É fundamental saber a importância das imagens dentro de qualquer texto, seja artigo, ou postagem nas redes sociais.
Como já diz um famoso ditado: “Uma imagem vale mais que mil palavras”, e se ela for bonita e de alta resolução aí realmente falará mais que o próprio texto.
Atualmente existem muitos bancos de imagens gratuitas que são livres de direito autorais, ou seja, as pessoas podem usar sem se preocupar com uma possível abordagem de alguém dizendo que é dono.
Mas, mesmo com todos esses bancos, é importante saber escolher bem, encontrar um estilo parecido em todas, pois assim você cria uma correspondência visual dentro dos seus ativos digitais.
Por exemplo, existem pessoas que não usam imagens com pessoas, preferindo trabalhar com ilustrações e desenhos, já outros preferem imagens com pessoas.
Aqui no blog, por exemplo, eu prefiro usar ilustrações que também são encontradas gratuitamente nos mesmos bancos de fotos.
Particularmente, não me sinto bem usando imagens de outros pessoas, mesmo que sejam livres de direitos autorais.
Até bem pouco tempo atrás, os grandes gurus do marketing digital diziam que imagens onde aparecem pessoas tem um apelo maior no público.
Mas, o que realmente podemos observar é que as imagens com pessoas que realmente atraem atenção, são aquelas onde o dono do negócio aparece, e não uma foto qualquer retirada de um banco de dados gratuito.
Por isso, que cada vez mais os criadores de imagens desses bancos apostam em ilustrações, montagens, desenhos e os famosos “doodles” que são desenhos com formas simples, do tipo “rabisco”.
A importância das imagens é muito forte para criar um contato maior com o público
Uma grande inovação atual é a IA – Inteligência Artificial que já tem acesso em alguns sites específicos (principalmente dentro de comunidades no site Discord), e que também está presente dentro do site Canva.com.
Dentro do Canva, já se pode criar uma imagem completamente nova a partir de elementos que você mesmo determina, e depois essa imagem fica disponível no seu portfolio, para usar como desejar.
Qual a importância disso para os empreendedores em geral?
Veja, se você tem um negócio, seja ele de afiliado, ou infoprodutor, físico, ou digital, precisa se conectar com o público através de imagens, que são uma forma fácil de ser reconhecido dentro do nicho de mercado.
Para isso é importante escolher um tipo específico de imagem e usá-lo em toda sua produção de conteúdo, mantendo coerência visual, que é um gatilho poderoso na mente das pessoas.
Como por exemplo, alguém ver uma imagem do seu blog na internet e logo pensar: “Essa imagem é do blog “X”, ou se parece muito com as imagens que o blog “X” utiliza”.
A preocupação com a importância das imagens é tão grande, que algumas empresas chegam criar desenhos e padrões no feed do Instagram, seja com jogo de cores, ou com recortes, e até mesmo montam letras quando várias imagens estão juntas.
Esse é o chamado feed organizado que alguns empreendedores usam, mas você não precisa fazer isso no seu feed, basta escolher imagens que tenham a ver com o assunto das suas publicações, que falem na mente do público.
Quando preciso COMPRAR imagens?
Se você prestar atenção quando faz uma pesquisa nos bancos de imagens gratuitos, verá que existe sempre uma oferta para acessar um banco de imagens pago.
Seja testar assinatura por um período, ou baixar algumas imagens gratuitamente, os bancos de imagens free possuem afiliação com os bancos pagos.
Você pode se perguntar: QUANDO é necessário comprar imagens?
Normalmente, pessoas que possuem um grande volume de postagens nas redes sociais, ou até mesmo para criação em massa de ativos digitais, não querem correr risco de ver uma imagem igual pela internet.
Há casos também da produção de conteúdo de empresas, que podem investir nesses ativos justamente para não correr risco de ver imagens iguais às suas em sites de outras empresas.
Talvez, essa seja a única razão para a compra de pacotes de imagens, que como são cobrados em dólar (já que os principais bancos são estrangeiros), acabam onerando bastante o valor de cada imagem.
Se você é empreendedor solo e usa essas imagens apenas para os artigos do blog e postagens comuns nas redes sociais, investir um tempo visitando bancos de imagens e já salvando no seu computador, é suficiente.
Um aspecto importante para ressaltar é que, nos bancos pagos o cliente escolhe as imagens que deseja comprar, o que não impede da mesma imagem ser vendida para mais de uma pessoa, se ela também escolher.
Ou seja, a única maneira de não ver imagens iguais às suas em outros portais, é tirando as próprias fotos, ou criando as próprias montagens.
Alguns donos de curso de marketing ensinam salvar qualquer imagem do Google e fazer uma modificação (o que descaracterizaria a foto original).
Não use esse recurso, pois o dono da imagem sempre poderá reclamar, e você sairá perdendo, pois ele terá como comprovar que a imagem é dele.
