freelancer) que quase desistiram do blog, pois estavam sentindo sobrecarga, mas quando eu dei essas dicas eles disseram que ficou mais fácil administrar.
O começo é mesmo muito difícil, porque é tudo novidade e existem muitas informações desencontradas e fora de contexto pela internet, deixando muito fácil perder o foco no que precisa ser feito.
Talvez uma dica extra seja dizer para você não ficar procurando o “pulo do gato” para ter sucesso, porque isso não existe, principalmente para quem trabalha com o marketing digital, ou mercado de afiliados.
Foque no seu negócio, na sua produção de conteúdo, seja consistente que os resultados chegarão.
Seja qual for seu negócio, se você trabalha sozinho(a) aplicar essas dicas para suas tarefas deixará tudo mais organizado e fácil de executar, basta ter planejamento!
Quando sentir a barra pesando, pare tudo, vá tomar um café, dar uma volta no quarteirão, ou simplesmente tirar um cochilo de meia hora, que tudo terá uma cara nova quando voltar.
Ter um negócio próprio é um desafio, mas existem muitas coisas legais quando tudo começa a dar resultado (acredite!).
Se você não sabe nada sobre produção de conteúdo, conheça minha página de serviços de redação freelancer, são vários produtos que, com certeza, ajudarão alavancar seu negócio!
Desejo que esse artigo mostrando dicas práticas para criar presença digital, sem ficar maluco(a), ajude você se organizar e manter consistência do seu conteúdo na internet.
E você? Já aplica alguma dessas dicas em seu negócio? Conte nos comentários, vamos compartilhar conhecimento!
LEMBRE-SE sempre: EMPREENDA para ter liberdade financeira!
Deixe um comentário