Entender os principais motivos para usar o Pinterest é a forma mais inteligente de saber porque você deve incluir essa plataforma na sua estratégia de divulgação.
Se você precisa divulgar produtos físicos e/ou digitais, prestação de serviços, seu blog de jardinagem, ou suas memórias, o Pinterest é o melhor lugar para essa exposição.
Para quem não sabe ele é um mecanismo de buscas assim como o Google, só que possui uma diferenciação, pois tem também características de rede social.
Já são mais de 400 milhões de usuários no mundo, e aqui somos mais de 45 milhões de brasileiros utilizando a plataforma.
Ou seja, com certeza os públicos de vários nichos de mercado, dos mais conhecidos aos mais inusitados marcam presença no Pinterest todos os dias.
Será que dá para desprezar todo esse público que pode, inclusive, estar procurando justamente pelo que você tem para oferecer?
6 motivos para usar o Pinterest no marketing do seu negócio
Ter bastante público é apenas um dos atrativos que o Pinterest oferece, veja abaixo mais 6 motivos para você começar usar em seu negócio hoje mesmo:
1 – É um mecanismo de busca
Como falei acima, o Pinterest é um local onde as pessoas entram para procurar assuntos que são do seu interesse.
Isso pode incluir um tutorial para fazer uma boneca de pano, uma receita de bolo, ou como ganhar dinheiro na internet criando um blog.
Quando as pessoas chegam na sua oferta através de pesquisa, é porque já estão mesmo interessadas em comprar, é um público aquecido, esse que vem do Pinterest.
2 – Referência para compra de produtos
Pesquisas feitas pelo próprio Pinterest indicaram que grande parte do público entra na plataforma para saber mais sobre produtos que possuem interesse em adquirir.
Assim, além de fazerem pesquisa, elas já conhecem esses produtos e estão buscando apenas mais algumas informações, ou desejam tirar dúvidas, antes de efetuarem a compra.
Trazendo isso para o marketing, é seguro dizer que o Pinterest é um bom local para divulgar conteúdos que se destinam ao meio e ao final do funil, seja em um artigo de blog, ou em algum post de rede social.
3 – As postagens nunca “vencem”
Um dos motivos para usar o Pinterest que os produtores de conteúdo mais gostam, é que não existe um vencimento para os pins (o nome dado às postagens ali dentro).
Ou seja, você pode criar um pin hoje, e se daqui 10 anos alguém pesquisar pelo assunto dele, sua postagem poderá aparecer no resultado de buscas.
Isso faz da plataforma o lugar certo para divulgar conteúdo “Evergreen” (que nunca muda) de qualquer nicho de mercado, fica ali guardado como se fosse um guia.
Diferente das redes sociais onde as postagens somem em algumas horas, no Pinterest você pode realizar vendas com pins que foram criados há alguns anos, desde que sua oferta ainda esteja no ar.
4 – Incentiva link externo
Cada pin dentro do Pinterest permite direcionar o público para um link externo, ou seja, você é incentivado a levar as pessoas para o conteúdo que deseja e que está fora dali.
Com isso, a plataforma é de longe, o melhor lugar para divulgar artigos de blog, vídeos no Youtube, lojas virtuais, e todo tipo de conteúdo relevante para o público.
Em outras plataformas e, principalmente nas redes sociais, os links externos são limitados e na maioria das vezes não incentivados, restringindo as possibilidades de divulgação de negócios corretamente.
5 – Vender como afiliado
Até bem pouco tempo o Pinterest permitia colocar links diretos de afiliados em seus pins.
Porém, como as pessoas começaram a abusar muito desse recurso e ainda levar o público para locais não desejados, a plataforma está restringindo e até bloqueando essa prática.
Mas, isso não quer dizer que você não possa promover produtos de afiliado ali dentro, basta não colocar os links diretos, então crie conteúdo nas suas redes sociais, e no seu blog, e direcione seus pins para esses conteúdos.
6 – Ranqueia no Google
Sem dúvida, um dos motivos para usar o Pinterest que todas pessoas devem levar em conta, é que os pins podem aparecer em um resultado de buscas dentro do Google.
Ou seja, se você otimizar sua produção de postagens no Pinterest com palavras chave importantes do nicho, se alguém pesquisar por esses termos no Google, seus pins podem aparecer como resultado dessa pesquisa.
O detalhe aqui é que como o Google tem o resultado das pesquisas na aba “todos” e em “imagens” separadamente, seu conteúdo do Pinterest pode aparecer ranqueado nos dois locais.
Isso faz com que seu conteúdo apareça para mais pessoas, em locais diferentes, aumentando muito o tráfego orgânico para seu negócio.
Se você ainda não usa o Pinterest em sua estratégia de negócio, recomendo muito conhecer o curso “Pinterest Pro Negócios”, da empreendedora digital Tatiane Faria, que é expert em uso profissional da plataforma.
É um curso completo, passo a passo, ensinando estratégias comprovadas para usar o Pinterest como fonte de tráfego orgânico para qualquer tipo de negócio, seja físico, ou digital.
O segredo de vender todos os dias está em levar grande quantidade de pessoas novas ao seu negócio, e com a ajuda do Pinterest você conseguirá fazer isso de forma fácil e que trará resultados muito expressivos.
Tenho certeza que depois de ler essas informações sobre o Pinterest, você irá correndo criar sua conta e começar divulgar seu negócio lá, não é mesmo?
E você? Já usa o Pinterest em sua estratégia de marketing? Conte nos comentários, vamos compartilhar conhecimento!
Lembre-se SEMPRE: EMPREENDA para ter liberdade financeira!
Deixe um comentário