Imagine que uma imagem sua é salva e alguém faz uma modificação, não seria legal, certo?
Então não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você!
4 fatores que você precisa avaliar na hora de escolher imagens
Veja abaixo, 4 fatores que são fundamentais para seu público ter uma boa experiência com as imagens que você publica na internet.
1 – Relevância
Se o seu texto fala de banana, não coloque a foto de um morango.
Sempre escolha imagens que tenham relevância com o texto que você está publicando, seja um artigo no blog, ou postagem na rede social.
Inclusive, muitas vezes as pessoas clicam no assunto para ler justamente por causa da imagem, então essa é uma primeira impressão que o público tem com o seu conteúdo.
Por exemplo, dentro do Instagram, as pessoas não tem hábito de ler a descrição, normalmente elas veem a imagem e já curtem se gostam, isso mostra a importância das imagens para um primeiro contato com seu conteúdo.
Alguns sites sensacionalistas colocam imagens que não se relacionam com o assunto do texto, mas que atraem a atenção do público.
Fazer isso causa frustração nas pessoas, pois quando elas percebem que o assunto não tem relevância com o que elas clicaram abandonam a página rapidamente, aumentando o “bounce rate” do site.
NÃO faça esse tipo de coisa no seu blog, use apenas imagens que tenham mesmo relevância com os assuntos dos seus artigos.
2 – Resolução
Preste atenção na resolução das imagens, escolha sempre aquelas que ficam nítidas mesmo em tamanhos maiores (que não pixelam – ficam cheias de quadradinhos)
O site de imagens gratuitas Pixabay, já disponibiliza a imagem para baixar em vários tamanhos, desde full screen até tamanhos menores, escolha um que se adapte bem ao uso que você fará.
Quando fizer uma montagem em sites de manipulação de fotos, salve sempre como PNG, pois ficará uma imagem estável e nítida, mesmo que seja aumentada.
3 – Tamanho e orientação
Cada rede social possui um tamanho diferente para as imagens dentro de seus feeds, é importante prestar atenção nisso.
Postando imagens muito maiores, correrá o risco de ver parte delas ser cortada (principalmente se colocar um texto), e muito menores deixarão a postagem vazia e sem brilho.
Atente-se também para a orientação da imagem, se a plataforma indica horizontal, vertical, ou quadrada.
É bem trabalhoso olhar tudo isso, mas quando você obedece aos critérios de cada plataforma fica com uma postagem mais bonita e mais coerente aos olhos do público.
Via de regra, apenas o Pinterest indica usar imagens na vertical (em pé), e quando olhamos o feed inicial podemos ver a diferença que fica entre as imagens que obedecem a esse critério e as que não obedecem.
4 – Direitos Autorais
É a maior preocupação que toda pessoa que usa imagens da internet precisa ter.
Via de regra TODAS imagens na internet são de alguém, mas em alguns locais essas pessoas já abrem mão dos direitos autorais, deixando que outras pessoas usem de forma gratuita.
Qualquer plataforma de imagens gratuitas possui regras próprias, então sempre leia para não fazer uso errado do material.
Por exemplo, dentro do Pixabay você pode salvar e usar qualquer material (de forma pessoal E comercial) SEM precisar dar atribuição (dizer de onde tirou), em outros sites, como o Vecteezy, a atribuição é obrigatória.
Olhe também, se as imagens que você está salvando podem ser usadas para fins comerciais, alguns sites oferecem imagens apenas para projetos pessoais, que não serão usados em divulgação, ou para vender alguma coisa.
NUNCA caia no pensamento de “imagina se alguém vai saber que eu usei essa imagem”, pois alguns detentores de direitos autorais possuem rastreadores poderosos na internet, e os valores de um processo podem ser altíssimos.
Pense: Se a imagem fosse sua, você gostaria que alguém se apropriasse e usasse sem sua autorização? Tenho certeza que NÃO!
Você SEMPRE pode criar suas próprias imagens, tirando fotos, fazendo montagens, ou se aventurando em sites e criando ilustrações originais.
O bom de fazer isso é que seu conteúdo será sempre original, e ainda poderá colocar alguns dos seus trabalhos nesses sites de imagens e ganhar algum dinheiro extra com as doações que alguns usuários fazem.
Agora que você entendeu a importância das imagens dentro dos conteúdos, preste bastante atenção quando for fazer a próxima seleção para seu negócio.
Veja abaixo os principais sites de imagens gratuitas, livres de direitos autorais:
Não esqueça: SEMPRE olhe se é necessário fazer atribuição (falar de onde baixou a imagem), e então coloque a fonte na sua imagem, ou na legenda da foto dentro do blog.
Desejo que esse artigo, falando sobre a importância das imagens, ajude você ter uma comunicação visual mais bonita e coerente dentro do seu conteúdo na internet!
Lembre-se SEMPRE: EMPREENDA para ter liberdade financeira!
Deixe um comentário